Polícia Militar dá dicas para evitar assaltos em residência - Jornal Cruzeiro do Vale

Polícia Militar dá dicas para evitar assaltos em residência

29/02/2012

O aumento do número de assaltos a residências tem assustado os moradores de Gaspar. Para manter-se protegido da invasão dos bandidos, o comandante da Polícia Militar de Gaspar, major Moacir Gomes Ribeiro, dá algumas dicas que podem fazer a diferença. ?É importante ter equipamentos de segurança, como alarmes, portão eletrônicos etc. Eles irão evitar muito esse tipo de situação?, sugere.

Além dos equipamentos de segurança, o major destaca que é importante manter os portões sempre fechados, não deixar chaves reservas no lado de fora, fazer uma lista de telefones de emergência e deixar em local de fácil acesso, isto inclui o telefone de parentes, da polícia local e do resgate. ?Quando deixar sua casa por muitas horas, passe uma corrente grossa no portão e use um cadeado grande, evite deixar portas abertas ou janelas acessíveis, não deixe grandes quantias de dinheiro ou jóias em casa, entre outras coisas?, indica.

Segundo o comandante da PM, quando mesmo com todos os cuidados o assalto ocorre é muito importante comunicar a Polícia o mais rápido possível e dar informações que ajudem a encontrar os bandidos. ?É muito difícil encontrar os assaltantes, pois na maioria das vezes a família está muito nervosa e por isso demora para entrar em contato com a Polícia e também porque não prestou atenção nas características físicas deles. É de extrema importância que preste atenção nos bandidos e também na placa do veículo dele para que possam ser encontrados o mais rápido possível?, revela.

Não reaja
Diante dos assaltantes é recomendável que a família não reaja, não encare os bandidos, não negocie, não faça barulhos, não diga que tem ou sabe mexer com uma arma de fogo e procurar pegar as características físicas dos assaltantes. ?Sabemos o quanto é triste perder bens materiais, porém não é pior que perder a vida. Também é muito importante que a comunidade ajude, pois ela sabe quem mora na rua e por isso pode entrar em contato com a Polícia quando vê qualquer movimentação suspeita?, finaliza o major.

 

Família fica refém de três assaltantes no Bela Vista

mg3114reduzidaPQ.jpg

O que parecia ser mais uma noite tranquila tornou-se um pesadelo para uma família moradora da rua Chile, no bairro Bela Vista. Eram perto das 20h de segunda-feira, 28, quando a família assistia televisão na sala e ouviu a cachorra latir. A família estranhou os latidos e quando percebeu três assaltantes invadiram a residência e os fizeram reféns por uma hora.

Os assaltantes eram jovens, estavam armados e sem nenhum disfarce. Segundo as vítimas, os homens começaram a ameaçar toda a família apontando a arma e falando sem parar que queriam saber onde estava o cofre, mas não havia cofre algum. A professora achou que fosse uma brincadeira do seu filho de 20 anos, já que os assaltantes pareciam ter a mesma idade que a dele. Ela conta que eles a amarraram junto com o filho e a filha no quarto, e deixaram o marido na sala. ?Eles bateram muito no meu marido. Ele ficou muito machucado. Eu também levei alguns tapas e chutes?, relata a vítima.

Os assaltantes reviraram a casa inteira, e levaram celulares, eletrônicos, além de roupas, perfumes e jóias. A vítima conta que o marido tinha algumas armas de caça em casa, e todas foram levadas pelo trio. ?Eles pareciam ser muito bobos, não tinham noção do valor das coisas. Meu marido tinha um quadro de uma arma pendurado e eles levaram pensando que era uma arma de verdade. A gente também tem muitos perfumes importados, mas eles nem deram bola e preferiram levar os mais simples?, observa.

A família não tinha muito dinheiro em casa, e por isso os assaltantes levaram apenas o pouco que estava na carteira. A vítima ainda diz que o assalto durou em torno de uma hora e ao sair os assaltantes disseram para eles não se mexerem por dez minutos. ?Eles tinham um carro, nós ouvimos o barulho, e se não tivessem teriam levado o nosso, eu acho. Antes de saírem, eles debocharam muito da gente, foi horrível. É um desespero tão grande que parece nunca ter fim?, relembra. 

