Da redação
Por Fernanda Pereira
As eleições municipais acontecem somente no dia 6 de outubro, porém, as cartas já estão nas mãos dos partidos, esperando a hora certa para cair na mesa e revelar as melhores apostas para dar início à rodada oficial do jogo eleitoral.
Enquanto a rodada oficial não inicia, o jogo acontece pelas beiradas, nas rodas de conversas dos bares, nas casas de amigos e nas reuniões executivas dos partidos. Ao todo, seis siglas já revelaram seus coringas e esperam o momento certo para lançar a candidatura oficial de seus pré-candidatos.
O PT, que tem a máquina do Governo nas mãos, vai apostar novamente na dobradinha Celso Zuchi e Mariluci Deschamps, que já são oficialmente os pré-candidatos do partido. A maior sigla da cidade, PMDB, tem nas mãos uma carta que para muitos já estava fora do baralho político da cidade. Osvaldo Schneider, o Paca, não só assumiu o partido, fragilizado após a saída de alguns nomes fortes, como anunciou sua pré-candidatura já em dezembro do ano passado.
Entre os partidos menores as cartas também estão dadas, e todos querem garantir o lugar na parte de cima no monte do sorteio eleitoral. O recém fundado PSD deixou o empresário Antônio Pedro Schmitt para trás e anunciou o nome da ex-vereadora Tereza da Trindade como pré-candidata durante a executiva realizada no dia 4 de fevereiro. Já o PPS confirmou o que os jogadores de todos os lados da mesa esperavam: o ex-prefeito Adilson Schmitt será o pré-candidato do partido.
Quem surpreendeu nesta rodada extra-oficial foi o Democratas, que na executiva realizada dia 7 de fevereiro lançou o nome do ex-vereador Carlos Alfredo Schmitt, o Cáqui, que estava sumido do jogo eleitoral, mas agora aparece como pré-candidato a prefeito da cidade. O PSC confirmou o nome que já era esperado por todos e anunciará em breve o presidente Roberto Basei como pré-candidato.
Quatro partidos estão sem cartas
Como em todo jogo, a rodada extra-oficial também tem os indecisos e aqueles mais acuados, que ainda esperam a hora certa para jogar as cartas na mesa. PV, PP, PDT e PSDB ainda jogam quietos, analisando a situação para somente depois mostrar os curingas que esperam ser a aposta certa para alcançar a vitória nesta grande jogada que é a disputa eleitoral para o governo municipal. Os pequenos PSB e PCdoB não terão candidatos à majoritária.
Edição 1360
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).