O que está acontecendo no Jardim Primavera? - Jornal Cruzeiro do Vale

O que está acontecendo no Jardim Primavera?

15/02/2011

Por Fernanda Pereira

Prisão, apreensão de armas, tráfico de drogas, assassinato, tiroteio, esfaqueamento. As notícias sobre a localidade do Jardim Primavera, no bairro Bela Vista, são sempre as mesmas e revelam o alto índice de criminalidade que atinge as mais de mil famílias que residem no local.

Assustada, a comunidade já não sabe mais para quem recorrer e espera uma solução imediata por parte do Poder Público Municipal, responsável pelas políticas públicas para a promoção de uma vida digna à população, e por parte da Polícia, responsável por manter a segurança das milhares de pessoas que encontraram no Jardim Primavera um lugar para construir suas vidas.

O problema do Jardim Primavera é antigo. O bairro surgiu a partir de uma invasão, no início da década de 90, em áreas que pertenciam à Marinha, e foi crescendo com o passar dos anos e conforme o aumento da desigualdade social. Famílias inteiras que não têm condições de adquirir um imóvel em área nobre ou segura acabam indo morar no local, pagando preços mais acessíveis pelos imóveis ou pelo aluguel e enfrentando situações que remetem aos problemas de grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

Além da falta de infraestrutura ? as ruas são de barro, não há saneamento básico e não há área de lazer para as crianças ? a comunidade enfrenta a omissão das autoridades diante da criminalidade.

?A maioria dos moradores daqui são cidadãos de bem. Apenas uns 20% é que estão envolvidos com a criminalidade e a polícia conhece estas pessoas, mas não age. Não sabemos o porquê. E enquanto nada é feito nós vivemos com medo?, relata a única moradora que aceitou dar entrevista ao Jornal Cruzeiro sob a condição de manter em sigilo a sua identidade.


Medo

O medo faz parte da rotina dos moradores do Jardim Primavera. Todos conhecem quem são os criminosos, mas se calam diante das ameaças. E assim como os baixos custos da moradia atraem os moradores, é o medo que os manda embora. Muitas famílias colocaram suas casas à venda no início deste ano, que começou com ações audaciosas dos bandidos como tiroteios, assassinatos e tentativas de homicídio. ?Eu mesma estou vendendo minha casa. Não quero mais ficar neste lugar?, afirma a moradora que, apesar do medo, acredita que é possível mudar a cruel realidade que atinge o Jardim Primavera.
 
Para a entrevistada, se a polícia agisse de forma efetiva, retirando os bandidos do local e montado um posto policial no bairro, e se o Município oferecesse um espaço para que os jovens se mantivessem ocupados e longe das drogas, a realidade do local poderia ser diferente e, quem sabe, os moradores poderiam ver as flores brotarem neste jardim destruído pelo inverno do medo. 


fotopg11retranca1MD.jpgCRAS é a solução do Poder Público

Segundo a diretora geral de Assistência Social, Giana Cristine Wagner, o Centro de Referência em Assistência Social, CRAS, é o principal equipamento de proteção social básica que o Poder Público possui para ofertar aos moradores do Jardim Primavera serviços socioassistenciais que promovam a qualidade de vida.


O CRAS atende 80 famílias e conta com uma equipe composta por assistente social, psicóloga, educadora social e administrativo. ?As atividades desenvolvidas são destinadas a várias faixas etárias da população. No processo de escolha do local a ser implantado o CRAS, foram levados em consideração os aspectos de vulnerabilidade daquela comunidade, em especial a criminalidade e violência contra crianças, adolescentes e suas famílias?, explica.

Além do CRAS, o município possui um projeto que está inserido no PAC2 e aguarda pela aprovação final, para uma grande obra de urbanização para o Jardim Primavera, orçada  no valor de R$7milhões.

O prefeito Pedro Celso Zuchi afirma que o Município tem feito o possível para atender toda a situação da localidade do Jardim Primavera. ?Para tanto, a Prefeitura conta com um programa de Combate as Drogas ? Centro de Acolhimento á Drogadição, coordenado pelo profissional Ricardo Ramos, que tem uma atuação direta no atendimento às famílias. Além do projeto já citado do PAC2?, afirma o gestor municipal.


fotopg11retranca3MD.jpgMegaoperação retirou criminosos da localidade

Uma operação especial, formada por policiais de toda a região, invadiu residências na localidade do Jardim Primavera na madrugada da última sexta-feira, 11. A operação foi formada após a ocorrência de dois assassinados e uma tentativa de homicídio, registrados na localidade, e que estariam relacionados à disputa de traficantes por pontos de drogas. Diversas pessoas foram presas, entre elas alguns adolescentes, e retiradas de circulação. A operação virou notícia estadual e mais uma vez colocou o Jardim Primavera nas manchetes policiais das redes de televisão.


