A Prefeitura de Gaspar vai começar a emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. O documento é gerado e armazenado eletronicamente com o objetivo de registrar as operações de prestação de serviços e será utilizado em substituição às notas fiscais de serviços convencionais, que atualmente são impressas em papel.
Segundo o diretor do departamento de tributos, Gelásio Hammes, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é exclusiva para prefeituras e não há obrigatoriedade de usá-la, porém para buscar maior facilidade a Administração Municipal decidiu implantar o sistema em Gaspar. A ideia não é nova, mas como é um processo demorado e tem um grande custo, apenas agora a Prefeitura decidiu colocá-la em prática. ?Além disso, os contadores também estão nos pedindo, pois trará uma série de benefícios para nós, para as contabilidades e para os prestadores?, diz. A Tomada de Preços Nº 45/2012 foi assinada pelo prefeito Pedro Celso Zuchi no dia 9 de março. O valor estimado é de R$ 158.963,29 com instalação, integração e treinamento de pessoal para utilização do sistema e a licitação será aberta no dia 16 de abril.
Para a Prefeitura, a facilidade de gerenciamento de informações é o fator principal da utilização do sistema. A facilidade para os gasparenses é que evitarão burocracia, e para os contadores a nota manual será esquecida e as informações serão em tempo real, o que tornará o trabalho mais prático e rápido. ?Os livros fiscais serão gerados automaticamente, então será muito mais prático?, explica Gelásio.
Ainda segundo o diretor, o sistema de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica trará economia para a Prefeitura, principalmente por não precisar mais fazer notas manuais. ?Em Blumenau e Itajaí, por exemplo, o sistema já está sendo utilizado, nunca conversei para saber a opinião deles, mas pelo que já ouvi, realmente funciona?. Gelásio diz também que acredita que a arrecadação também aumentará, mas ainda não pode precisar em quanto será esse aumento.
Rodrigo Merlini, responsável pela parte fiscal da Contabilidade Francis, acredita que esse tipo de sistema será muito benéfico para o município. ?Com ele, haverá baixa de custo, maior praticidade e eficiência, além de tornar até mais fácil, pois hoje é feito de forma manual?, fala.
Edição 1374
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).