Ministro promete lançar editais para a duplicação da BR-470 - Jornal Cruzeiro do Vale

Ministro promete lançar editais para a duplicação da BR-470

16/05/2012

A fragilidade do solo da BR-470 no trecho entre Ilhota e Gaspar é a principal dificuldade encontrada pelos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Dnit, para garantir a duplicação da rodovia federal que corta o Vale do Itajaí. Apesar dos empecilhos, o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, garantiu às lideranças políticas do Vale o início das obras ainda este ano.

Em reunião realizada em Brasília nesta terça-feira, 15, o ministro anunciou que a duplicação será realizada em quatro lotes e que os projetos técnicos para a duplicação serão lançados a partir de julho deste ano. A notícia foi recebida com alegria pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, que esteve em Brasília e participou do encontro com o ministro. ?Dos quatro lotes, o último a ter o projeto pronto será o trecho entre Gaspar e Ilhota, devido aos problemas no solo, mas o Dnit já está fazendo estudos para garantir a execução deste trecho. Nesta hora não podemos ser bairristas, o importante é começar a obra, ainda que nosso trecho seja o último?, afirma o prefeito.

Para alargar a pista e executar as obras complementares, o investimento do Governo Federal será de R$ 1,7 bilhão. A duplicação compreenderá 74 quilômetros e será dividida em quatro trechos: 1 ? Navegantes até a BR-101; 2 ? BR-101 até Ilhota; 3 ? Ilhota até Gaspar; 4 ? Gaspar até Indaial.

As licenças ambientais e os projetos técnicos estão sendo feitos simultaneamente e começarão a ser entregues a partir de julho para o trecho 1; agosto para o trecho 2; e setembro para o trecho 4. O trecho 3, de Ilhota até Gaspar, é o que enfrenta dificuldades mas deve ser entregue até o final do ano. ?Depois que o projeto fica pronto são dois, no máximo três meses até lançar a licitação. Ou seja, com o primeiro projeto pronto em julho garantimos a abertura da licitação para a execução das obras até o mês de outubro. Esta é uma ótima notícia para todo o Vale, pois esta é uma obra de extrema importância não só para a região, mas para todo o estado?, afirma Zuchi.

?Foi a melhor reunião que já tivemos em Brasília em relação à BR 470?, ponderou o deputado federal Décio Lima, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. Segundo o deputado,  a divisão da obra em quatro lotes vai agilizar o processo licitatório e posterior execução da obra.

 

Edição 1389

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.