Lista telefônica

Pré-candidatos à prefeitura de Gaspar respondem o que pretendem fazer com o Hospital de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Kleber Wan-Dall é o novo prefeito de Gaspar

02/10/2016

Cruzeiro do Vale entrevista prefeito eleito de Gaspar

Publicação: 04/10/2016

A corrida eleitoral foi acirrada. Até o último minuto de campanha eleitoral, os quatro candidatos à prefeitura de Gaspar apresentaram seus Planos de Governo e se colocaram à disposição da comunidade.

Ao final de uma campanha de muitas propostas, os gasparenses escolheram o candidato Kleber Wan-Dall, do PMDB, para ser o novo Prefeito de Gaspar. Essa escolha foi anunciada no domingo, quando 37,39% dos eleitores gasparenses foram às urnas, apertaram os números 1 e 5 e, em seguida, confirma. Kleber Wan-Dall foi eleito prefeito de Gaspar com 13.290 dos 38.331 votos válidos de Gaspar.

Na acirrada corrida eleitoral, o candidato Marcelo Brick ficou em segundo lugar, com 9.210 votos (25,91%). Em terceiro lugar ficou o candidato do PT, Lovidio Bertoldi, que conquistou 8.230 votos (23,16%). A candidata Andréia Nagel ficou em quarto lugar com 4.811 votos (13,54%).

Nas primeiras horas de segunda-feira, um dia após ser eleito prefeito de Gaspar, a equipe do Cruzeiro do Vale conversou com Kleber Wan-Dall, que agradeceu o apoio dos gasparenses e falou sobre os meses que antecedem sua posse. Confira:
Cruzeiro do Vale: O senhor imaginava que seria eleito prefeito de Gaspar com uma percentual tão grande?

Kleber Wan-Dall: Desde o inicio dos trabalhos da nossa campanha tivemos a preocupação de cuidar e acompanhar todos os aspectos que cercam uma eleição. Um dos pontos importantes foi o monitoramentos da evolução do processo eleitoral, através de pesquisas periódicas internas. Nestas pesquisas, nossa coligação “Gaspar te quero Forte” sempre esteve com relativa vantagem sobre o segundo colocado. Essas informações nos davam tranquilidade para trabalhar focados exclusivamente em fazer uma campanha baseada no nosso plano de Gestão 15. O resultado final alcançado foi expressivo, ultrapassando nossas expectativas. Porém, muito perto do que apontavam nossas pesquisas.

Cruzeiro: Como se sente sendo eleito o segundo prefeito mais jovem da história de Gaspar?

Kleber: O sentimento é de emoção e felicidade. Receber da comunidade gasparense aos 36 anos de idade a homologação para ser o Prefeito de Gaspar me da a certeza de que nossa comunidade queria mudança e renovação. Ressalto aqui que nosso Vice-Prefeito, Lu Spengler tem 34 anos. Isso nos da a certeza de que nossa energia é intensa para corresponder aos desafios que o cargo representa.

Cruzeiro: Nos três meses que antecedem sua posse, como o senhor vai fazer para se inteirar dos assuntos da prefeitura?

Kleber: Nos próximos dias, nossa coordenação irá definir as providências que serão necessárias para iniciarmos os trabalhos junto ao Prefeito Celso Zuchi, visando a transição de governo.

Cruzeiro: Como o senhor vai escolher os cargos de confiança e secretários da prefeitura?

Kleber: Vamos adotar critérios que compreendam as questões técnicas e de confiança do Prefeito e do Vice e que recebam o aval político dos partidos que compõem nossa Coligação.

Cruzeiro: O senhor pretende fazer alguma reforma administrativa?

Kleber: Após iniciarmos a transição de governo e termos acesso às informações sobre a estrutura atual, vamos analisar essa questão.

Cruzeiro: Sua coligação elegeu seis vereadores. Você pretende aproveitar alguns deles para assumir cargo de confiança?

Kleber: Essa é uma possibilidade. No grupo dos nossos vereadores eleitos temos bons nomes que poderão auxiliar o Executivo.

Cruzeiro: Como o senhor avalia o pleito eleitoral?

Kleber: A avaliação é a melhor possível. As alterações na Legislação Eleitoral produziram bons resultados e isso pode ser comprovado pela manifestação de muitos eleitores que entenderam que as eleições deste ano foram tranquilas e produziram uma significativa redução de custos e de desperdício de dinheiro.

Cruzeiro: Qual a maior deficiência da prefeitura de Gaspar?

Kleber: Seria irresponsabilidade minha falar em deficiência sem ter as informações necessárias para uma avaliação justa.

Cruzeiro: Deixe uma mensagem ao povo de Gaspar

Kleber: A confiança depositada em mim e no Lu vai retornar em forma de respeito e dedicação. Esta será a melhor maneira para expressar a nossa gratidão. Vamostrabalhar ouvindo nossa comunidade, porque só assim faremos uma Gaspar Forte. Esse é o nosso compromisso e reafirmo o que falei em nossa campanha: quero ser prefeito para reerguer a bandeira da nossa querida cidade Coração do Vale, “Nossa Terra de Alegria”.

 

Novo prefeito de Ilhota deixa mensagem de agradecimento

Publicação: 04/10/2016

Dois nomes de peso concorreram ao cargo de prefeito de Ilhota e a maior parte da população depositou seu voto de confiança em Erico de Oliveira e Joel José Soares. Dida, como é conhecido, é o novo prefeito de Ilhota e foi eleito com uma expressiva porcentagem de 64,22%, conquistando 5.550 votos.