A família ficou em estado de choque e por isso preferiu não se identificar. As vítimas entraram em contato com a Polícia Militar e foram até a Delegacia registrar um Boletim de Ocorrência. Nenhum dos assaltantes foi encontrado.

___________________

Três assaltantes fazem família refém no Bela Vista

Três homens invadiram uma residência na rua Chile, no bairro Bela Vista, e fizeram uma família refém na noite desta segunda-feira, 27. O trio chegou ao local por volta das 21 horas e durante cerca de uma hora torturou a família, física e psicologicamente.

O grupo roubou vários objetos da casa e fugiu em sentido ignorado pelas vítimas. Durante o assalto, um dos bandidos deixou escapar que o grupo estava em um veículo Astra e foi com base nesta informação que a equipe da Polícia Militar fez várias rondas na região, mas não localizou nenhum suspeito. Qualquer informação sobre o fato pode ser repassada para a Polícia Militar, no telefone 190, ou para a Polícia Civil no telefone 3332-1000. 

Segundo as vítimas, um dos assaltantes era loiro, magro, alto, e vestia blusa branca, calca jeans e tênis branco Nike. Outro era baixo, gordinho e trajava boné, calça jeans e camisa polo escura. O terceiro envolvido era moreno, baixo e vestia camisa preta, boné e bermuda clara. Todos estavam armados.

Edição 1366

Comentários

Vitima dos caras
19/09/2012 08:42
Eu fui vitima desse mesmo bando um dia depois dessa família.
E quero parabenizar a Policia Civil de Blumenau, quem em menos de 3 dias achou e prendeu esse miseráveis. Por estar diretamente ligado a esse caso, volta e meia ainda procuro noticias na net pra saber se esses desgraçados ainda estão presos!!!
Parabéns de novo a Civil de Blumenau, delegado João e sua equipe!!!
Kate
13/03/2012 13:34
É complicado. Eu resido nessa rua, há poucos metros do local assaltado. Chego em casa do trabalho no mesmo horário em que houve essa ocorrência e me preocupa muito essa "vulnerabilidade" a que estamos sujeitos. Pior do que a preocupação com a segurança, é a sensação de impotência. Com todo respeito ao cargo ocupado pelo Major, que deu as dicas, e aos demais cargos ocupados pelos demais responsáveis por nossa segurança (me refiro aos cargos, sem fazer juízo de valor quanto às pessoas que os ocupam) é complicado dizer para a população "façam isso ou aquilo" quando nada disso é realmente capaz de resolver o problema. A residência assaltada tem portão eletrônico, por exemplo. Isso não intimida mais os bandidos, pelo contrário, pode até chamar atenção para essas ocorrências. Infelizmente o que se vê atualmente é a transferência das obrigações do Estado às mãos da população. Não podemos nos conformar com isso. Segurança Pública é fundamental e a Polícia (Civil e Militar) tem sim a obrigação de zelar por nós (e por eles também!). Me desculpe, mas fazer rondas, por exemplo, já ajudaria bastante... Não tem "bandido" que deixe de se intimidar ao ver um veículo da PM rondando um local. Às vezes nem é por respeito à PM, mas por saber que se há um veículo oficial ali, há um rádio, e se há um rádio, há rápida comunicação com a central e chances de fugas bem menores. Isso por si só já intimida. Em tempo: mercadinhos, pessoas e lojas são assaltadas no bairro quase que diariamente. Minha casa já sofreu furtos a noite (sem que nem víssemos a cara dos bandidos). Essa sensação de impotência em saber que tem alguém entrando e saindo do seu lar da forma que bem entende, invadindo a sua intimidade é muito inquietante. Triste realidade que tem que acabar, mas isso é papel do ESTADO, sim senhores!
Ingo
05/03/2012 14:40
Incrível como já ficamos mais tranquilos com a prisão de poucos entre muitos a solta. Parabéns ao Delegado e toda equipe esses homens são heróis....Obrigado

Que vergonha até um advogado envolvido.
PAULO KOERICH
05/03/2012 00:51
Srs.;