Polícia garante atenção especial no combate ao tráfico


O problema enfrentado pela comunidade do Jardim Primavera é apontado pela polícia como sendo um problema social e que só terá solução quando o Estado cumprir seu papel de fornecer condições dignas de vida para a sociedade.

Para o delegado Christian Siqueira, responsável pela operação que  invadiu residências e prendeu diversos criminosos da localidade na última sexta-feira, somente quando o Estado agir com responsabilidade é que a situação poderá melhorar no bairro. ?Com a operação que efetuamos na semana passada a tendência é diminuir os índices de crimes cometidos no local, porém, se a Administração Pública não agir não será possível manter a situação sob controle?, alerta.

O policial destaca que todo o trabalho da polícia, aliado à ajuda da comunidade, poderá amenizar a situação no local. ?Em todas as situações que exigem a nossa atuação nós vamos agir, mas precisamos do apoio da comunidade. São os moradores que conhecem o local e precisam denunciar os criminosos?, destaca.
Segundo o delegado, o combate ao tráfico terá atenção especial da polícia sempre. ?Este tipo de crime sempre tem muitos envolvidos, além disso, ele desencadeia em outros crimes como furtos, roubos e violência doméstica?, garante o policial.

LEIA MAIS SOBRE ESTA LOCALIDADE AQUI


edição 1266

________________________________________

11/02/2011



Mega operação das Polícias Civil e Militar prende criminosos na Marinha

img5100MD.jpgUma mega operação das polícias  Civil e Militar de Gaspar na madrugada desta sexta-feira,  dia 11, na Marinha, Bela Vista, envolveu 64 policiais, 15 viaturas, duas motocicletas, um helicóptero e uma Delegacia Móvel. A operação denominada Timoneiro conduziu 10 pessoas à Delegacia, apreensão de drogas e duas armas de fogo.

A operação iniciou às 6h da manhã. Christian Siqueira, Delegado da Polícia Civil de Gaspar relatou que a operação tinha como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão em residências, dois mandados de busca de adolescente e prender criminosos foragidos da Justiça. 

O delegado ainda relatou que a operação aconteceu na Marinha devido às inúmeras denúncias de populares envolvendo crimes ligados ao tráfico de entorpecentes e porte e disparos de armas de fogo. Na localidade da Marinha, nos últimos 30 dias duas pessoas foram assassinadas e também houve uma tentativa de homicídio. A operação Timoneiro também visou conter o avanço da criminalidade na região.

O Comandante da Polícia Militar de Gaspar, Adair Pimentel, relatou que foi uma das maiores operações que aconteceu na cidade. Não houve nenhum disparo de arma, ninguém ficou ferido e toda a operação foi  planejada com antecedência.

Os criminosos conduzidos à Delegacia estão prestando depoimentos na manhã desta sexta-feira e a quantidade de drogas apreendida ainda não foi divulgada.


A operação Timoneiro contou com o apoio dos delegados e agentes policiais da Central de Polícia de Blumenau, Diretoria de Inteligência da PC, do Núcleo de Inteligência da PC, Delegacia Regional de Blumenau, Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e Adolescente, Central de Operações Policiais de Rio do Sul e Jaraguá do Sul, Policiais Militares e o Pelotão de Patrulhamento Tático de Brusque.

img5092MD.jpg

img5106MD.jpg

img5105MD.jpg

img5098MD.jpg

 