Amarildo Avelino Laureano, o Keka, disputou com Dida nas urnas a preferência dos eleitores de ilhota e conquistou 3.092 votos. Ele recebeu 35,78% dos votos válidos de Ilhota e não foi eleito.

Na tarde desta segunda-feira, 3, o novo prefeito de Ilhota esteve na redação do Cruzeiro do Vale e conversou com nossa equipe. Ele falou sobre o que pretende fazer nos meses que antecedem as eleições, seus projetos e suas prioridades frente à Ilhota.

Dos 10.958 eleitores de ilhota, 9.470 foram às urnas durante todo o domingo, 2 de outubro. Destes, 2,73% votaram em branco, o que corresponde a 259 votos; e 569 anularam o voto, contabilizando 6,01%. A sobra dos votos correspondem aos válidos, que somaram 8.642 votos e uma porcentagem de 91,26%.
Cruzeiro do Vale: O senhor imaginava que seria eleito com uma porcentagem tão grande?

Erico de Oliveira: Nós tínhamos noção de que a eleição seria com um número expressivo, mas não achávamos que seria tanto. As pesquisas indicavam que ganharíamos a eleição com uma faixa de 2 mil votos. Ficamos surpresos porque passou do que a gente esperava. A má administração que Ilhota teve nos últimos quatro anos refletiu nas urnas.

Cruzeiro: Nos três meses que antecedem sua posse, como o senhor vai fazer para ficar por dentro dos assuntos da prefeitura?

Dida: Meu contador já está tentando contato com o atual prefeito para que possamos nos inteirar da situação da prefeitura. A gente sabe que a prefeitura está em uma situação muito difícil, então queremos usar esses três meses de transição para irmos nos inteirando de tudo. Precisamos enxugar a máquina e vamos rever toda a estrutura da prefeitura. Queremos chegar no dia 1º de janeiro com a nova administração em andamento.

Cruzeiro: Como o senhor vai escolher os cargos de confiança que vão trabalhar ao seu lado?

Dida: Essa é uma questão que ainda está pendente. Vamos profissionalizar as áreas. Temos um compromisso com o Lucas, na área da saúde. Queremos encaminhar a reforma administrativa para a Câmara ainda esse ano. E, com essa reforma, vamos diminuir de quatro a seis secretarias, pelo menos. Nos próximos três meses vamos definir quem vai ocupar os cargos de confiança.

Cruzeiro: Qual será o principal investimento do seu governo?

Dida: Meu principal investimento será na área da saúde. Quero que as pessoas cheguem no Posto de Saúde e sejam bem atendidas. Vamos fazer com que a saúde seja humanizada. Não podemos esquecer também da educação e da infraestrutura. Vamos focar também na reurbanização da área central.

Cruzeiro: Deixe uma mensagem de agradeicmento ao povo de Ilhota

Dida: Agradeço muito de coração, ao povo de Ilhota, por essa oportunidade, por esse carinho especial. Agradeço a todos que dedicaram o voto a mim, a toda minha equipe, meus candidatos e ao povo em geral. Esse povo maravilhoso que deu nas urnas a resposta daquilo que a gente vem falando há muitos e muitos anos. Para fazer um governo diferente, um governo voltado, de fato, para as pessoas. Esse é o grande compromisso do Dida: o compromisso de fazer com que a Ilhota volte a crescer e volte a ter desenvolvimento. Principalmente, fazendo uma gestão de transparência. Esse é o meu grande sonho, fazer com que as pessoas saibam o quanto se arrecada e o quanto se gasta. Agradeço imensamente e digo ao povo de Ilhota: eu jamais vou decepcionar vocês.

 

Entrevista exclusiva com o vereador mais votado de Gaspar

Publicação: 04/10/2016

1.954. Esse é o número de eleitores que digitaram os números 15999, do então candidato a vereador Junior Hostins, e apertaram a tecla confirma no dia 2 de outubro. Após uma campanha de muitas visitas e um domingo de muita ansiedade, o resultado das eleições municipais de 2016 deu a Junior Hostins o título de vereador mais votado de Gaspar.

Filho do ex-prefeito de Gaspar, Francisco Hostins, e de Selma, Junior é casado, tem dois filhos e mora no bairro Gaspar Grande. Na segunda-feira após o resultado da eleição, ele conversou com a equipe do Cruzeiro do Vale e falou sobre o período eleitoral, os votos e a expectativa como vereador.
Cruzeiro do Vale: O senhor foi o vereador mais votado de Gaspar. Esperava esta votação expressiva?

Junior Hostins: Estávamos confiantes na nossa eleição, mas foi uma grande surpresa a quantidade de votos recebida. Mas sabemos que isso é fruto de um trabalho de várias pessoas. Este projeto teve a coordenação do Tonho do Alvorada, Vereadora Ivete Hammes, Walter, Rosiel e Andreia Morello. Também foi pelo esforço de toda equipe de voluntários que se engajaram em nossa campanha e apoio de toda família, que herdou um grande legado de nosso querido pai Francisco Hostins.

Cruzeiro: Pretende assumir alguma secretaria ou assumirá sua vaga na Câmara de Vereadores?