Uma vez mais, por meio deste peródico, venho a público prestar contas a população de nossa cidade para informar que os autores do crime ocorrido no Bairro Bela Vista e do qual, restou uma Família refém, já forma devidamente identificados e presos na manhã da sexta feira passada, dia 02 do corrente mês de março. Estando eles, sob a custódia do Estado e, devidamente presos. A operação policial que culminou com a prisão destes criminosos deu-se no litoral de Santa Catarina decorrente dos trabalhos realizados pela Polícia Civil de SC.

cecilia werner
04/03/2012 08:16
Realmente são conselhinhos ;pelo tamanho da fechadura e a grossura da corrente se indica o tempo do regresso ,mas se der um imprevisto se o Dono da casa chegar antes ?não tem ordem para reagir .Estamos sem mato e sem cahorro .precissamos educar os finhos com exemplo de onestidade desde berço ter mais privacidade famíliar ,dar bons conselhos e exemplos a cada criança e joven que estão a nossa espéra,usar modos praticos e inteligentes para que todos possam nacer e crecer sem ivasão sem se recolher por medo do predador humano. Algo precisa ser mudado mas não é com violencía que vamos vencer e muito menos usando o egoísmo de achar que somos o dono do poder pissando nos mais fracos isso vai insentivar cada vez mais a aviolencia toda criança quando nace é pura depende do exempo e a educação dos responsaveis para ela ser alguem de bem não temos direito de escolher os pais acho que toda sociedade é responssavel de ajudar na educação dos mais escluidos altos murrros proteção alrmes quardas equipamentos de ultima geração isso é só um comforto de ilusão se resolve-se o Bin Laden tería se progido e estaria vivo.
Japinha Estressada
02/03/2012 18:47
Que coisa! É comandante da PM dando conselhinhos ridículos é delegado de Polícia falando o óbvio. Tá. Só isso? Ninguém fará nada? Dizer que não tem gente suficiente, a gente já sabe. Mas, os que estão na rua, estão fazendo o que? Minha bronca maior é da PM e os policiais que fazem segurança no Posto do Bela Vista .... PM tem que combater ... fazer o trabalho pesado .. e não ficar no bem-bom ...Um ponto positivo nos comentários ... tá chamando a atenção dos bacanas do poder .... delegado já falou .. cadê o Prefeito .. cadê o representante do Governador que se elegeu prometendo construir presídios sustentáveis e tal? Parabéns ao Cruzeirinho que está aberto ao debate. Tomara que saia a reportagem cobrada por um outro leitor. Temos que acabar com a bandidagem, de um jeito ou de outro. Gaspar ainda pode voltar a ser uma boa Cidade para se viver ...
LUCIANO DA CUNHA
02/03/2012 14:10
TERIA MAIS SEGURANÇA SE OS BANDIDOS FICA-SEM PRESOS QUANDO PEGOS E NÃO SOLTOS 3 DIAS DEPOIS.

E NÃO REJEITEM O MEU COMENTÁRIO.
Ingo
02/03/2012 13:35
Sr. Paulo..........Agradecemos a atenção.
paulo koerich
02/03/2012 08:15
Srs;