FOTOS: Rafael Godoy

edição 1266

Comentários

Luiz Roberto
18/02/2011 12:00
Eu estava voltando de Blumenau numa noite dessas e la perto do Sesi apareceu um carro velho atras. Desde a curva do Sesi ele tentou ultrapassar a fila de carros na qual eu estava varias vezes, algumas pelo acostamento. Não sei o que o motorista tinha na cabeça!! Perto da Malwee ele tentou de novo e quase atropelou 3 pessoas no acostamento, sorte que teve tempo de retornar pra estrada. O carro continuou tentando fazer ultrapassagem até depois do bairro Bela Vista mas tinha varios carros vindo de Gaspar. Pela maneira que o motorista do carro dirigia fiquei preocupado que pudesse acontecer algum acidente. Coincidencia ou não... o carro entrou no Jardim Primavera.
Paulo Zimmermann
18/02/2011 11:53
É, esse bairro tornou-se referência de criminalidade em Gaspar e região. É triste que as pessoas de bem que lá vivem tenham que conviver tão de perto com essa situação. Espero que a polícia continue a limpar a localidade e que ela um dia se torne um pacato bairro de classe média, limpo, organizado e sem marginalidade.
roberto oliveira
15/02/2011 20:50
parabens pela reportagem sobre o bairro e seus poblemas sim a açao da policia diminuiu bastante a rotatividade la mas infelizmente os menores que foram soltos continuam a vendas de drogas usando os dois sobrados ja conhecidos um em frente do outro alguns que estavam nas fotos infelizmente nao conheço o nome e outros do sobrado em frente ao invadidos pela policia assumiram o posto e continuam a venda de droga infelizmente pra regiao o cras nao e o mas indicado ele ta ali pra tenta frear alguns efeitos do trafico nao para combate um posto policial na catarina hostert em frente ao trafico teria bem mas resultados afastaria o trafico diminuiria a procura de tantos que vao la e sem duvida os roubos e afins diminuiriam na regiao em geral sem duvida garanto que um morador ou outro ate oferecia um quarto ou quintal pra tal atitude,parabens pela palavras do delegado siqueira se o poder publico nao agir nao tera como manter a tranquilidade e respodendo ao joao nao e so entrar e prender nao mas os criminosos dai ja sao investigados ha muitos tempos pela policia de gaspar eles sabemm um por um que sao mas nao tomavam aprovidencia espero que agora eles continuem visitandos os locais pra evitar que cresçam de novo e o cras procure os menores que estao vendendo e seus familiares e tomem atitudes ja que se duvida sao contra as prisoes dos mesmo,infelizmente sabemos que hoje em dia qualquer rapaz com 16 anos ou menos tem bem mas informaçao do que um adulto dos anos 80 ou 90 nao seriam a hora de cobra deles da vez de passa a mao na cabeça? outra vez parabens pela reportagem espero que resolvam o poblema da regiao tenhos parente s e conhecidos la e gosto de ir ao bares conversa com os amigos de la mas ultimamente nao tenho coragem
Aldair Marcos Lanz
15/02/2011 18:29
É... a maioria da população tem que levar chumbo grosso mesmo( metaforicamente falando).
O orgão competente realizou as devidas investigações, durante meses, acredito. Conseguiu mobilizar um número significativo de agentes, viaturas, delegacia móvel e até um helicóptero, invadiu, fechou o cerco ( parecia até filme, a coisa mais linda de se vê, essa é a polícia que eu admiro), e prendeu 10 CRIMINOSOS. Não prendeu mais porque só achou esses, se tivesse mais hoje estariam atrás das grades.
Eita povo mal agradecido! Abram os olhos e agradeçam pelo que foi feito, não critiquem. Vocês são piores do que aqueles foras-da-lei, eles cometiam crimes com a força física, vocês verbalmente. Calem a boca!
Eu acho bom o Ministério Público soltar todos os acusados, e devolver novamente à sociedade. Porque, parece que isso que a maioria quer.
Li a bárbarie de que esse tal de Herculano pode ser prefeito. Me desculpe, mas pelos teus comentários, a metade dos teus votos foi pro ralo. Talvez não, se os teus eleitores tem a mente focada num só ponto como você. Agradeça a Deus se teus filhos e mulher ainda te apoiar...
joao
15/02/2011 08:08
A populacao acha q eh assim,simplesmente entra la e prende os cara,isso requer uma investigacaum,um trabalho da policia,pra acabar com essas bocas de fumo,parabens aos policiais,o povo soh poe a culpa no governo,eh mt facil criticar,entaum pq vcs naum denunciam os criminosos?eh um numero consideravel ate baixo,mas saum 10 criminosos a menos!!
roberto oliveira
14/02/2011 13:03
parabens pra policia isso que tem que fazer so nao poder agorafingi que ta tudo resolvido sabemos que uns ja tao soltos entao nao deixem eles se crescerem de novo la dentro espero que se repitam essas operaçoes pois sabemos que ainda tem muitos mas mas meus parabens tiro o chapeu quando vcs agem assim como critico quando nao
ADEMIR
14/02/2011 09:14
PARABÉNS Á TODOS QUE PARTICIPARÃO DESSA OPERAÇÃO.
POIS ESTOU ACREDITANDO QUE GASPAR POSSA CONTINUAR SENDO UMA CIDADE SEGURA E AGRADAVÉL DE SE VIVER.
ESPERO QUE A NOSSA SEGURANÇA ESTEJA SEMPRE EM 1º LUGAR.