Junior: Assumo minha vaga de vereador a partir de 1o de janeiro de 2017 em respeito aos 1954 eleitores que depositaram sua confiança em nós. Queremos ajudar o executivo a formar uma equipe de trabalho competente na área da saúde, onde já temos uma experiência, e também nas outras áreas, mas vamos atuar inicialmente no legislativo adequando nossa legislação para que tenhamos mais desenvolvimento econômico, e para que possamos desburocratizar alguns serviços públicos.

Cruzeiro: Como vereador mais votado, pretende ser o presidente da Câmara de Vereadores?

Junior: Esta decisão é coletiva, e vamos aguardar nos próximos dias uma reunião entre os vereadores eleitos para tratarmos deste assunto. Nosso nome estará a disposição sempre que precisar, mas vamos sempre conversar e respeitar os demais colegas do legislativo.

Cruzeiro: A Câmara de Vereadores não possui uma sede própria. Sua luta será pela construção da Casa Legislativa?

Junior: Sempre é importante diminuir os custos fixos do poder público. Vamos verificar também as condições orçamentárias para isso e se possível, em conjunto com todos os demais vereadores darmos impulso a este projeto.

Cruzeiro: Deixe uma mensagens aos eleitores de Gaspar

Junior: Obrigado a todos 1954 eleitores que confiaram em nosso projeto, e queremos também agradecer a toda população de Gaspar que participou deste processo eleitoral. Obrigado a nossa coordenação de campanha e aos amigos e familiares que nos ajudaram. Peço a Deus que nos ilumine neste novo trabalho, para que possamos ser um grande elo de ligação entre o Poder Executivo e nossa comunidade. Contem sempre conosco.

 

Nordo Adriano fala da vitória como vereador mais votado de Ilhota

Publicação: 04/10/2016

Arnoldo Adriano, do PMDB, foi o candidato a vereador mais votado em Ilhota. Ele recebeu 552 votos, que corresponde a 5,77% dos votos da cidade. Nordo, como é conhecido, é casado e tem três filhos. A equipe do Cruzeiro do Vale conversou com o novo vereador da cidade na segunda-feira.
Cruzeiro do Vale: O senhor foi o vereador mais votado de Ilhota. Esperava esta votação expressiva?

Arnoldo Adriano: Quando decidi me candidatar esperava me eleger, talvez não com essa votação expressiva,mas com o apoio que recebi de toda a minha família e de todos que abraçaram a minha campanha, foi possível chegar em primeiro lugar.

Cruzeiro: Pretende assumir alguma secretaria ou assumirá sua vaga na Câmara de Vereadores?

Nordo: Recebi 522 votos que me elegeram para representá-los na Câmara de Vereadores, portanto pretendo assumir ao cargo que me candidatei.

Cruzeiro: Como vereador mais votado, pretende ser o presidente da Câmara de Vereadores?

Nordo: Vontade de ser presidente da Câmara de Vereadores todo vereador tem, mas essa e uma decisão que será discutida com o partido e demais vereadores eleitos.

Cruzeiro: Deixe uma mensagens aos eleitores de Ilhota

Nordo: A mensagem que quero deixar aos eleitores de Ilhota,é que pretendo honrar ao município que tanto amo, nasci e me criei aqui e tenho um amor imenso por esta cidade. Como vereador quero cumprir com minha obrigação e não decepcionar ao povo que me elegeu. Por final quero agradecer do fundo do meu coração, a cada pessoa que me recebeu e acreditou em mim, todos que se dedicaram a minha campanha e ao partido PMDB que me acolheu. Espero que junto com o Prefeito Dida, Vice Prefeito Joel e todos vereadores eleitos possamos fazer o melhor por nossa cidade.

 

Publicação: 02/10/2016

Kleber Wan-Dall é o novo prefeito de Gaspar

A apuração dos votos ainda não havia terminado em Gaspar e a coligação do PMDB já estava comemorando a vitória de Kleber Wan-Dall. A contagem dos votos foi finalizada por volta das 19h e Kleber foi eleito com 37,39%, conquistando o voto de 13.290 eleitores. 

Logo após o resultado final, o novo prefeito de Gaspar conversou com exclusividade com a equipe do Cruzeiro do Vale e falou sobre a alegria da vitória e o peso da responsabilidade que terá a partir de 1º de janeiro. “Sinto o peso da resposabilidade de trabalhar por essa cidade e poder corresponder com a expectativa depositada na gente. Que tenhamos condições de colocar em prática tudo o que nos comprometemos no período eleitoral”. Em seus agradecimentos, Kleber coloca em evidência o apoio recebido da família e dos membros do partido.

O presidente do PMDB de Gaspar, Roberto Pereira, agradece a todos que ajudaram a fazer com que Kleber fosse eleito o novo prefeito de Gaspar. “Foi um trabalho gratificante. Nossa equipe é muito boa, sempre trabalhou de forma muito tranquila. A coligação funcionou muito bem. Nossos dois candidatos foram incansáveis e não tinham tempo ruim. Tenho certeza que eles vão levar essa vontade que tinham de ganhar para dentro da prefeitura”, afirma Roberto.

A festa da vitória está acontecendo no Centro de Gaspar e a grande concentração de pessoas é no Clube Alvorada.

