“Não existe um momento ideal para começar a mudança. O importante é dar o primeiro passo”. A frase, dita pela nutricionista Josiane Hermann traz à tona uma dúvida frequente na cabeça das pessoas quando o assunto adoção de hábitos mais saudáveis. Nesta sexta-feira, 16 de outubro, é Dia da Alimentação, a profissional dá dicas que podem melhorar a sua vida.
Conforme explica Josiane, é preciso ter força de vontade, preparo psicológico e se concentrar na saúde como bem maior. “A mudança está dentro de você, nas suas escolhas, no seu amor próprio e no que lhe faz bem. E não falo em mudança temporária. É adoção de um novo estilo de vida, uma nova filosofia”. Ela aconselha: “Apenas comece, sem desculpas”.
Para ela, a refeição perfeita é aquela que as pessoas fazem sabendo que estão colocando para dentro não apenas comida, mas saúde. E como saber exatamente do que o nosso corpo precisa? Procurando um profissional da Nutrição! “Apenas um nutricionista vai adequar as suas necessidades, de maneira individualizada, para melhorar o seu metabolismo”.
Josiane revela que recebe diversas demandas no dia a dia profissional. No seu consultório, um dos problemas mais recorrentes é a crença limitante, em que o paciente já chega programado a pensar de uma maneira, geralmente ligado às restrições alimentares. “Tudo o que é muito restrito pode causar o efeito rebote, a compulsão. Por isso, sua orientação é evitar mudanças bruscas. “Apenas faça e deixe que o tempo se encarregue de mostrar o quanto é prazeroso se cuidar. Tenha paciência. Você está pronto (a)!”
A profissional recomenda alguns alimentos importantes para a mesa da população. Proteínas: ovos, carnes vermelhas, peixes, frango e vísceras. Vegetais: berinjela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, couve-flor, espinafre, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate, etc. Ácido graxos: abacate, azeite de oliva, açaí, nozes, amêndoas, castanhas do Pará. Alimentos de origem animal: óleo de coco, sardinha e ômega 3. Carboidratos de boa qualidade: feijão, batata doce, cará, inhame, aipim e arroz integral.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).