julho amarelo alerta para a luta contra as hepatites - Jornal Cruzeiro do Vale

Julho amarelo alerta para a luta contra as hepatites

04/07/2019
Julho amarelo alerta para a luta contra as hepatites

Cada mês tem uma cor diferente no calendário de ações da área da saúde. Para julho, a cor escolhida foi a amarela, que chama a atenção para a luta contra as hepatites virais. A campanha deste mês tem como objetivo fortalecer as iniciativas de vigilância, conscientizar sobre os riscos, formas de prevenção e incentivar a vacinação e o diagnóstico precoce.

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus, pelo uso de remédios, álcool e outras drogas ou ainda por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Geralmente ela é silenciosa e não apresenta sintomas.

O diagnóstico precoce das hepatites pode evitar a transmissão e evolução da infecção e suas consequências. Os testes estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Gaspar e na Policlínica. Ele é rápido e o resultado é obtido após cerca de 15 minutos. Além das hepatites B e C, também é possível diagnosticar o HIV e sífilis. Na Policlínica Municipal, o teste é feito pelo Serviço de Atendimento Especializado e pode ser realizado nas terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 16h30.

A vacina para hepatite A é disponibilizada pelo SUS em situações especiais. A imunização para a hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e é disponibilizada pelo SUS. Oficialmente marcada pela Organização Mundial da Saúde em 2010, a data para a celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é 28 de julho.

Prevenção

Além da vacinação, existem medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais. Como a hepatite A pode ser transmitida por contato pessoal e por alimentos, a higiene é a melhor forma de prevenção. Por isso, lave bem as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer e lave os alimentos que serão consumidos crus e os que serão cozidos.

Para evitar as demais hepatites, que são transmitidas pelo sangue, é importante usar preservativo nas relações sexuais; exigir o uso de materiais esterilizados em estúdios de tatuagens e piercings; não dividir lâminas de barbear ou depilar; e não compartilhar agulha, seringa ou equipamentos para drogas inaladas.

 

 

Edição 1908

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.