Demais porcentagens

A eleição que elegeu Kleber Wan-Dall com 37,39% dos votos fez com que o candidato Marcelo Brick ficasse em segundo lugar com 25,91% dos votos (9.210 votos). Em terceiro lugar ficou o candidato Lovidio Bertoldi, com 23,16% (8.230 votos); e em quarto Andréia Nagel, com 13,54% (4.811 votos).

Bootstrap Slider

Publicação: 02/10/2016

Dida vence a eleição e é o novo prefeito de Ilhota

Com 64,22% dos votos, Erico de Oliveira, o Dida, foi eleito o novo prefeito de Ilhota. Ele recebeu 5.550 votos em Ilhota, enquanto seu adversário, Keka, recebeu 3.092 votos e totalizou 35,78%. A festa da vitória acontece no Campo Society, no bairro Ilhotinha, onde grande concentração de amigos de Dida estão comemorando com o novo prefeito da cidade.

Números da eleição em Ilhota

Dos 10.958 eleitores de Ilhota, 9.470 foram às urnas e 1.488 não votaram. Dos votos, 259 foram brancos e 8.642 foram nominais.

Publicação: 02/10/2016

Confira o nome dos novos vereadores de Gaspar

O nome dos 13 vereadores mais votados nas eleições de Gaspar já foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. O candidato Junior Hostins, da coligação PMDB/ PP/ PSC, foi quem obteve mais votos, lidarando a lista. A sequencia revela Ciro, do mesmo partido, em segundo lugar; e Rui Deschamps, do PT, na terceira colocação. Além disso, a Câmara de Vereadores de Gaspar contará, a partir de 2017, com Chico Anhaia, Wando Andrietti, Dionisio Bertoldi, Doutor Silvio Cleffi, José Hilário Melato, Ciço Amaro, Wilson Lenfers, Franciele Back, Mariluci Deschamps Rosa e Roberto Procópio.

Confira a tabela com o resultado oficial das eleições, com o total de votos para cada vereador eleito:

 Candidatos a vereador não eleitos - Gaspar

Publicação: 02/10/2016

Nove novos vereadores são eleitos em Ilhota

A lista dos nove novos representantes da Câmara de Vereadores de Ilhota foi divulgada. O mais votado nesta eleição foi Nordo Adriano, do partido PMDB. Na sequencia, quem ficou com o segundo e terceiro lugar foram Joninha Jaco e Chico Caroço, respectivamente. Para completar a relação de eleitos, Ilhota terá, a partir de 2017, os vereadores Sidnei Reinert, Cidney Carlos Tomé, Rogerio Flôr de Souza, Juarez Antônio da Cunha, Almir Anibal e Luiz Gustavo dos Santos.



 Candidatos a vereador não eleitos - Ilhota



Publicação: 02/10/2016

Metade das urnas de Ilhota já foram apuradas

Após uma hora do fim da votação das eleições municipais de 2016, 55% das urnas eleitorais já foram fechadas em Ilhota. Até o momento, o candidato que lidera a intenção dos votos é Dida, com 70,17 % da preferência dos eleitores. Em segundo lugar aparece Keka, com 29,83%.

Dentro dos 55% de urnas apuradas, foram contabilizados os votos de 5.174 dos 10.958 eleitores de Gaspar. Destes, 4.949 pessoas votaram e 835 não compareceram às urnas.

Em Ilhota, duas coligações concorrem à prefeitura de Gaspar. Uma delas é formada por Erico de Oliveira, mais conhecido como Dida. Ele é do PMDB e seu vice é Joel Soares. A segunda chapa é formada por Amarildo Avelino Laureano, mais conhecido como Keka. Ele é do PP e seu vice é Beto Poerner.

Publicação: 02/10/2016

27,73% das urnas de Gaspar já foram apuradas

Após uma hora do fim da votação das eleições municipais de 2016, 27,73% urnas eleitorais já foram fechadas em Gaspar. Até o momento, o candidato que lidera a intenção dos votos é Kleber Wan-Dall, com 36,57%. Em segundo lugar aparece Loovidio Bertoldi, com 27,34%. Em terceiro está Marcelo Brick, com 22,72%, e em quarto Andréia Nagel, com 13,36% .

Dentro destes 27,73% de urnas apuradas, foram contabilizados os votos de 12.119 dos 44.336 eleitores de Gaspar.

 

Publicação: 02/10/2016

Primeiras urnas chegam ao Cartório Eleitoral de Gaspar

As primeiras urnas de Gaspar chegaram ao Cartório Eleitoral de Gaspar por volta das 17h40. Elas são conferidas pela equipe da apuração que, em breve, divulgam os primeiros resultados. 

 

Publicação: 02/10/2016

Apuração dos votos inicia em poucos minutos em Gaspar e Ilhota

Em poucos minutos, as urnas eleitorais de Gaspar e Ilhota começam a chegar no Cartório Eleitoral de Gaspar. A movimentação promete ser intença e a expectativa em torno do resultado é grande para os candidatos e para a população, que aguarda ansiosa para conhecer seus novos representantes. A apuração das urnas acontece de acordo com a ordem de chegada no Cartório Eleitoral e assim que o resultado de cada uma for finalizado é lançado no sistema.

O Juíz Eleitoral Rafael Condé avalia de forma positiva a eleição em Gaspar e Ilhota. “Tivemos poucas ocorrencias e nenhuma foi considerada crime eleitoral. Em poucos minutos vamos começar a apuração e, por volta das 19h30, provavelmente já teremos o resultado da eleição”, afirma Condé.



