Prefeitura de Gaspar emite nota sobre morte de idosa do Sete de Setembro com coronavírus - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura de Gaspar emite nota sobre morte de idosa do Sete de Setembro com coronavírus

19/11/2020
Prefeitura de Gaspar emite nota sobre morte de idosa do Sete de Setembro com coronavírus

A Prefeitura de Gaspar emitiu uma nota de esclarecimento em relação à morte de uma idosa de 78 anos, moradora do bairro Sete de Setembro, que faleceu na terça-feira, dia 17. Ela entrou na contagem oficial de mortes por coronavírus na quarta, dia 18, um dia após o óbito, data em que o exame teve como resultado ‘positivo’.

A confirmação de mais uma morte por Covid-19 em Gaspar foi noticiada pela prefeitura e divulgada pelos veículos de comunicação. Nas redes sociais, porém, familiares informaram que a idosa morreu vítima de um AVC.

Diante do conflito de informações, a prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento, que confirma o coronavírus como causa da morte. Confira a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Gaspar, primeiramente, se solidariza com a família enlutada nesse momento de dor. Esclarecemos que é o Governo do Estado, através da Vigilância Epidemiológica, que determina os casos contabilizados como óbito por COVID-19. No caso dessa senhora em questão, assim como já ocorreu em outras ocasiões, o resultado do exame confirmando o coronavírus foi emitido pelo laboratório após o óbito. Nesses casos, a Vigilância Epidemiológica, por protocolo, considera o coronavírus como uma das causas da morte, pois já foi comprovado que o vírus provoca ou agrava outras condições de saúde, como acidente vascular cerebral, insuficiência pulmonar, falência dos rins, trombose, entre outros. Também é importante reforçar que nem a Prefeitura, nem o Hospital, nem qualquer outro órgão recebe qualquer quantia por óbito ou caso registrado. Inclusive, a UTI de COVID-19 do Hospital de Gaspar, assim como outros hospitais da região, já não recebe mais os recursos do Ministério da Saúde e tem sido mantida aberta com recursos próprios do município. Compreendemos a dor da família neste momento, porém reforçamos que todos os protocolos estão sendo seguidos."

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1978
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.