Você já pensou em ter em mãos uma ferramenta que possibilite fazer uma avaliação dos atendimentos recebidos em hospitais da rede pública de saúde? Foi pensando em dar essa oportunidade aos usuários do Sistema Único de Saúde que o Ministério da Saúde criou a Carta SUS, uma ação que tem o objetivo de reforçar o controle e a participação da população na gestão do SUS.
A carta, que será entregue na residência das pessoas que fizeram uso dos atendimentos do SUS, deverá ser preenchida pelo próprio paciente ou por algum familiar.
Nela, poderão ser registradas críticas e elogios aos atendimentos recebidos. ?Isso vai servir para o Ministério da Saúde poder, inclusive, incentivar os hospitais que tratam bem as pessoas, e poder também fazer ações em hospitais que tenham baixa qualidade no atendimento?, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em caso de registros de irregularidades, as unidades de saúde passarão por auditoria para averiguar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verbas públicas.
A distribuição dos formulários começou por Curitiba, no Paraná, onde foi produzido o primeiro lote das cartas. A previsão é de que, até o final do mês de janeiro, 648 mil formulários tenham sido impressos. O envio da carta SUS será mensal e não terá custo para o usuário. Uma média de um milhão de correspondências respondidas serão esperadas pelo Ministério da Saúde a cada mês.
Gaspar
De acordo com a secretária de Saúde de Gaspar, Honorina da Silva, ainda não houve nenhuma notificação sobre a ação na cidade. ?Já tem discussões sobre o assunto mas ainda não sabemos de que forma vai chegar em Gaspar, e nem como ela vai ser aplicada?, diz a secretária, que acredita que a iniciativa é muito positiva.
Edição 1357
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).