Publicação: 02/10/2016

Mulher passa mal durante votação na Escola Norma Mônica Sabel, em Gaspar

Uma mulher de 56 anos passou mal na manhã deste domingo, 2 de setembro, quando estava em seu local de votação. Durante a votação na Escola Norma Mônica Sabel, ela sentiu fortes dores no peito. O Samu de Gaspar foi acionado para socorrer a vítima e realizou os primeiros atendimentos ainda na escola. Eles conduziram a mulher até o helicóptero Arcanjo, que esperava próximo à escola. A vítima foi levada ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

O nome da mulher e o seu estado de saúde não foram divulgados.

 

Pubilcação: 02/10/2016

Marcelo Brick é o último candidato à prefeitura de Gaspar a votar

Marcelo Brick foi o último dos quatro candidatos à prefeitura de Gaspar a votar neste domingo, 2 de outubro. Ele votou na Escola Honório Miranda e chegou por volta das 11h, acompanhado do filho. 

O candidato aproveitou o momento para parabenizar todos que tiveram coragem de colocar seu nome à disposição na eleição de 2016 e termina a campanha sentindo-se vitorioso. “Parabenizo todos os candidatos, de todas as coligações, que tiveram coragem de colocar seus nomes. De qualquer maneira saio daqui satisfeito e feliz. Indepedente do resultado, me sinto vitoriosos só pelo fato de estar aqui”.

 

 

Publicação: 02/10/2016

Lovidio Bertoldi é o terceiro candidato a prefeito a votar

O candidato a prefeito de Gaspar pelo PT, Lovidio Bertoldi, foi o terceiro a votar em Gaspar. Ele chegou às 9h na Capela Santo Antônio, no bairro Gasparinho, acompanhado da esposa e dos três filhos e conversou com a imprensa antes de ir às urnas. “O trabalho foi feito e agradeço a toda a equipe que se envolveu na campanha. Tudo o que era possível fazer foi feito e agora é aguardar o resultado. Quem decide é a população. E ela é soberana. Nós vamos aguardar o resultado com naturalidade e serenidade”, declarou.

 

Publicação: 02/10/2016

Candidata Andréia Nagel vota no bairro Lagoa

A candidata Andréia Nagel chegou cedo na Escola Mário Pederneiras, no bairro Lagoa, para votar neste domingo, 2 de outubro. Ela foi acompanhada da filha mais velha, esperou sua vez em uma fila composta pelos eleitores do bairro e votou por volta das 8h40.

Segundo Andréia, as expectativas com a eleição são as melhores possíveis. “Estamos colhendo o que plantamos na campanha e temos certeza que os eleitores estão mais criteriosos. Esperamos que cada um vote consciente e acreditando que está votando na pessoa mais preparada para administrar o município”.

O candidato a vice-prefeito de Gaspar, Charles Petry, vota no bairro Belchior.

No momento em que Andréia votou, a imprensa foi proibida de entrar na sala de votação.

 

Publicação: 02/10/2016

Kleber Wan-Dall é o primeiro candidato a prefeito a votar em Gaspar

O candidato da coligação do PMDB, Kleber Wan-Dall, foi o primeiro a ir às urnas em Gaspar. Às 8h deste domingo, 2 de outubro, Kleber chegou ao Colégio Frei Godofredo ao lado da esposa e com o filho no colo. Seus pais, irmãos e alguns representantes do partido também acompanharam o momento da votação.

O candidato se diz otimista com o resultado. “A minha campanha foi limpa, sem ataques. Diferente de outras coligações que espalharam inverdades. Quero fazer uma Gaspar mais forte”.

O candidato a vice-prefeito de Gaspar, Luis Carlos Spengler Filho, o Lu, não acompanhou Kleber porque foi à missa na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Ele deve votar mais tarde.

 

Publicação: 02/10/2016

44.336 eleitores de Gaspar vão às urnas em 28 locais de votação

Chegou a hora de decidir! Das 8h às 17h de domingo, 2 de outubro, os 44.336 eleitores de Gaspar vão às urnas para escolher os novos representantes de Gaspar. Os eleitores estão divididos em 130 seções eleitorais e, ainda, em 28 locais de votação.

O local onde haverá maior concentração de eleitores em Gaspar é a Escola Frei Godofredo, no bairro Sete de Setembro, que vai receber 4.978 votantes, divididos em 13 seções. Logo em seguida, o maior local de votação é o Instituto Federal de Santa Catarina, localizado no bairro Bela Vista. Nele, 4.842 eleitores vão decidir o futuro de Gaspar. Na colocação de terceiro maior local de votação da cidade está a Escola Zenaide Schmitt Costa, que terá 11 seções eleitorais e 4.276 eleitores.

O local que terá menor concentração de eleitores é a Associação de Moradores do Arraial do Ouro, no bairro Arraial do Ouro, que vai receber 194 eleitores em uma seção eleitoral.

+ eleitores... + seções... - locais de votação

Nas eleições municipais deste ano, Gaspar possui cerca de 4 mil eleitores a mais do que as eleições de 2012. Apesar do número de eleitores ter crescido, a quantidade de locais de votação diminuiu. Na eleição passada, Gaspar possuía 36 locais e, este ano, a cidade contabiliza 28. Já a quantidade de seções eleitorais continua praticamente a mesma: a cidade aumentou de 129 para 130 o número de seções.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Gaspar, João Paulo Panini, os locais em que não existem mais pontos de votação foram extintos devido a falta de estrutura ou a falta de sigilo do voto. “No Ginásio João dos Santos, por exemplo, as urnas ficavam em locais em que era possível circular ao redor”, explica João.

