Outubro Rosa reforça importância do diagnóstico e tratamento do câncer de mama - Jornal Cruzeiro do Vale

Outubro Rosa reforça importância do diagnóstico e tratamento do câncer de mama

08/10/2020

Um novo mês. Uma cor em evidência. Um nobre objetivo. A campanha ‘Outubro Rosa’ chega com ainda mais força para conscientizar a população sobre a saúde feminina. É época de compartilhar informações e proporcionar ainda mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

Você sabia que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres? Dilma Uliano Moser da Silva, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar, destaca que é muito importante conhecer o próprio corpo para identificar qualquer mudança suspeita. Atenção aos sinais. “Em primeiro lugar, a mulher tem que se conhecer. Se olhar no espelho sem roupas, levantar os braços, olhar cada detalhe de seu corpo. Temos que cuidar de nossa saúde pra podermos cuidar dos outros”, destaca, reforçando ainda que fazer o preventivo uma vez por ano é essencial. “De preferência, perto do aniversário, para não esquecer”, opina.

Manter uma rotina de exames pode salvar a sua vida. Na Rede Feminina de Gaspar, você, mulher, é muito bem-vinda. A entidade faz o atendimento do preventivo de colo de útero (Papanicolau), toque nas mamas e, se tiver necessidade, solicita a mamografia. Neste mesmo espaço, é dado o apoio às mulheres mastectomizadas com fisioterapeutas, psicólogas e yoga.

Além disso, a Rede Feminina de Gaspar faz um importante trabalho de divulgação educacional durante todo o ano por meio de palestra nas escolas, empresas e demais locais onde for solicitado. Pacientes e voluntárias contam ainda com a sala de artesanato, local para lazer com serviços manuais e troca de experiências.

Reflexo da pandemia

A média de atendimentos realizados na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar reduziu mais da metade durante a pandemia. Em 2020, a entidade registra cerca de 200 atendimentos mensais. No ano passado, a demanda chegava a 500 por mês.

Vale salientar que, como em qualquer outro setor, este também precisou de adaptar à nova realidade. Com a maioria das voluntárias pertencendo ao grupo de risco (por terem mais de 60 anos ou doenças pré-existentes), as reuniões do grupo agora acontecem virtualmente.

Atendimento em Gaspar

Saúde e segurança são prioridades da Rede Feminina de Gaspar. Portanto, a entidade está tomando todos os cuidados para melhor atender suas pacientes. Isso significa que todas as medidas de higiene estão sendo seguidas à risca e os exames devem ser agendados previamente para evitar aglomero.

Para marcar, basta ligar para a sede da entidade pelo telefone 3332-0699. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira. As coletas ocorrem das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. Exceto nas sextas, quando o período da tarde é reservado à entrega de requisições de mamografias e demais exames.

AUTOEXAME

1- Levante os braços e note se, com o movimento, aparecem alterações de contorno ou superfície das mamas.

2- Deixe o braço esquerdo levantado e, com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves e aperte levemente com a ponta dos dedos.

3- Repita o passo anterior na outra mama.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale

 

 

Edição 1972

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.