Criada em 2018, a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - seccional de Ilhota iniciou um grande desafio: escrever um livro sobre a história dos bairros do município. Dando pontapé inicial na busca por informações, os bairros eleitos para que sejam realizadas pesquisas, coletadas entrevistas, fotos e materiais são Baú Central, Baú Baixo, Pedra de Amolar, Barranco Alto, Centro, Minas e Barra.
A presidente da seccional de Ilhota, professora Eli Regina Nagel dos Santos, destaca que a ideia de escrever um livro sobre os bairros de Ilhota surgiu porque o município carece de materiais com informações desse tipo. “O trabalho de pesquisa, a busca por informações sobre a formação do bairro, o seu desenvolvimento ao longo do tempo, a possibilidade de interagir com as pessoas e escutar suas histórias servirão de base para a escrita. Começamos a coleta de informações por esses bairros pelo fato de os membros da instituição terem maior proximidade com essas localidades”, diz Eli.
Para que a obra seja lançada, os membros da Academia precisam da ajuda de toda a comunidade. Por isso, todos que residem ou já residiram em Ilhota, que tem ou conhecem alguém que tenha histórias desses bairros, podem entrar em contato pelo e-mail academiadeletrasilhota@gmail.com ou pelo WhatsApp (47) 99171-7019.
A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina é uma instituição literária cultural, livre, regida por estatuto próprio. Ela atende ao objetivo central, que é difundir e incentivar a cultura e a arte. A Academia tem como membros escritores, artistas e intelectuais apaixonados pela causa e que se comprometem em estreitar os laços com as realidades das suas cidades, elevando, assim, o potencial cultural de toda uma região.
A seccional de Ilhota foi criada em 2018 e conta com onze membros: Eli Regina Nagel dos Santos, Felício José Bittencourt, Rosália Corsani, Gilberto Schmitt, Tateane Gonçalves Schuart, Elaine de Souza, Lorena de Oliveira Castelain, Josilene Constante Wippel, Samuel Lourenço, Natália Mendes e Davina da Rocha.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).