 

Publicação: 02/10/2016

Prefeito, vice e vereadores de Ilhota serão eleitos por 10.958 eleitores

Depois de muitos debates, troca de ideias e apresentação de propostas, os 10.958 eleitores de ilhota vão às urnas neste domingo, 2 de outubro, para escolher os novos representantes da Capital da Moda Íntima e Praia. Em Ilhota, os eleitores serão divididos em 11 locais de votação e em 36 seções eleitorais. As nove vagas na Câmara de Vereadores estão sendo disputadas por 49 candidatos e a cadeira de prefeito e vice por duas coligações.

 

Publicação: 30/09/2016

Pesquisa eleitoral indica vitória de Kleber Wan-Dall em Gaspar

Se os eleitores de Gaspar tivessem ido às urnas no dia 27 ou 28 de setembro, Kleber Wan-Dall já estava eleito como novo prefeito de Gaspar. Isso é o que mostra a pesquisa contratada pelo Jornal Cruzeiro do Vale e aplicada nos dois dias pelo Instituto de Pesquisa, Assessoria e Consultoria (Ipac). Durante a coleta, 29,7% dos entrevistados afirmaram que vão votar em Kleber Wan-Dall. Esse é o resultado da pergunta estimulada, quando os eleitores visualizaram um disco com o nome dos quatro candidatos a prefeito e vice e apontaram sua preferência de voto. Ainda neste item, 20,1% informaram que vão votar em Marcelo Brick; 16% em Lovidio Bertoldi; e 10,6% em Andréia Nagel. Ainda na pergunta estimulada, onde os eleitores ouviram do pesquisador ‘caso a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Gaspar?’, 5% optaram pela opção nenhum/nulo; e 18,5% não sabem ou não responderam.

Caso a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Gaspar? (resposta estimulada)

Espontânea

Já na pergunta espontânea, onde os eleitores só ouviram do pesquisador a pergunta sobre quem votariam, todos os candidatos diminuíram seu percentual de aceitação e o número de pessoas que não souberam responder aumentou.

Nesta parte, o candidato Kleber Wan-Dall aparece com 25,3% das intenções de voto. Ele é seguido por Marcelo Brick, com 16,6%; Lovidio Bertoldi, com 13%; e Andréia Nagel, com 8,8%. Os eleitores que não responderam somam 32,3% dos entrevistados e os votos nulo correspondem a 4,1%.

Caso a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Gaspar? (resposta espontânea)

Maioria dos eleitores está certo dos votos

Faltando poucos dias para as eleições, 67% dos eleitores de Gaspar já estão certos de quem irão votar no dia 2 de outubro. O restante do percentual é dividido entre os que ainda podem mudar de voto e os que não sabem ou não responderam. Entre eles, 28,6% afirmaram que ainda podem trocar de candidato. Já os 4,4% restantes não souberam responder.

Você ainda pode mudar seu voto?

 

Candidato do PT continua com a maior rejeição

A segunda pesquisa eleitoral contratada pelo Cruzeiro do Vale e aplicada pelo Instituto Ipac mostra que o candidato do PT, Lovidio Bertoldi, continua com o maior percentual de rejeição da eleição, alcançando a marca dos 22,9%. A segunda maior rejeição pertence ao candidato Kleber Wan-Dall, que aparece com 14,2%. Andréia Nagel e Marcelo Brick possuem as menores rejeições, com 5,5 e 2,7%, respectivamente.

Você não votaria em algum desses candidatos? (rejeição - resposta Estimulada e única)

Maior parte dos indecisos é da região do Bela Vista

O Instituto de Pesquisa Ipac dividiu Gaspar em cinco grupos, de acordo com o número de eleitores de cada bairro. Após a divisão, as localidades foram divididas em:

1 - Coloninha, Centro, Sete de Setembro e Santa Terezinha;
2 - Bela Vista e Figueira;
3 - Bateias, Barracão e Poço Grande;
4 - Gaspar Grande, Alto Gasparinho, Gasparinho e Gaspar Mirim;
5 - Belchior Alto, Belchior Central, Belchior Baixo, Arraial D´Ouro, Margem Esquerda e Lagoa.

O levantamento aponta que os 18,5% dos indecisos da pergunta estimulada moram, em sua maioria, na região 2.
Na região 5 está a grande concentração de votos de Andréia Nagel. Já a maior parte dos eleitores de Kleber Wan-Dall vem da região 1. As propostas de Lovidio Bertoldi atingiram mais os moradores da região 4 e as de Marcelo Brick a região 2.

A coleta de dados da resposta estimulada mostra ainda que a maior parte dos eleitores da candidata Andréia Nagel é do sexo feminino e possui idade entre 25 e 34 e também entre 45 e 59. Já a maior concentração de eleitores de Kleber Wan-Dall são homens, com idade entre 16 e 24 anos. A maior parte dos eleitores de Lovidio Bertoldi também é do sexo masculino, mas possuem mais de 60 anos. Já os eleitores do candidato Marcelo Brick são mulheres, com idade entre 25 e 34 anos.

