Postos de Saúde terão horário especial para elas - Jornal Cruzeiro do Vale

Postos de Saúde terão horário especial para elas

08/03/2012

mg4269MD.jpg

O dia das mulheres já passou, mas as ações em comemoração a elas seguem até este sábado, 10, quando as Unidades de Saúde dos bairros Gasparinho Quadro, Margem Esquerda, Poço Grande e Figueira estarão abertas para oferecer testes para sífilis, HIV e orientações para a prevenção de doenças. ?Esperamos que o horário modificado incentive as mulheres a se dirigirem às Unidades de Saúde para realizar o preventivo, que é muito importante. Muitas delas não fazem por causa do horário, e esta é uma ótima oportunidade?, declara Márcia Adriana Cansian, superintendente de saúde.

A coordenadora da Unidade de Saúde do bairro Gasparinho, Dalva Tricia Lisboa, aprova a ideia de estender o horário. ?Sempre temos um respaldo muito grande das mulheres que frequentam nosso posto. Acredito que teremos uma grande demanda neste dia?. A unidade, que atende os bairros Gasparinho, Alto Gasparinho e parte do Gaspar Mirim, abrirá suas portas às 8h de sábado e seguirá com os atendimentos até as 13h. ?Mesmo que passe das 13h e ainda tenham mulheres em nossa unidade, iremos atender a todas. Faremos um mutirão para recebê-las?, afirma Dalva. Ainda segundo a enfermeira chefe, as mulheres que forem até a unidade de saúde serão recebidas com um café da manhã.

No bairro Poço Grande a ação não será diferente. Segundo a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde, Thais de Melo, é fundamental a participação das mulheres, pois o exame preventivo, como o próprio nome já diz, é uma prevenção para o futuro. Segundo a coordenadora, a expectativa é de que um grande número de mulheres se dirija até o posto para realizar os exames.

O atendimento inicia às 8h e segue até as 17h. ?O horário só será modificado se, por exemplo, às 15h tivermos um número muito grande de mulheres na recepção. Aí fecharemos as portas para atender somente aquelas que já estão no posto?, diz Thaís, justificando que a medida só será tomada para atender da melhor forma possível as mulheres, visto que o atendimento leva cerca de 30 minutos. A previsão é de que sejam atendidas entre 200 e 300 mulheres neste dia, em toda a rede pública de saúde. No decorrer da semana, demais unidades também ofereceram serviços especiais para as mulheres.

Caminhada
Ainda no sábado, a Secretaria de Desenvolvimento Social promove uma caminhada pelo fim da Violência contra Mulher a partir das 9h, com saída na Sociedade Alvorada.

edição 1368

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.