Com relação as manifestações veículadas cabe esclarecer que quanto aos fatos delituosos que ocorreram nesta cidade, os mesmos, estão sob investigação e os respectivos Inquéritos Policiais instaurados. Pertinente a questão de política de segurança pública, a nível local, realizamos as ações delineadas pelos escalões superiores, esclarecendo que, temos ciência de que o efetivo da Polícia Civil, está defasado e, por isso, aguardamos o reforço de novos policiais quando da formatura da nova escola de ingressára neste mês de março. No que tange as ações delituosas, particularmente, sugiro que cobrem os Srs. Deputados Federais e Senadores da República, o que estão fazendo em termos de legislação concernente a Segurança Pública, eis que, eles é que criam as leis que temos que cumprir e, nós Policiais, não podemos fazê-las, além de tão somente cumprí-las. Unam-se a nós, também, e bradem por respeito a Segurança Pública, assim como a EDUCAÇÃO e a SAÚDE e assim, quem sabe, teremos um futuro melhor.
Ingo
02/03/2012 08:13
o Marcos Aparício têm razão a polícia vive ali no posto da petrobras no Bela Vista fazendo a segurança do posto enquanto os caras ficam todo dia 10:30 da noite fumando maconha no ponto de ônibus em frente ao posto de saúde na Adriano Kormann ao lado de 2 escolas.
LUIZ ORLANDO POLI
01/03/2012 19:36
A QUE PONTO CHEGAMOS ! O ESTADO RATIFICANDO SUA INCOMPETENCIA, SUA NEGLIGÊNCIA E OMISSÃO NAQUILO QUE CONSTITUCIONALMENTE É OBRIGAÇÃO DELE, PROTEGER O CIDADÃO DE QUALQUER VIOLÊNCIA , REALMENTE DEVE SER O SINAL DOS TEMPOS ! A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: PARA QUE PAGAR IMPOSTOS ?
Edson Damasio
01/03/2012 18:47
Muito bonito em seu Major ... nós temos que fazer isso e aquilo para tentar escapar da BANDIDAGEM que o Senhor deveria combater???? Que tal descobrir porque os seus policiais ficam estacionados no Posto do Bela Vista quando deveriam fazer rondas? Que tal dar bons conselhos realmente, inclusive, abordando a questão do porte de armas? A maioria da população acha que é proibido ter armas em casa, quando o proibido é portar armas em via pública. Traduzindo, se o cidadão tiver treino, pode tirar o documento de porte de armas e defender seu lar. Eu tenho minha arma legalizada e aguardo a chance de estourar um bandido quando quiser invadir a minha casa. Já que os políticos e a Polícia não fazem seu trabalho, vamos fazer a Justiça de proteger o nosso teto, direito dado ao homem desde que morava em cavernas ...
Inspetor de Segurança
01/03/2012 18:39
Ridículas as dicas do responsável pela PM aqui em Gaspar, hein. Vamos reverter isso. Dicas para o Sr. Major Moacir Gomes Ribeiro, de como fazer valer seu cargo e promover a SEGURANÇA em Gaspar: 1. determinar rondas diárias, em horários alternados e, principalmente, NOTURNAS nos bairros com maior incidência de assaltos; 2. supervisionar a efetividade das rondas, com relatórios diários dos Policiais; 3. promover blitz semanais, em diversas vias públicas, com ênfase nas ruas de acesso à COHAB do Gasparmirim, da COHAB atrás do Cemitério e da favela da Marinha; 4. realizar blitz específicas para vistoriar motocicletas e seus condutores; 5. determinar aos Policiais que no período noturno, havendo qualquer suspeita, abordem as pessoas e analisem documentos e procedam revista pessoal e nos automóveis; 6. proibir qualquer policial de estacionar viatura em Posto de Combustíveis (não sendo para o reabastecimento, é claro), padarias e lanchonetes. Acredito que é muito mais JUSTO e EFICAZ o Sr. Major adotar as medidas que ralatei do que nós mortais, termos que investir em alarmes, cadeados e rezar para ninguém entrar nas nossas casas. CHEGA DE HIPOCRISIA. VAMOS COBRAR ATITUDES! Ao Jornal Cruzeiro do Vale, pela sua abrangência e pelo compromisso com Gaspar, sugiro que procurem o Major da PM, o Sr. Delegado de Polícia Civil Paulo Koerich, o Prefeito e até o Secretário de Segurança Pública do Estado para entrevistas, visando subsídios para um reportagem daquelas com conteúdo, para que a Comunidade saiba quem não está fazendo direito seu trabalho. Gasparenses, vamos levantar a bandeira da SEGURANÇA.
cecilia werner
01/03/2012 15:34
A melhor proteção é ! respeitar igualdades ter somente o necessário para viver e ter paz não usar armas para tirar vidas de inosentes animaizinhos e indefesos que não nos fazem mal algum (caça) investir mais em educação infantil para que o amanha possa ter livre acesso de ir e vir sem se prissionar dentro de nossas próprias residencias.
Silvio Vieira
01/03/2012 15:31
Até que enfim estou lendo bons relatos nesse espaço. Mas, percebam que foram apenas 12 comentários até agora para o assunto mais importante para a comunidade gasparense no momento: SEGURANÇA.
Fosse alguma matéria sobre Médico ou Advogado presos, ou até sobre o Big Brother, seriam mais de 200 comentários. O pessoal não se mobiliza, não se une, daí a cobrança perde força. Achei ótima a manifestação do Marcos Aparício, dando nome aos bois e chamando o Prefeito, o Governador e o Delegado à cumprirem com suas obrigações. E vou mais longe: cadê o CDL, os Sindicatos e os Conselhos de Segurança? Ninguém faz nada! Outra coisa: senhor comandante da polícia militar aqui em Gaspar, fique atento às denúncias das viaturas estacionadas no posto de combustível defronte ao bela vista contry club. Lugar de viatura é fazendo ronda e atendendo ocorrências. NÓS, MORADORES DE GASPAR, QUEREMOS RONDAS DIÁRIAS, NOTURNAS E OSTENSIVAS. Chega de ficar desfilando de viatura fechada no ar condicionado (como disse um leitor) sem nada fazer. Quero ter o prazer de ser parado numa BLITZ
osmar
29/02/2012 21:18
Todos tem suas opiniões, porém só quem viveu esse pesadelo é que realmente pode descrever tal situação. O que falta em nosso municìcio e em todos o Pais é SEGURANÇA, o que nenhuma autoridade politica se interessa mais, exceto nas proximidades das eleições, ai sim , fazem um verdadeiro estardalhaço, falam tanta bobagem, prometem tanta coisa , e nada cumprem.O povo é pacato, poucos reclamam, e assim vai se passando o tempo, uns discutem, outros não dão importância porque não foi com eles, etc...e tal. E a segurança, sabem onde ela esta? Não em nossas ruas , procurem no POSTO BELA VISTA, lá vão encontrar todos os dias, quase o dia inteiro uma ou duas viaturas policiais prestando segurança.
Karolina
29/02/2012 10:34
Isso é um absurdo, dentro da sua própria casa não tem segurança. Gaspar cada dia está pior, e todos os dias vejo pessoas na televisão pedindo mais segurança, políciais, rondas principalmente no Bela Vista.
Móro desde que nasci no Bela Vista e posso contar nos dedos as vezes que ví policiais fazendo ronda pra valer, só mês passado 4 assaltos em mercados no Bela Vista e por sinal mesmos assaltantes.
E como sempre, bandidos não foram identificados.
Cadê a segurança? Cadê o policiamento nesta cidade?
Fico indignada pois cada dia piora, e não vejo polícia nesta cidade.

