Pessoas de pele clara, com mais de 40 anos, que não têm o hábito de usar protetor solar e que exercem atividade com exposição constante ao sol. Este é o perfil dos pacientes com câncer de pele em Santa Catarina. Os dados foram levantados pela Secretaria de Estado da Saúde através de uma pesquisa realizada no ambulatório de câncer da pele do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.
Em Gaspar não há estatísticas sobre o perfil dos pacientes com câncer de pele, porém, todas as pessoas que detectam qualquer suspeita da doença são atendidas pela rede pública de saúde. O enfermeiro da Secretaria de Saúde, Arnaldo Munhoz, destaca que a pessoa que encontrar qualquer sinal na pele que suspeite tratar-se de um câncer deve procurar o clínico geral da Unidade de Saúde do seu bairro. ?Se o clínico geral ou mesmo a equipe de enfermagem confirmarem a suspeita, o paciente será encaminhado para o dermatologista, que atende no Posto de Saúde Central?, explica.
O dermatologista da rede pública atende todas as quintas-feiras. O agendamento de consultas também ocorre nas quintas, no Posto Central. ?O especialista faz a avaliação, coleta material para biópsia e caso o câncer seja confirmado encaminhamos para tratamento?, esclarece Arnaldo.
A previsão do Instituto Nacional do Câncer, INCA, é de que neste ano mais de 150 mil novos casos de câncer da pele do tipo menos agressivo, o não melanoma, acometam brasileiros de ambos os sexos. De acordo com o dermatologista Daniel Holthausen Nunes, que atende no Hospital Nereu Ramos e Hospital Universitário de Florianópolis, os tumores da pele são os mais comuns devido à facilidade de diagnóstico. ?As lesões aparecem em áreas expostas e por isso são mais rapidamente percebidas pelo paciente. Em função disso também o câncer da pele pode chegar a uma taxa de 80% a 90% de cura?,a firmou o especialista em entrevista à assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde.
A pesquisa
A pesquisa apontou que 75% dos pacientes têm mais de 30 anos de exposição, e 77% não usam protetor solar. De forma geral, é mais comum em pessoas de pele clara, chegando a 89% dos casos analisados. Dos casos analisados, 72% dos pacientes exercem alguma atividade com exposição solar, sendo que 52% são agricultores.
Edição 1364
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).