Prefeitura de Gaspar pretende lançar nova licitação para transporte coletivo até junho - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura de Gaspar pretende lançar nova licitação para transporte coletivo até junho

25/01/2016
Prefeitura de Gaspar pretende lançar nova licitação para transporte coletivo até junho

O rompimento do contrato entre a Prefeitura de Blumenau e o Consórcio Siga, responsável pelo transporte coletivo do município desde 2007, foi anunciado pelo prefeito Napoleão Bernardes no sábado, dia 23, e despertou novamente o debate sobre os serviços de transporte público prestados nos municípios do Vale do Itajaí.

Em Gaspar, uma ação popular questiona na Justiça a licitação realizada em 2002, vencida pela empresa Auto Viação do Vale. Em novembro de 2014, uma decisão da 1ª Câmara do Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, TJ-SC, confirmou a sentença da Comarca de Gaspar que declarou nula a licitação e o contrato de concessão, mas a prefeitura recorreu.

No entanto, mesmo questionando a decisão, desde o ano passado a Prefeitura de Gaspar confirma que pretende refazer a licitação para o transporte coletivo. Como o atual contrato de concessão vence em outubro de 2017, o Executivo decidiu antecipar em alguns meses os preparativos para a concorrência.

Em dezembro, a prefeitura contratou uma empresa de Curitiba, a BK2 Engenharia, para realizar estudos como planilha de custo, fluxo de caixa e modelos de transportes urbanos. Os levantamentos devem ser entregues até março e vão basear o edital de licitação para contratação da nova empresa responsável pelo serviço. “Nossa intenção é publicar a nova licitação ainda neste primeiro semestre”, garante o assessor da Secretaria de Planejamento, Gilberto Goedert.

Impasse em Blumenau não afeta linhas intermunicipais

A Viação Verde Vale, uma das três companhias que compõem o Consórcio Siga e que, com a decisão deste fim de semana, deixou de prestar o serviço em Blumenau, é também responsável por linhas de transporte intermunicipal entre as cidades de Ilhota, Gaspar e Blumenau. Segundo a administração da companhia, o imbróglio que envolve o transporte coletivo de Blumenau em nada afeta a prestação do serviço intermunicipal, que continua normalmente. Atualmente, 20 ônibus compõem a frota que percorre as linhas entre Ilhota, Gaspar e Blumenau.



Mais sobre o assunto:
- Sem ônibus: Prefeitura de Blumenau anuncia rompimento com Consórcio Siga

 

 

Edição 1734

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.