Eleição dos vereadores está aberta

O voto dos eleitores de Gaspar para vereador ainda está incerto. Entre os entrevistados, 35,9% afirmaram que ainda não sabem em quem vão votar para o cargo na câmara. Já 62% informaram que estão decididos do voto e 2,1 não souberam ou não responderam.

Você já decidiu seu voto para vereador?

 

A pesquisa

A segunda pesquisa das eleições 2016 contratada pelo Jornal Cruzeiro do Vale e aplicada pelo Instituto de Pesquisa, Assessoria e Consultoria (Ipac) foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro, nas cinco regiões em que Gaspar foi dividida. A coleta de informações foi feita com 639 pessoas e a pesquisa possui intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos. Ela está registrada em SC-00209/2016, data de 23/09/2016.

Conforme análise de Marcelo Moraes, responsável pelo Ipac, os votos estão estabilizados quando comparados à primeira pesquisa. “Houve variação na intenção de votos, o que prova que esta é uma campanha forte para todas as coligações”.

Confira o comparativo entre a primeira e a segunda pesquisa do Cruzeiro do Vale:

 

 

Publicação: 30/09/2016

“A reurbanização da área central de Ilhota é o principal compromisso que temos”, afirma Dida

Erico de Oliveira, mais conhecido como Dida, é candidato à Prefeitura de Ilhota pelo PMDB e seu vice é Joel Soares. Sua coligação se chama ‘Compromisso com o futuro’ e seu número é 15.

Cruzeiro do Vale: Se eleito, como o senhor vai aproveitar o título de ‘Capital Catarinense da Moda Íntima e Praia’ para alavancar a economia da cidade e trazer benefícios aos empreendedores?
Dida: O título de Moda Íntima e Praia é a maior fonte geradora de renda e empregos da cidade de Ilhota. Serão primordiais os investimentos para alavancar a economia ainda mais. O nosso compromisso é resgatar os eventos de lançamento, como o Ilhota Fashion Week, buscando ampliar as parcerias com o SEBRAE, SENAI e Universidades da região, promovendo assim capacitação na área de moda íntima, moda praia e fitness.

Cruzeiro: Hoje, o Centro de Ilhota não possui estrutura suficiente para receber a quantidade de turistas que vem à cidade para fazer compras. Há em seu plano de governo uma proposta de reurbanização na área Central?
Dida: A reurbanização da área central de Ilhota é o principal compromisso que temos.Se eleito, vou padronizar todo o perímetro urbano da cidade, através de passeios, ciclovias, mudança na iluminação, identificação turística e estacionamentos. Vou garantir que nosso centro receba uma revitalização de grande cidade. Buscaremos recursos junto ao governo federal, estadual, BADESC e BRDE, garantindo, assim, total eficiência do nosso compromisso junto à população.

Cruzeiro: Os moradores de Ilhota já sofreram muito com enchentes e desmoronamentos. Em seu plano de governo, há uma estratégia para evitar que os ilhotenses sejam prejudicados, novamente, em caso de uma catástrofe?
Dida: Nosso compromisso com esta questão é de vital importância, pois queremos trabalhar com a prevenção e a percepção de risco de nossa população, reestruturando toda a defesa civil, implantando programas “defesa civil nas escolas”, realizando simulados de prevenção de desastres naturais junto a comunidade, implantação da régua para a medição do nível do rio junto a ponte. Busca de convênios com o ministério de integração nacional para desassoreamento dos rios e ribeirões que cortam o município também está em nossos planos.

Cruzeiro: Diversas ocorrências estão deixando os moradores de Ilhota preocupados. Como o senhor pretende investir na segurança pública do município?
Dida: Para aumentar a segurança dos moradores de Ilhota pretendo instalar câmeras de monitoramento eletrônico no perímetro urbano. Buscar junto a Policia Militar a ampliação do efetivo policial em nosso município, dando agilidade aos atendimentos das ocorrências. Na Margem Esquerda, vou buscar parcerias junto ao Governo do Estado para realizar ainstalação de um posto policial naquela localidade.

Cruzeiro: Como o senhor vai administrar o quadro se servidores da Prefeitura de Ilhota?
Dida: Realizando uma reforma administrativa. Quero deixar a Prefeitura de Ilhota nos moldes que a economia atual necessita: cortando os gastos desnecessários.

Cruzeiro: Como o senhor pretende reduzir os alugueis que a prefeitura paga?
Dida: Vou reduzir os alugueis que a prefeitura paga trazendo as secretarias que hoje pagam alugueis para dentro do paço municipal. Assim, vou gerar economia aos cofres públicos e centralizando o atendimento para que os cidadãos tenham agilidade nos setores que precisam ter contato.

Cruzeiro: Qual a principal prioridade do seu mandato quanto à Secretaria de Educação?
Dida: O nosso compromisso com a educação é a reformulação e adequação do plano de carreira de forma democrática. Vamos realizar a qualificação e o aperfeiçoamento do quadro docente. Vamos valorizar o salário do magistério.
Na área de infraestrutura escolar, vamos investir na climatização das salas de aula, em reformas e adequação dos espaços escolares, na construção de escolas e CEI. Quero zerar a fila de vaga das creches; substituir as apostilas por tablets, tendo como referência o já usado em muitas cidades, atendendo as especificações do ministério da educação. Quero realizar polos de contra turnos; priorizar a qualidade nutricional e a variedade da alimentação escolar, oferecendo assim alimentação de qualidade aos alunos e professores.
Vou ampliar e melhorar ao transporte escolar e também garantir o atendimento de qualidade na educação especial, na APAE e nas salas de recurso multifuncional.