Fiquei sabendo de uma pessoa que denunciou tráfico de drogas, sabe o que ela ouviu de um policial ?
Senhora não podemos enviar uma viatura se a senhora não possui provas nem vítimas.
ISSO É UM ABSURDO.
Marcos Aparício
29/02/2012 10:20
Moro aqui no Bela Vista e minha família sobrevive com medo. Não tem qualidade de vida. Os bandidos da marinha e outros do Beco das Cabras de Blumenau andam livremente durante o dia, planejando quem vão assaltar a noite. Não vemos viatura nenhuma fazendo rondas por aqui, mas sempre tem uma ou duas no Posto Petrobrás defronte ao Clube Bela Vista. Talvez, estejam "preocupados" em proteger o posto. Estou conhecedendo as redes sociais agora, mas já percebi que tudo que passa na internet vai longe. Vamos mandar um tópico no Twiter para todos os nossos amigos, principalmente de Gaspar e região. CADÊ SEGURANÇA SEU GOVERNADOR RAIMUNDO COLOMBO? CADÊ SEGURANÇA PREFEITO CELSO ZUCHI? CADÊ SEGURANÇA DELEGADO PAULO KOERICH? Não é possível que a inversão de valores seja tão grande. Tem sempre algum militante do PT ou de alguma ONG de proteção ao bandidos de plantão. Quando a polícia dava cabo dos vagabundos, nossa região era calma. Mas, agora, eles tem que andar com armas para dar choques, enquanto a bandidagem está de fusil. Invadiram essa casa a procura de um cofre. BANDIDAGEM: OS COFRES ESTÃO NA PREFEITURA DE GASPAR, NO PALÁCIO DO GOVERNO EM FLORIPA E, PRINCIPALMENTE, COM A DILMA LÁ ME BRASÍLIA. Roubem de quem usa os impostos para pagar propinas. NÃO SEJAM COVARDES! Concordo com o jair Silveira, sobre o desarmamento, os vagabundos sabem que estão seguros com as pessoas desarmadas.
Fer
29/02/2012 09:07
Concordo com o Observador, gente daqui não faz esse tipo de coisa. Tem muita gente de bem que vem de fora, mas a grande maioria não vale nada. Hoje em dia tem emprego em tudo quanto é lugar, só vem morar aqui pra incomodar.
OBSERVADOR
28/02/2012 23:39
de uma vez por todas vamos pedir providencias a quem realmente tem o poder de mudar estas leis que somente favorece a estes bandidos...........deputados e senadores....nossos policiais nao tem mais autoridade.....este governo atual so favorece quem esta a beira da bandidagem''''ínvasores de terra''''traficantes''vadios''e malandros''fui ''''''fui'''governo fuiiiiiiii
PAULO ROBERTO !
28/02/2012 23:26
Gaspar já não é mais a mesma a muito tempo ! essa migração desordenada compromete toda estabilidade social do municipio ! esse pt somente quer promover essa politica clientilista asistencialista e acaba agravando o problema !
Sandro Quintino Pereira
28/02/2012 22:50
Passoal!! Confeço que nossa cidade de Gaspar, Está deixando bastante gente com medo de morar aqui!!!!
E é bêm provavel que sâo ladrôes e assaltantes de fora!!
As vezez quando surgi um assalto no Bela Vista , costuma ser da Marinha.
Mas, nâo se têm mais certeza disso!!! E o problema vai se agravando!!!
De alguma forma temos que mobilizar a comunidade!!
Como já citaram comentários!! Falta segurança, os políciais mílitares, ou, e/ cíviz fazerem ronda tambêm durante a noite, e (ÚRGÊNTE)!!! Pois nâo sabemos quem vai ser a próxima vítima!! Isso está ficando aterrorizante...!!! Já pensaram, nâo temos mais segurança p/ sair para o trabalho, estudos ou passear!!! Vamos sentir falta do nosso sossego!!
Precisamos de mais rondas e de noite (ÚRGÊNTE),da polícia cívil e mílitar!!! Vamos nos mobilizar PESSOAL!!!
Josiane C. Bertolino
28/02/2012 20:52
Olha isso é um absurdo 3vagabundos desses entrarem e fazer o que querem e ainda bater nas pessoas e debocharem.Sinceramente cadeia pra esses canalhas é muito pouco. Gaspar não é mais aquela cidade pacata e boa d morar não,mudou muito.
OBSERVADOR-MOR
28/02/2012 20:09
PODE TER CERTEZA ,É GENTE QUE VEIO DE FORA @!!