OBRIGADO.
Douglas
13/02/2011 23:29
Uma mega operação das polícias Civil e Militar de Gaspar na madrugada desta sexta-feira, dia 11, na Marinha, Bela Vista, envolveu 64 policiais, 15 viaturas, duas motocicletas, um helicóptero e uma Delegacia Móvel.
10 presos só, ih axo q foram brincar de "PAINT BALL"
Marcos Aurelio
11/02/2011 21:41
Parabéns aos Policiais! Embora o resultado tenha sido abaixo do esperado (poucos bandidos presos). Aliás, na minha opinião, bandido não tem que ser preso ...
Parabéns ao Herculano. Ele tem razão quanto ao PT e o "fenômeno" da favelização em Gaspar, pois, um não existiria sem o outro.
Enquanto os maiores bandidos (POLÍTICOS) agirem impunimente, Gaspar e o Brasil não terã futuro digno.
Será que ninguém viu o TROPA DE ELITE?
Precisamos de 100 Capitães Nascimento, somente para limpar nossa Cidade.
E não é dando rua calçada e moradia para vagabundo que vamos conseguir isso.
Vivemos numa SOCIEDADE HIPÓCRITA!
jose
11/02/2011 21:05
quero parabenizar as policias civis e militares pela união em momentos como este, onde a comunidade nao aguenta trabalhar enguanto estes vagabundos nos roubam, ou ate nos matam , e depois vao simplesmente usar algumas gramas de drogas.(e se dizem viciados)
Agora os policiais poderiam fazer mais operaçoes como esta, mas tambem em outros bairros.
bandido tem que ta preso.

Parabens aos policiais.
Edio
11/02/2011 21:03
Tem mais gente lá delegado. 10 é pouco pelo histórico da Marinha.
Hélio.
11/02/2011 16:18
Hipócrita esse Cap Nascimento. Se conheces mais criminosos denuncie, faça sua parte e pare de se esconder!
Capitão Nascimento
11/02/2011 15:02
Tem que ver quem deixou escapar a noticia de que a favela da marinha ia ser invadida.
Não é possível que só tinha 10 vagabundo lá.
Herculano
11/02/2011 14:53
Aos que se identificaram como Felipe e Mary, digo-lhes mais uma vez: é culpa sim (não total) do poder público a degradação social, ambiental e urbana do que se chama de ocupação irregular do que é conhecida como Marinha (como surgiu, com quem e por que?) e que os movimentos sociais e o PT batizaram de Jardim Primavera. Ou seja, mudaram apenas o nome, porque é mais fácil, cria-se factóides e serve para a venda de votos nas eleições.

A violência diminui, é controlada e dispensa as operações de hoje, quando um ambiente como este, é regularizado (na posse, com ruas, esgotos, água, pavimentado, drenado, desocupado naquilo que é de risco) é assistido (por creches, escola, áreas de lazer, posto policial, posto de saúde, eventos comunitários, transporte, assistência social, recolha de lixo etc) e se respeita para as pessoas que ali vivem na sua dignidade, individualidade e segurança.

Ao que se identificou por Rafael, repito o que já tornei público em outras dezenas de vezes. Eu não serei candidato porque não quero sê-lo, pois Gaspar ficaria exatamente sem voz naquilo que é essencial para ela: mudar o comportamento dos políticos com a sua cidade e torná-la assim melhor para todos. Um político sem fiscalização é um desastre para si e para os outros que usa para se manter no poder. Este é o papel dos vereadores, do Tribunal de Contas, da promotoria pública, da imprensa livre e de todos os cidadãos. E eu me incluo entre eles.
Pedro
11/02/2011 14:49
Só esperamos que a nova favela de Gaspar (BR 470.. no terreno comprado ilicitamente pela prefeitura), tb não se transforme em um local de bandidos e bandidagem..

