Peso da mochila pode prejudicar a coluna - Jornal Cruzeiro do Vale

Peso da mochila pode prejudicar a coluna

08/02/2012

Um assunto que preocupa muitos pais na volta às aulas é o excesso de peso na mochila de seus filhos. Esse excesso pode causar às crianças sérios problemas posturais, com alterações na estrutura da coluna e em outras articulações.

Para evitar ou pelo menos reduzir o problema, o Dr. Walter Max Heinig Neto, ortopedista e traumatologista, alerta que a mochila precisa ser leve: ?Vazia ela não deve pesar mais de meio quilo, deve ter duas tiras, pois as de tira única não distribuem o peso uniformemente. Além disso, as alças precisam ser acolchoadas, reguláveis e com uma largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros?, orienta.

O peso ideal da mochila para qualquer criança é de até 10% do peso corporal dela. Para que isso aconteça, Dr. Walter conta que o os pais devem sempre fiscalizar a mochila dos filhos. ?Os pais têm que organizar o material escolar de seu filho, colocar as coisas mais pesadas no fundo e na parte de trás da mochila, além de dispor os livros e outros materiais de um jeito que não fiquem soltos. Os pais também devem olhar o que o seu filho leva para a escola e se certificar de que é o material necessário. Nada de supérfluo?, explica.

Joseane de Oliveira arruma o material de seu filho de 8 anos todas as manhãs, para conferir se não há nada muito pesado. ?Eu me preocupo bastante com o peso da mochilinha dele, por isso gosto de comprar modelos com rodinhas?, lembra.

Olhar próximo

Para Eliane Kruskeivitc, ficar de olho no que a filha de nove anos leva para a escola é muito importante. ?Ela ainda não carrega muitos materiais, mas quando carrega, eu ajudo ela para evitar algum problema na coluna mais tarde?, explica.

Além da fiscalização dos pais, o ortopedista Walter informa que o mais importante é sugerir aos colégios algumas medidas para evitar problemas, como disponibilizar armários para os estudantes. Alguns livros ou apostilas poderiam ser substituídos por CDs interativos. ?Os conteúdos das aulas podem ser colocados em rede ou no site da escola, acessível aos alunos?, destaca.

Edição 1359

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.