Quarta-feira de cinzas marca início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade - Jornal Cruzeiro do Vale

Quarta-feira de cinzas marca início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

17/02/2021
Quarta-feira de cinzas marca início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

Nesta quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro, acontece o início da Quaresma e também a abertura da Campanha da Fraternidade 2021. Em Gaspar, a data será marcada por quatro missas. Logo no período da manhã, às 8h, os fiéis se reuniram na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Mais tarde, às 19h, acontecem as outras três celebrações: uma na Matriz, uma na Comunidade Bom Jesus e outra na Capela Santa Terezinha. Em ambas as missas haverá a imposição das cinzas.

Quaresma

A quaresma é um período instituído pela igreja católica e representa os 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa. Este intervalo é tido como um momento de reflexão, com muitos católicos optando por jejuns, restrições alimentares e resguardo de comemorações.

Campanha da Fraternidade

A 57ª edição da Campanha da Fraternidade que inicia nesta quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro. Tem como tema ‘Fraternidade e diálogo: compromisso de amor’. A campanha tem como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

De acordo com o frei Paulo Moura, pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, a campanha sugere um momento de conversão e mudança de vida. “É um convite à fraternidade, ao diálogo, à unidade e ao amor. Ou seja, diante de uma sociedade tão polarizada e, muitas vezes, tão odiosa, que tem dificuldade de conversar com o diferente, a campanha quer resgatar justamente esses valores. Apesar das diferenças, somos todos irmãos”, destaca.

Secretário executivo de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o padre Patriky Samuel Batista afirma que a campanha convoca a edificar um novo humanismo alicerçado na ética cristã. “Não podemos permanecer indiferentes a esta realidade que banaliza a vida, gera conflitos, violências, discriminações e radicalizações”.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1990

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.