O mutirão que tinha como objetivo a limpeza das ruas do bairro Santa Terezinha contou com uma participação pequena da comunidade.
O Projeto Socioambiental da Drenagem do bairro, organizado pela Prefeitura, em parceria com o Conselho de Segurança, Associação de Moradores e APP da Escola Zenaide Schmitt Costa, foi executado durante toda a manhã de sábado, 5.
Segundo o presidente do Conseg do bairro e da Associação de Pais e Professores da Escola Zenaide Schmitt Costa, Antônio Moraes Laurindo, cerca de 70 pessoas saíram pelas ruas do bairro. ?Esperávamos mais de 250 pessoas, mas de qualquer maneira acredito que conseguimos levar informação sobre a conscientização com o meio ambiente para toda a comunidade?, fala Antônio.
Ainda segundo o presidente do Conseg e da APP, a participação daqueles que realmente se envolveram com o mutirão foi válida. ?Encontramos muitas carteiras de cigarro e garrafas de refrigerante espalhadas pelas ruas. Os grupos percorreram praticamente todas as 32 ruas tirando todo o lixo do chão?. Para Antônio o lixo recolhido poderia ocasionar um estrago no bairro e eles conseguiram evitar.
O presidente da Associação de Moradores, Euclides Rampelotti, diz que o número de participantes foi pequeno, comparado ao número de moradores do bairro. ?Como a participação foi muito inferior as nossas expectativas, estamos pensando em organizar uma nova campanha. Desta vez, durante a semana, com os estudantes. Mas ainda não há nada definido, vamos amadurecer a ideia?, afirma. Segundo Euclides, plásticos e peças de roupas foram os lixos mais encontrados no trajeto do grupo.
A diretora da Escola Zenaide Schmitt Costa, Sandra Zimmermann Fernandes Spengler, acredita que o objetivo do mutirão foi alcançado, embora o número de participantes tenha sido pequeno. ?Queremos organizar outra ação também para que a comunidade perceba a importância do meio ambiente, mas dessa vez pretendemos atingir os alunos mais novos?, comenta a diretora. Após fazerem a limpeza das vias, os participantes se encontraram na Escola Zenaide Schmitt Costa, por volta das 11h, para lancharem cachorro-quente e refrigerantes.
Edição 1386
Poucas pessoas foram às ruas do bairro Santa Terezinha para exercer a cidadania em um ato de preservação do meio ambiente. O Projeto Socioambiental da Drenagem do bairro, organizado pela Prefeitura, em parceria com o Conselho de Segurança, Associação de Moradores e APP da Escola Zenaide Schmitt Costa, foi executado durante toda a manhã deste sábado, dia 5.
Três pontos foram escolhidos pela organização para servir de base para os participantes, que se encontraram logo pela manhã e foram às ruas fazendo a limpeza das vias. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Euclides Rampelotti, o número de participantes foi pequeno, comparado ao número de moradores do bairro. ?Como a participação foi muito inferior as nossas expectativas, estamos pensando em organizar uma nova campanha. Desta vez, durante a semana, com os estudantes. Mas ainda não há nada definido, vamos amadurecer a ideia?, afirma. Segundo Euclides, plásticos e peças de roupas são os lixos mais encontrados no trajeto do grupo. ?Após a coleta a empresa responsável pelos coletores vai recolher o lixo e dar o destino correto?.
O presidente do Conseg, Antônio Moraes Laurindo, também afirma que a participação da comunidade poderia ser maior. No trecho que ficou sob responsabilidade do seu grupo, os lixos mais encontrados foram carteiras de cigarro, garrafas de refrigerante e papel.
Para a coleta, os participantes receberam sacos de lixo de cores diferentes, para melhor identificação e separação do lixo, e camisas estampando o nome do projeto.
Leia mais sobre o assunto AQUI.
Edição 1386
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).