Mutirão vai limpar o bairro Santa Terezinha - Jornal Cruzeiro do Vale

Mutirão vai limpar o bairro Santa Terezinha

04/05/2012

fotopg7abreMD.jpg

A preservação do meio ambiente é um ato de cidadania e um dever de todos os cidadãos. Com o objetivo de conscientizar a comunidade do bairro Santa Terezinha sobre a importância dos cuidados com a natureza, o Projeto Socioambiental da Drenagem do bairro Santa Terezinha, da Prefeitura de Gaspar, com apoio do  Conselho de Segurança do bairro, Conseg, em parceria com a Associação de Pais e Professores da Escola Zenaide Schmitt Costa, promoverá um mutirão neste sábado, 5.

A ação será realizada pela própria comunidade, que vai retirar todo o lixo e entulho que estiver jogado no chão de cerca de 32 ruas do bairro neste dia. O mutirão tem início às 8h30 e segue até às 12h. Após, os participantes vão se encontrar na Escola Zenaide Schmitt Costa, onde serão distribuídos cachorro-quente e refrigerantes. Os moradores receberão kits contendo camisetas, luvas e sacos plásticos para a limpeza e serão distribuídos pelas ruas. Segundo a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, o Projeto Socioambiental acompanhou toda a obra de drenagem do bairro, e esse mutirão de limpeza urbana já estava previsto desde o início. ?Durante toda a obra de drenagem, foram realizadas palestras e disponibilizadas cartilhas para as pessoas do bairro a fim de fazer com que a comunidade mantenha e cuide da obra?, fala a secretária.

Durante o mutirão, os participantes serão divididos em grupos e percorrerão o maior número possível de ruas do bairro. ?Conversamos com a equipe do Socioambiental, que disponibilizará contêineres para que a gente possa colocar todo o lixo coletado?, explica o presidente do Conseg e da Associação de Pais e Professores da Escola, Antônio Moraes Laurindo. Segundo o presidente, a ideia de realizar um mutirão surgiu há algum tempo, após o término da obra de drenagem do bairro. ?Esta obra foi de tamanha importância para toda a nossa comunidade e sabemos que para que ela tenha maior durabilidade, as ruas do bairro não podem estar com lixo espalhado. Dessa maneira não haverá prejuízo para a comunidade e para o poder público?, fala.

Para a diretora da Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa, Sandra Zimmermann Fernandes Spengler, o mutirão é uma ótima forma de conscientizar todos os alunos a preservar a obra do bairro e o meio ambiente. ?Foram realizadas algumas palestras na escola, para os alunos maiores de 12 anos, falando sobre a importância desse cuidado. É muito interessante esta iniciativa?, diz a diretora.

Para dar início aos trabalhos, os participantes poderão se encontrar em três pontos do bairro Santa Terezinha: No CDI Vovó Leonilda, na Escola Zenaide Schmitt Costa e no campinho próximo ao Materiais Poffo. ?Cuidar do meio ambiente é um dever de cada cidadão. Esperamos que esse mutirão seja um grande incentivo aos cuidados com o meio ambiente e que aconteça mais vezes?, diz Antônio. Segundo o presidente do Conseg e da APP, são esperadas no mínimo 250 pessoas para participar do mutirão.

Drenagem foi incluída no PAC

A drenagem pluvial do bairro Santa Terezinha teve o projeto selecionado no Programa de Aceleração de Crescimento, PAC, do governo federal e teve início em setembro de 2010. A obra foi licitada em R$5,14 milhões e o projeto sócio-ambiental, que previa reuniões para mostrar aos moradores os cuidados a serem tomados para aumentar a vida útil da obra, em R$91 mil. A obra de drenagem incluiu uma nova tubulação em 33 ruas do bairro e a pavimentação com lajotas de 13 ruas. Totalizando mais de 31.000 m² de pavimentação e 11,5 km de rede de tubulações. O objetivo maior da obra de drenagem pluvial, que beneficia cerca de sete mil pessoas da comunidade, é acabar com os alagamentos e enxurradas no bairro.
 
Exemplo na Escola

Os alunos da Escola Zenaide Schmitt Costa já aprendem desde cedo a preservar o meio ambiente. Todos os anos é realizado na escola o projeto Lixo Reciclável, que é uma espécie de gincana, onde os alunos precisam levar o maior número possível de lixo reciclável. Segundo a diretora Sandra, os alunos se dedicam bastante. ?No fim, os ganhadores recebem alguns prêmios. É uma ação muito legal que beneficia a todos da escola?. Todo o lixo arrecadado é mandado para a reciclagem, e o dinheiro é revertido em melhorias para a escola.

Coleta de lixo reciclável só uma vez por semana

Os moradores do bairro Santa Terezinha têm seu lixo convencional recolhido todas as terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, durante a tarde. Já a coleta de lixo reciclável acontece apenas às terças-feiras, na parte da manhã. Para os moradores que têm pilhas ou baterias em casa que já não são úteis, é necessário levá-las até o posto de coleta mais próximo, que é o Samae.

Esses objetos não podem ser misturados ao lixo convencional ou reciclável. A comunidade do Santa Terezinha também conta com um local para deixar os medicamentos que já passaram da validade, para que eles também não sejam misturados ao lixo comum. Esses medicamentos podem ser levados até a Farmácia Vid-Farma, localizada na rua Barão do Rio Branco, 2240.

Há alguns locais do bairro em que o caminhão de coleta do lixo não consegue ter acesso, e por este motivo são colocadas lixeiras nesses espaços. Segundo o servidor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto ? Samae, Daniel Fernando Cardoso, há apenas duas lixeiras no bairro, que estão entre as ruas Augusto Krauss e Ivo Testoni. Durante o mutirão, o Samae também estará ajudando a comunidade na limpeza das ruas do bairro. 

Edição 1385

Comentários

J. Reinert
07/05/2012 11:32
Quando o Governo não faz a sua parte, são necessárias as companhas e outras iniciativas, que acabam contando com o apoio desses mesmos governantes. Para que serve a taxa de coleta de lixo, cobrada inclusive daquelas propriedades que não produzem lixo? A Conscientização Socioambiental, precisa começar por aqueles que elegemos. Está na hora de ensinarmos Conscientização Sociopolítica na Escola, para que nossas crianças não sejam mais enganadas e passem a exigir pelo que é seu de direito.
Luciene Gaulke
05/05/2012 14:58
Na minha opinião este projeto não se aplica a politicagem, isso é um trabalho de conscientização socioambiental. Independente de quem esteja na frente da prefeitura, essas práticas devem ser desenvolvidas e qualquer um pode fazê-las, já que é dever da comunidade cuidar do que é seu. Ninguém precisa ser partidário pra saber que o lugar do lixo é no lixo, isso é questão de cidadania.
Rafael
04/05/2012 09:16

Sim e qual foi a participação da prefeitura, Say Muller que recebe para recolher o lixo,
do Samae responsável pelo saneamento básico, esse trabalho foi anunciado pelo lider do governo na tribuna onde ele era o presidente da app da escola.
isso signinfica reduto do PT

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.