Procissão vai levar imagem de São Pedro pelo rio Itajaí-Açu em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Procissão vai levar imagem de São Pedro pelo rio Itajaí-Açu em Gaspar

16/06/2024

Estamos nos aproximando de mais uma festa de São Pedro Apóstolo e, este ano, ela vem com uma novidade: a retomada da Procissão de São Pedro pelas águas do rio Itajaí-Açu. A procissão vai acontecer no dia 30 de junho, domingo, e vai conduzir a imagem do santo padroeiro de Gaspar até a tradicional missa dos festeiros.

Como nos anos anteriores, a imagem de São Pedro vai sair da Igreja Matriz na noite de sábado, dia 29. Ela ficará na Comunidade Santa Clara, no Poço Grande, até a madrugada de domingo, quando será transportada em um barco de pesca, em uma calorosa procissão fluvial.

A concentração para a procissão será na Extração de Areia Deschamps, em frente ao Moendão, no bairro Poço Grande. A saída está marcada para às 6h e a previsão de chegada no Centro de Gaspar é 8h45, momentos antes da missa dos festeiros, que inicia às 9h. “Ao celebrar a 174ª edição da Festa de São Pedro Apóstolo, sua imagem será conduzida festivamente numa barca em procissão pelas águas do rio Itajaí-açu, recordando a missão que ele recebeu do próprio Jesus de ser o guia e líder da sua Igreja, cuja liderança hoje é exercida pelo nosso Papa Francisco”, disse o pároco frei Pedro da Silva.

A comunidade pode participar da procissão em caiaques, bateras, barquinhos e demais embarcações. No sábado, dia 29, ás 14h, as embarcações devem estar no local para serem enfeitados. Haverá segurança durante a noite. “É preciso muito emprenho e dedicação para organizar a procissão. Mas, temos um grupo muito empenhado em fazer um lindo momento”, garante Gilberto Schmitt, que organiza a procissão junto de um grupo de voluntários.

A procissão tem o apoio da Defesa Civil de Gaspar e autorização da Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, que vai acompanhar a procissão como forma de prevenção e apoio.

Informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (47) 99991-6652.

Festa de São Pedro

A programação festiva da Festa de São Pedro inicia no dia 26 de junho, quarta-feira, com a tradicional macarronada das 18h às 22h. No dia 27, os festejos populares acontecem com venda de churrasco, pastel, cachorro quente, bolo, sonho, quentão e demais comidas típicas e também atrações como roda da fortuna e roda dos brinquedos. Ela segue na sexta-feira, sábado e domingo.

 

 

 

Edição 2157
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.