Chega Gaspar não aguenta mais!!!
Thiago
11/02/2011 13:59
Parabéns policias, isso que nós povo estamos querendo força e solução
Jean Carlos Grimm
11/02/2011 13:40
È Culpa sim do Poder Público, quem viu a entrevista do Delegado, Sr. Cristian, ouviu bem o que ele falou não adianta operação policial se não haver inclusão social nesse Bairro, Caminhe pelo bairro, Aonde muitos politicos tem medo de entrar la que somente se encorajam na hora de pedir votos, Cade o Projeto de revitalização do Jardim Primavera? foi por causa da catastrofe tambem? ou porque sera que deixaram um Pneu na Tubulação? Cade as Obras do ficticio Orçamento Participavitivo que nem pela metade foi feita, Esgoto a Céu Aberto, A Creche la construida pelo Ex-Prefeito Adilson,Hoje Sem Segurança nenhuma, Diversos arrobamentos e tudo tampado com Pano Quente, Nenhuma área de Lazer e a àrea invadida que a Prefeitura não resolve e e finge que não é com ela? Tudo é um Jogo de Interesses, cada um com suas itenções e ae por imcopetencia do poder publico a Policia é acionada, Pois fogem de suas responsabilidades, Chega de Bla bla bla, Nosso Bairro esta Cansado.
Rafael
11/02/2011 12:41
Herculano para prefeito na próxima Eleição em pessoal...
Quero ver se ele da conta de Gaspar, porque falar ele sabe e muito por sinal, quero ver ele fazer pelo menos um quarto do que ele fala!!
Acordaaaa Herculano
Jonas
11/02/2011 11:33
...PARABÉNS AOS POLICIAIS.....e responsáveis pela operação.....vamos ficar mais tranquilos por um tempo aqui no bairro.......e deixar minha filha na escola mais aliviado também.
Roni Muller
11/02/2011 11:19
É lamentável toda esta violência, que se propaga aos mais diversos meios sociais. Por culpa de vários seguimentos da sociedade, todos controlados ou adequados por políticos que na sua grande maioria ficam pensando somente nas coisas e não nas pessoas.
Fazem políticas consumistas, pensando na economia, entopem nossas estradas de veículos e milhares ficam parados nas estradas (filas), e outra parte sem paciência se mata dirigindo que nem loucos, (violência no transito). Tiros, facadas, brigas nas mais diversas situações acontecem em bairros, principalmente nos menos favorecidos pelo poder publico. Nas favelas os índices de pontos de venda de drogas são grandes, é onde acontecem mais assassinatos e brigas (um caos).
A policia investiga, até pega os marginais, que quando encaminhados aos presídios, são liberados em seguida, e aos soldados da PM ficam a insatisfação, porque é deles que a maioria da sociedade cobra, são os PM`s, que tem o contato direto com o cidadão.
Esta na hora da justiça punir mais os marginais e parar de penalizar os cidadãos de bem! Somos quase 60 mil habitantes em Gaspar, não somos uma cidade considerada grande, mas temos problemas como uma capital e só olhar os problemas, ou melhor, não fechar os olhos: assassinatos, violência no transito, congestionamento nas vias, e outros problemas, são comuns! Mas não deveriam ser tratados como comuns, deveriam ser tratados com mais ênfase, não é comum alguém dar cinco, sete ou que seja uma facada em alguém! Em Gaspar isto vem acontecendo normalmente.
Tenho 34 anos, quando era criança só via estas cenas de violência na TV, por tele jornais ou em filmes e novelas, hoje isso faz parte do cotidiano da nossa amada Gaspar!
Na verdade passou o tempo dos nossos governantes investirem na base de toda a sociedade que é a família! A instituição família vem perdendo em uma velocidade alta espaços significativos para uma sociedade consumista e interesseira.
É comum você tirar tempo para ir a uma reunião de trabalho, ou para beber uma cervejinha com seus amigos. Mas você já tirou tempo para perguntar como foi o dia do seu filho? Se ele tem tarefas (tarefas deveres de escola)? Perguntar como foi o dia da esposa ou marido! Se importar com sua família? Pensamos somente na maquina no dinheiro, esquecemos que o mais importante esta ao nosso lado, que tudo que precisamos esta ao nosso lado!
Mais respeito por parte das autoridades, é preciso fazer o hoje pensando no futuro!
mary
11/02/2011 10:58
Concordo com o Felipe,ja ta ficando chatoooooooooo que tudo é culpa do executivo,PARABÉNS AOS POLICIAIS!!!!
Felipe
11/02/2011 10:16
Tudo é culpa da prefeitura!!!!

Se cair um metooro em Gaspar, vão dizer: "Cadê o executivo municipal nessa hora, que não fez nada .... e bla bla bla"

Concordo que temos que reclamar, mas já tá ficando chato isso.

Vamos parabenizar os policiais pela operação e deixar a prefeitura de fora pelo menos dessa vez, pode ser?
Carlos
11/02/2011 09:54
Parabéns à todos pela operação
Lugar de bandido é na cadeia...
Mesmo que nos que trabalhamos tenhamos que trata-los la dentro.
Assim pelo menos não corremos o rsico de sermos assaltados por estas pessoas.
Herculano
11/02/2011 09:52
Esta operação mostra como o descaso de políticos, a omissão das autoridades, o caos social e urbano de uma cidade podem ser um problema para uma região. De nada adiantará operações como esta, que expõem policiais e comunidade, se não houver a efetiva intervenção do estado. Perguntar não ofende. Onde estava a força tarefa da prefeitura de Gaspar para humanizar aquela área depois da "limpeza" feita pela polícia?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.