GASPAR ESTÁ LOTADA DE @@@@@@@@@

QUE VEIO DE FORA ;;;;

GASPAR QUE NOSSOS PAIS CONSTRUIRAM ACABOU; POR CAUSA DA

INCOMptENCIA !!!!!!!!!
MARIO PERA
28/02/2012 18:19
Quando a policia desce o cacete em alguns deles não faltam câmeras para registrar e depois endemonizar os policiais. Ninguém dimensiona o trauma desta família; mas fazem coro na defesa dos direitos destes bandidos.
Marcos Augusto
28/02/2012 17:56
Realmente morar em Gaspar está se tornando muito perigoso!

precisa ter mais projeto social e educativo.
Jair Silveira
28/02/2012 15:32
Pergunto: o que vagabundos como estes merecem? PENA DE MORTE! A Polícia Militar tem que reprimir e a Civil investigar e prender. Vários foram os assaltos a residências no início deste ano e NINGUÉM foi capturado. Dra. Paulo Koerich, delegado de Polícia e Sr. Secretário Estadual de Segurança, cujo nome não me lembro: o que está sendo feito em termos de combater a criminalidade aqui em Gaspar? QUASE NADA! Cadê as rondas noturnas nos bairros? Policiais estão desfilando de viatura nova com o ar-condicionado ligado no máximo durante o dia e a noite as viaturas ficam estacionadas na base? Vamos colocar policiais na rua e dar geral em suspeitos de motos e fazer blitz nos corredores de fuga. Pagamos impostos altíssimos e somos reféns em nossas próprias casas? Qual o partido que nos desarmou mesmo?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.