Ponte no Belchior Central apresenta problemas desde a enchente de 2008 - Jornal Cruzeiro do Vale

Ponte no Belchior Central apresenta problemas desde a enchente de 2008

05/03/2012

pg7abreMD.jpgDesde 2008, os moradores da rua Alberto Reinert, no Belchior Central, enfrentam dificuldades para fazer a travessia em uma ponte que apresenta problemas em sua estrutura. Muitos agricultores trabalham nas plantações de arroz que existem na localidade e por isso máquinas e caminhões precisam passar pela ponte diariamente, porém há algum tempo nenhum caminhão consegue passar.

Sidnei Reinert conta que em março do ano passado a ponte caiu e as cinco famílias que moram do outro lado dela não puderam atravessar de carro por quase dois meses. ?Desde julho do ano passado a ponte vem apresentando alguns problemas. A cabeceira já cedeu bastante, e vai ficando cada vez mais perigoso passar por ali? explica. Sidnei diz ainda que fez um protocolo pedindo a reforma do acesso em setembro, junto com o superintendente do Belchior, porém nada foi feito até o momento. ?Tem uma torre de alta tensão bem perto da ponte e como boa parte do terreno em volta dela já cedeu, a gente corre o risco de a torre chegar até a cair?, revela. Para Sidnei, a situação pode melhorar caso seja construída uma nova ponte, de concreto.

O superintendente do Belchior, Rui Deschamps, diz que o problema da ponte está sendo acompanhado por ele e pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do município, e garante que já foram feitas três vistorias. ?Não estamos deixando os moradores da rua Alberto Reinert de lado, só que vimos que a ponte não está apresentando nenhum risco que possa comprometer os moradores?, declara o superintendente.
Verônica Reinert já sofreu um grave acidente ao escorregar na ponte, no ano passado. ?A ponte tinha caído, então eles colocaram três toras e só dava para passar a pé. Eu acabei trancando meu pé e ele quebrou?, relata Verônica. A senhora de 65 anos conta também que foi um erro ter colocado aquelas e toras e sugere que, ao invés disso, deveriam já ter feito a manutenção do acesso.

Além de Verônica, outros moradores da rua Alberto Reinert se incomodam até hoje por causa da situação da ponte.  Mário Reinert trabalha em uma plantação de arroz perto da ponte e fala que eles não conseguem mais trabalhar com o caminhão, pois é perigoso passar sobre a ponte, além de quase não conseguirem mais passar com a colheitadeira. ?Os agricultores acabam gastando mais. Acho que esse é o único problema que a gente passa por causa do estado da ponte?, revela.

Outros problemas:

Além do problema da ponte, os moradores da rua Alberto Reinert começaram a receber o carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, porém, segundo Sidnei Reinert, todas as pessoas que vivem nessa rua são agricultores e estão localizados em zona rural. De acordo com o diretor geral de planejamento de Gaspar, José Carlos Mitterstein, a rua está dentro do perímetro urbano, e por isso os moradores têm que pagar o IPTU. ?O nosso cadastro está muito desatualizado. Mas conforme o nosso mapa, toda a rua Alberto Reinert está localizada no perímetro urbano?, registra José.

Saúde
O Posto de Saúde do Belchior Alto também enfrenta dificuldades. Margarida Boch tem problemas de coração e por isso precisa tomar alguns medicamentos, porém o Posto de Saúde não tem esses medicamentos. ?É complicada essa situação, pois eu tenho que gastar muito dinheiro com remédio?, conta a senhora de 60 anos. O auxiliar de enfermagem do Posto de Saúde, Rildo Ogliari, explica que no fim do mês muitos medicamentos faltam, mas que logo no início do mês a Farmácia Básica envia esses medicamentos, que são distribuídos para a comunidade. ?Sempre recebemos aquilo que precisamos. Às vezes pode demorar um pouco, mas recebemos?, explica.

Edição 1367

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.