Se o trânsito de Gaspar já está causando dor de cabeça aos motoristas que trafegam pela cidade, a tendência é de que a situação fique ainda pior a partir da próxima quarta-feira, 29, quando a ponte Hercílio Deeke será interditada em meia pista.
Para orientar os condutores, a equipe da Diretoria de Trânsito está instalando placas com informações sobre a interdição e também disponibilizará agentes que estarão no local orientando os motoristas no dia das mudanças. ?Vamos colocar inclusive uma placa lá no Sesi, em Blumenau, para avisar os motoristas e estimular que os mesmos façam uso da rua Vidal Flávio Dias, no Belchior Baixo?, explica o diretor Jackson dos Santos.
A interdição de uma pista da ponte trará transtornos para muitos motoristas como o taxista Francisco Amarildo Muller, morador da Margem Esquerda, que diariamente atravessa a ponte para ir ao Centro da cidade. ?Essa obra vai atrapalhar muito não só a minha rotina, mas de toda a cidade, pois vai congestionar todo o Centro. Acho que não era necessário uma reforma tão grande, abstava terem arrumado a cabeceira da ponte. Temos muitas obras ao mesmo tempo na cidade, todas inacabadas e todas estão atrapalhando o trânsito?, reclama o motorista.
O motorista Maurílio Censi também será afetado pela interdição da ponte, porém, acha que a reforma era necessária. ?Precisavam reformar para dar mais segurança para a população. Vai demorar mais para fazer meu trajeto, mas é por uma boa causa?, comenta o morador do Macuco.
Como funcionará
A interdição da ponte em meia pista já estava prevista no cronograma das obras de reforma da ponte Hercílio Deeke. As obras iniciaram no ano passado e esta etapa será a mais demorada. A previsão da secretária de Planejamento, Patrícia Scheidt, é de que sejam necessários pelo menos quatro meses para fazer os reparos em cada pista. ?Eles vão trabalhar em uma pista e depois em outra. Além de refazer a estrutura, os passeios também serão refeitos?, expõe a secretária.
Para orientar o trânsito neste período, a Ditram instalou dois semáforos, um em cada margem da ponte. O tempo de abertura ainda não foi definido pois, segundo Jackson, depende do fluxo de veículos, que será medido no primeiro dia de interdição da ponte. ?Vamos avaliar qual o tempo adequado de espera para cada lado e qual o tempo necessário para garantir a travessia da ponte?, esclarece o diretor da Ditra,
A interdição da ponte Hercílio Deeke em meia pista estava prevista para o dia 26 de dezembro, porém, foi adiada devido ao grande fluxo de veículos que passa por Gaspar no período de festas de fim de ano.
Edição 1364
__________________________________
Ponte ficará em meia pista a partir do dia 29 de fevereiro
A ponte Hercílio Deeke estará com meia pista interditada para o tráfego de veículos a partir da próxima quarta-feira, 29 de fevereiro. A data foi anunciada nesta quarta-feira, 22, pela equipe da Diretoria de Trânsito de Gaspar, que estará no local orientando os motoristas assim que as mudanças forem efetivadas.
A interdição se faz necessária devido às obras de reparo que estão sendo realizadas na única ponte que faz a ligação das duas margens do rio Itajaí-Açu em Gaspar. Não há previsão de quando as duas pistas sertão novamente liberadas.
O diretor da Ditran, Jackson dos Santos, explica que várias placas já estão sendo espalhadas pela cidade para alertar os motoristas. ?Vamos colocar inclusive uma placa lá no Sesi, em Blumenau, para avisar os motoristas e estimular que os mesmos façam uso da rua Vidal Flávio Dias, no Belchior Baixo?, explica.
Para orientar o trânsito foram instalados dois semáforos, um em cada margem da ponte. O tempo de abertura de cada um ainda não foi definido pois, segundo Jackson, depende do fluxo de veículos, que será medido no primeiro dia de interdição da ponte. ?Vamos avaliar qual o tempo adequado de espera para cada lado e qual o tempo necessário para garantir a travessia da ponte?, esclarece o diretor da Ditran.
A interdição da ponte Hercílio Deeke em meia pista estava prevista para o dia 26 de dezembro, porém, foi adiada devido ao grande fluxo de veículos que passa por Gaspar no período de festas de fim de ano.
Clique AQUI e AQUI para ler mais sobre o assunto.
Edição 1364
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).