Cruzeiro: A Secretaria de Saúde de Ilhota sempre deixou a desejar. Qual será seu investimento na área da saúde?
Dida: A saúde em nosso mandato receberá uma atenção especial. Implantaremos o Pronto Atendimento na Unidade Central, das 18h às 24h e aos finais de semana e feriados, das 08:00h ás 18:00h, com atendimento de urgência e emergência. Vou fortalecer as equipes de atendimento do PSF (Programa de Saúde da Família). Quero ampliar o atendimento a saúde na área rural do município. Aumentar os mutirões para procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais. Entregar todo sistema informatizado nas unidades. Implantar o centro de abastecimento farmacêutico e insumos. Efetivar o programa “remédio em casa”. Estruturar e ativar o setor de radiologia e ultrassonografia. Ampliar parcerias com os hospitais e instituições de saúde da região e com a rede feminina de combate ao câncer.

Cruzeiro: Ilhota conta um grande número de pessoas interessadas pela prática esportiva. Como o senhor investirá no esporte e lazer do município?
Dida: Queremos investir no esporte e lazer criando um calendário esportivo, unindo ações entre bairros e escolas, com realizações de eventos e campeonatos nas diversas modalidades de praticas esportivas. Vamos criar áreas delimitadas para caminhadas dentro do perímetro urbano; implantar academias ao ar livre e parques infantis em todos os bairros da cidade; ampliar o Ginásio de Esportes do centro da cidade; construir um estádio municipal; construir uma pista de skate e implantar iluminação em todos os campos municipais já construídos.

Cruzeiro: Por que você quer ser prefeito de Ilhota?
Dida: Eu nasci aqui, eu sou daqui e morrei aqui. Vi Ilhota crescer e se desenvolver! Sempre tive a certeza que um gestor com responsabilidade, seriedade e comprometido com o povo poderia transformar esta cidade. E foi para isso que me dispus a deixar os meus negócios empresarias para realizar o meu grande sonho de dar melhor qualidade de vida aos nossos munícipes. Através do meu compromisso pessoal e das experiências que adquiri na vida privada, tenho a certeza que contribuirei de forma majestosa e responsável para realizar integralmente todo compromisso assumido em meu plano de governo, e tenho a certeza disto, porque assim fiz durante toda minha vida.

Publicação: 30/09/2016

“Queremos investir no potencial turístico e econômico da cidade de Ilhota”, afirma Keka

Amarildo Avelino Laureano, mais conhecido como Keka, é candidato à Prefeitura de Ilhota pelo PP e seu vice é Beto Poerner. Sua coligação se chama ‘Avante Ilhota’ e seu número é 11.

Cruzeiro do Vale: Se eleito, como o senhor vai aproveitar o título de ‘Capital Catarinense da Moda Íntima e Praia’ para alavancar a economia da cidade e trazer benefícios aos empreendedores?
Keka: Ilhota tem um potencial econômico a ser desbravado e as ações para promoção desse título devem acontecer por meio da mídia, principalmente agora que temos um novo acesso ao Centro do município, através da Ponte, que vai proporcionar a vinda de mais turistas. Outra ação para trazer benefícios ao comércio é a sinalização. Queremos implantar placas sinalizando Ilhota como a Capital Catarinense da Moda Íntima e Praia. Além disso, implantaremos placas informativas para os turistas se localizarem dentro do município. O SEBRAE atua há 3 anos no município e é um programa que será mantido em nosso governo, já que vem beneficiando o setor empreendedor com viagens técnicas, consultoria e treinamento. Ilhota Fashion Day também é uma ação que será continuada.

Cruzeiro: Hoje, o Centro de Ilhota não possui estrutura suficiente para receber a quantidade de turistas que vem à cidade para fazer compras. Há em seu plano de governo uma proposta de reurbanização na área Central?
Keka: O Edital de revitalização da Rodovia Jorge Lacerda já foi lançado pelo Governo do Estado, do qual precisamos ter maior conhecimento, já que é padronizado pelo Estado. A partir deste, damos continuidade ao plano de limpeza e embelezamento urbano.

Cruzeiro: Os moradores de Ilhota já sofreram muito com enchentes e desmoronamentos. Em seu plano de governo, há uma estratégia para evitar que os ilhotenses sejam prejudicados, novamente, em caso de uma catástrofe?
Keka: O município de Ilhota está inserido no Plano Pacto por Santa Catarina. Neste contexto, partes dos estudos já foram encaminhadas ao Governo do Estado, para a elaboração dos projetos de prevenção, do qual, um deles prevê a construção de diques, não somente em ilhota,

Comentários

ACACIO.
23/09/2016 14:01
o gestor não pode falhar, tem que governar com a sociedade e criar oportunidades para a sociedade e não mais usar a maquina para beneficiar alguns apadrinhados. Com tantas falcatruas que vimos nos últimos anos muitos políticos perderam a credibilidadade perante a sociedade.Vejamos que o Lula fez uso da democracia para corrompe-la e se acha que descobriu o mundo e esta vivendo numa ilusão.A sociedade quer respeito com a coisa pública senão a casa cai.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.