Parte do Imposto de Renda pode ser repassada ao FIA - Jornal Cruzeiro do Vale

Parte do Imposto de Renda pode ser repassada ao FIA

15/03/2012


Se você está correndo atrás de todos os papéis necessários para fazer a sua declaração do Imposto de Renda aproveite para fazer uma boa ação. A Receita Federal prorrogou para 30 de abril o prazo para que pessoas físicas possam destinar até 3% do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e da Adolescência, FIA.

Para fazer a sua contribuição e ajudar as entidades que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, basta acessar o site www.sst.sc.gov.br, clicar no ícone ?Faça sua doação ao FIA? que aparece na página principal. Escolha a opção de pessoa física ou jurídica, informe os dados, incluindo o valor que deseja doar. Para encerrar, imprima e pague o documento de arrecadação em qualquer agência bancária. Os valores serão automaticamente depositados na conta do fundo. A dedução não se aplica à pessoa física que optar pelo desconto simplificado.

 O FIA tem como objetivo captar recursos para execução de políticas públicas direcionadas aos direitos da criança e do adolescente. ?Em Santa Catarina, temos muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Muito se faz, mas muito se tem ainda por fazer, por isso estamos reforçando a campanha de doações ao FIA. A destinação dos recursos, deliberada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, auxiliará entidades não-governamentais, municípios e Estado na elaboração de políticas públicas permanentes. Criança e adolescente são prioridade absoluta e o Governo do Estado está voltado a esta questão?, afirma o gestor do fundo, Luís Antônio Caon.

Em Gaspar, no ano passado, vários projetos sociais foram contemplados com recursos do FIA, a maioria deles na área esportiva, como o projeto Esporte Seguro, do Conselho de Segurança Comunitária do bairro Santa Terezinha. Erica Monteiro, uma das responsáveis pelo projeto, destaca a importância do repasse. ?Através destes recursos podemos proporcionar para as crianças do bairro o acesso gratuito ao esporte e ao lazer. Quem faz a sua doação ao FIA está ajudando, mesmo que indiretamente. É uma maneira de participar do processo?, aponta.

O secretário da Fazenda, Nelson Serpa, ressalta que o FIA dispõe de uma conta específica que vincula obrigatoriamente a utilização dos recursos nas ações desenvolvidas pelo fundo. ?Os catarinenses podem contribuir com tranquilidade porque temos a certeza da correta destinação dos recursos?, avalia Serpa.

Edição 1370

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.