Moradores reclamam de terreno abandonado no bairro Figueira - Jornal Cruzeiro do Vale

Moradores reclamam de terreno abandonado no bairro Figueira

12/04/2012

terrenobaldioMD.jpg

A falta de cuidado e limpeza em um terreno baldio está incomodando os  moradores da rua Olga Zabel, no bairro Figueira. Segundo a comunidade, o terreno abandonado tornou-se local propício à proliferação de insetos e muitos outros animais, além de acumular grande quantidade de lixo.

Há muitos meses a moradora Clarice Rodrigues vem passando por essa situação. Clarice mora ao lado de um terreno abandonado e conta que a última vez que viu alguém limpar o local, mas apenas metade dele, foi no fim do ano passado. ?Tem muito mato nesse terreno e por causa dele entram muitos bichos aqui em casa, principalmente ratos. É muito perigoso, pois tenho dois filhos pequenos e eles vivem brincando pela rua?, destaca.

 Julio Stefanechen também mora próximo ao terreno baldio abandonado e diz que ninguém consegue viver em meio a tanto mato. ?Dificilmente alguém limpa esse terreno e muitos bichos vivem aparecendo por aqui. Infelizmente, é uma situação que se estende há anos?, destaca. Segundo ele, o pedido pelo fim do problema já foi feito várias vezes, mas até hoje está sem soluções.

O diretor de Fiscalização de Gaspar, Emerson Barth, explica que a limpeza dos terrenos é de responsabilidade dos proprietários, mas que a comunidade deve denunciar para que um fiscal vá até o local. As denúncias põem ser feitas através do telefone 3331-6323. Segundo Emerson, a quantidade de serviços no município é muito grande, e por isso são priorizados os casos que forem denunciados. ?Se o caso está incomodando muito a comunidade, como muitos bichos ou interdição da passagem, o fiscal vai identificar e tomar alguma providência, porém se o caso não é extremo, precisamos que haja denúncias para descobrirmos?, explica.

Após a denúncia, o fiscal vai até o local e se o problema for constatado, o proprietário do terreno é notificado e recebe um prazo para fazer a limpeza do local. Se ele efetuar a limpeza dentro do prazo estipulado, será aplicada multa.

OUTROS PROBLEMAS

O estado da rua Olga Zabel também é um problema para os moradores. A via não é calçada e em dias de muito sol a poeira invade as casas, já em dias de chuva, os  buracos formados e a lama prejudicam a passagem. Maria Francisca Carneiro, mora no local há 10 anos e conta que o problema sempre existiu. ?Na maioria das vezes, a minha casa está fechada, pois a poeira suja ela inteira. Fora os buracos da rua, que atrapalha bastante também?, conta. Para Maria, a única solução é o calçamento da via. Julio Stefanechen também está insatisfeito com os buracos e a lama. ?Se a casa não está fechada, por causa da poeira, está suja, por causa da lama. Eu já liguei para a Prefeitura muitas vezes?.

Segundo o assessor administrativo da Secretaria de Transportes e Obras de Gaspar, Gilberto Goedert, realmente as reclamações sobre a via vêm sendo feitas desde janeiro deste ano. ?Já foram feitas inspeções e está programada algumas melhorias na rua para os próximos dias?, afirma o assessor. Quanto a passagem do caminhão pipa para amenizar a poeira, Gilberto relembra que como eles são muito utilizados no município, só passarão pela rua Olga Zabel se der tempo.

Edição 1379

Comentários

cecilia wernerc
13/04/2012 10:04
Gostaría muito de ter um terreno abandonado ao redor do meu sitío livre de agrotóxicos e do organico fedído das granjas que são usados nos bananais criadouros de maruins e outros insétos .com a permisão do proprietário eu faría uma paizagem belíssima com plantas frutíferas para alimentar animais e passaros etc muita goiaba e amorinha para as criancinhas se alimentar enquanto alí usasem fazer suas brincadeiras .Enquanto os seres humanos vão ignorando as paquenas e grandes vegetaçães com o uso do agrotóxico vão iliminando a cadeia alimentar, e abraçando o aquecimento global e poluindo a atimosféra , e diminuindo a chance e a qualidade de vida das futuras geraçães. Isso é lamentavel seres humanos inimigos da natureza e das boas obras da criação divína.
julio
13/04/2012 09:39
Em primeiro lugar, a reclamação era sobre a má conservação das ruas, a reportagem deu mais ênfase ao terreno baldio. Mas tudo bem até ai. O que não dá pra aceitar é essas pessoas que passam o dia inteiro pendurado na internet dando opinião sobre um assunto que não tem conhecimento. Vão trabalhar, cuidar da vida de vocês. Querem os ratos, cobras e baratas pra vcs eu junto tudo e levo ai. Ecologistas de meia tigela.
rafael morgado
13/04/2012 07:52
Ui que medo...
Jonas Leite
13/04/2012 07:50
Comprem veneno de rato e barata e fiscalizem os vizinhos que jogam lixo no terreno baldio. Na rua que eu morava tinha um terreno vazio grande e os proprios vizinhos que jogavam seus lixos lá. Cada vez que o dono mandava roçar a roçadeira batia nos lixos e atrapalhava. tem muita hipocrisia nisso.
cecilia wernerc
13/04/2012 07:00
Na foto eu só vejo vegetação e 2 a 3 objetos de lixo no chão um pequeno esforço de segundos ficaría somente o capim e outras plantinhas que são alimentos aos pequenos animais , è suas chances de sobrevivencía .Na pecúria poderão encontrar a solução para acabar com os ratos que não sobrevivem do mato mas sim com o lixo e restos de alimentos . ao aplicar tomem muito cuidado para não matar animais que são util ao homem e ao meio ambiente.Rafael ! vc provou que ama e respeita as criaturinhas do bom criador ( os animais) parabens.
julio
12/04/2012 21:04
Caro Rafael Morgado

Provavelmente você é um Mauricinho que mora num ap ou uma casa com rua calçada com infraestrutura completa. Então se não conhece o problema não opine e não faça comentários idiotas. Nosso problema é sério e precisamos que seja resolvido. O dinheiro do imposto que os moradores desta Rua pagam tem o mesmo valor do qual você paga, se você sabe o que e isso, deve ser seu Papai que paga. E mais, vou levar ao conhecimento dos moradores seu comentário no mínimo idiota nos chamando de porcos. Se você conhece o instituto do Dano Moral é bom se preocupar.
Rafael Morgado
12/04/2012 20:12
Deixem os animais em paz onde foi parar a ecologia??? Se tem lixo parem de ser porcos e jogar lixo no terreno dos outros soh porque o dono nao mora ali. palhaçada!
Aldair
12/04/2012 19:33
Gostaria de lembrar aos moradores da rua Olga Sabel que o assessor da Secretaria de Transportes e Obras também fez a mesma promessa, de melhorias aqui na Rua Piracicaba. Cumpriu. Mas a famosa lambida, onde passaram a máquina tão rápido que não ficou um serviço de primeira. Só tapearam, na verdade, pra fechar a boca dos moradores.
Pediria que o assessor tirasse de seu vocabulário a palavra "melhoria". Melhoraria bastante sua comunicação com os munícipes, falar a verdade de vez em quando.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.