Ministério da Saúde prepara pesquisa sobre atendimento do SUS - Jornal Cruzeiro do Vale

Ministério da Saúde prepara pesquisa sobre atendimento do SUS

01/02/2012

Você já pensou em ter em mãos uma ferramenta que possibilite fazer uma avaliação dos atendimentos recebidos em hospitais da rede pública de saúde? Foi pensando em dar essa oportunidade aos usuários do Sistema Único de Saúde que o Ministério da Saúde criou a Carta SUS, uma ação que tem o objetivo de reforçar o controle e a participação da população na gestão do SUS.

A carta, que será entregue na residência das pessoas que fizeram uso dos atendimentos do SUS, deverá ser preenchida pelo próprio paciente ou por algum familiar.

Nela, poderão ser registradas críticas e elogios aos atendimentos recebidos. ?Isso vai servir para o Ministério da Saúde poder, inclusive, incentivar os hospitais que tratam bem as pessoas, e poder também fazer ações em hospitais que tenham baixa qualidade no atendimento?, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em caso de registros de irregularidades, as unidades de saúde passarão por auditoria para averiguar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verbas públicas.

A distribuição dos formulários começou por Curitiba, no Paraná, onde foi produzido o primeiro lote das cartas. A previsão é de que, até o final do mês de janeiro, 648 mil formulários tenham sido impressos. O envio da carta SUS será mensal e não terá custo para o usuário. Uma média de um milhão de correspondências respondidas serão esperadas pelo Ministério da Saúde a cada mês.

Gaspar

De acordo com a secretária de Saúde de Gaspar, Honorina da Silva, ainda não houve nenhuma notificação sobre a ação na cidade. ?Já tem discussões sobre o assunto mas ainda não sabemos de que forma vai chegar em Gaspar, e nem como ela vai ser aplicada?, diz a secretária, que acredita que a iniciativa é muito positiva.


Edição 1357

Comentários

Mario
02/02/2012 15:57
Não passa de mais uma cortina de fumaça para ofuscar os olhos do povo e desviar a atenção de outras sacanagens e bandalheiras, que estão preparando como panfleto de campanha. Acorda povo. Os que passaram pelo Hospital de Gaspar não responderão, pois dificilmente escapa algum.
Alfredo F. J.
02/02/2012 14:33
Eu tenho UNIMED, não preciso mais me preocupar com atendimento do SUS.
Mais desejo que isso seja uma melhoria pra vocês, que não tem a possibilidade de terem um plano de saúde como eu.

E um conselho:
Trabalhem bastante e fação um plano de saúde... vamos deixar de ser mãos de vacas!!!!!!!!

O futuro está nas mãos daqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.
JULIANO
01/02/2012 18:14
ESPERAMOS QUE ISSO SIRVA PARA MELHORAR MESMO, POIS O CAOS QUE ENFRENTAMOS AO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO ESTÁ DEMAIS NESTA CIDADE DEVIAM ESTAR DANDO ATENÇÃO TAMBÉM AOS POSTOS DE SAÚDE QUE TAMBÉM ESTÃO PÉSSIMOS EM ATENDIMENTO .

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.