As longas semanas de tempo instável no Vale do Itajaí têm se tornado uma pedra no sapato da grande maioria das obras que envolvem o poder público na região. Um exemplo disso é a pavimentação de 2,9 quilômetros da rua Leonardo Pedro Schmitt, no bairro Macuco, em Gaspar. Iniciada em agosto do ano passado, a obra vem sendo executada por meio de um convênio das empresas Ceramfix e Círculo com o governo do Estado, que vai descontar os valores investidos na obra do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS.
Nos últimos meses, porém, quem passa pelo local tem percebido uma movimentação discreta e difíceis condições de tráfego. Segundo o superintendente do Deinfra em Blumenau, Rufinus Seibt, o motivo são justamente os longos períodos de chuva que atingiram a região. No entanto, a empresa responsável pelo trabalho, a Vogelsanger, teria pedido um aditivo por aumento de serviço quantitativo - quando surgem durante a obra trabalhos que não estavam previstos no contrato e no projeto. “O aditivo está em fase final de análise no Deinfra, está praticamente tudo certo, mas não foi por isso que a obra parou nos últimos meses”, garante Rufinus.
Seis meses
O prazo inicial para a conclusão da obra vence no dia 4 de dezembro, mas em função dos atrasos causados pelos meses de chuva, uma prorrogação já foi autorizada junto ao Deinfra. Com isso, a nova previsão é de que a obra fique pronta em até seis meses. O investimento previsto para a obra era de R$ 5,7 milhões e o aditivo solicitado pela empresa é no valor de R$ 700 mil. Aproximadamente 45% do cronograma de trabalhos já está concluído.
O empresário Carlos Schmitt, da Ceramfix, que acompanha de perto a obra, afirma que uma reunião na semana passada definiu que os trabalhos seriam retomados nesta semana. Mesmo com a chuva, os materiais para as próximas etapas já estão no local e a expectativa era para que nessa quinta-feira, dia 26, a empresa conseguisse começar a escavar um trecho próximo à Ceramfix, onde serão colocados tubos de concreto. Se o tempo não colaborar, é possível que a via seja interditada.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).