Quer saber se você foi convocado para trabalhar nas eleições deste ano? - Jornal Cruzeiro do Vale

Quer saber se você foi convocado para trabalhar nas eleições deste ano?

18/09/2020
Quer saber se você foi convocado para trabalhar nas eleições deste ano?

Os eleitores que irão trabalhar nas próximas eleições podem ter acesso à confirmação de sua convocação preferencialmente pelo Portal do Mesário, ambiente digital criado especialmente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A informação foi repassada essa semana pelo chefe do cartório eleitoral de Gaspar, João Paulo Panini. Ele lembra que, diante do grande número de acessos em alguns horários, o sistema apresenta instabilidades. “Caso o eleitor não possua cadastro no Portal do Mesário, a convocação pode ser enviada por: WhatsApp, e-mail, correspondência ou Oficial de Justiça”, alerta o chefe do cartório de Gaspar. As convocações oficiais para mesários iniciaram no dia 18 de agosto.

Em relação às normas de segurança e distanciamento social para garantir os cuidados contra o Covid-19, João Paulo informa que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) estabelecerão protocolos específicos para o dia da eleição. Para assegurar a segurança e saúde dos mesários, cada eleitor convocado terá à sua disposição, nos dias das eleições, máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da Seção Eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será realizado online sempre que possível.

No dia da eleição, o mesário é responsável, entre outras atribuições, por abrir os trabalhos eleitorais, receber os eleitores na Seção Eleitoral e identificá-los, liberar a urna eletrônica para o exercício do voto, entregar o comprovante de votação e enviar a mídia de resultado para a Junta Eleitoral.

Caso o mesário não compareça no dia da eleição, há uma multa a ser fixada pelo Juiz Eleitoral, de acordo com cada situação de cada eleitor e os prejuízos causados pela ausência do mesário ao funcionamento da respectiva Seção Eleitoral. Serão convocados 464 mesários em Gaspar e 108 em Ilhota.

Mesários Voluntários

Juliana Maria Deschamps foi voluntária nas últimas eleições e essa será a segunda vez que colabora com a democracia. Na primeira oportunidade, foi segunda mesária e em 2020 será primeira mesária, que pode substituir o presidente em caso de ausência; passa verbalmente o número do título de eleitor ao presidente, e pode cumprir outras funções que sejam pedidas pelo presidente. “Gostei bastante da experiência, é uma grande oportunidade de participar de um dos eventos mais importantes para a democracia. Na primeira vez que trabalhei, coloquei meu nome à disposição, e nesse eleição recebi a convocação automaticamente”, conta Juliana.

Juliana ressalta que essa eleição será bem diferente e que está recebendo treinamento online essa semana. “As mudanças ocorridas devido ao coronavírus se coincentram mais em relação às medidas de segurança para evitar a contaminação, como o uso de máscaras, distanciamento entre mesários e eleitores, uso de álcool em gel e horário das votações ampliado. O eleitor deverá levar a sua própria caneta, dentre outras mudanças”, lembrou.

Atualmente, o Portal do Mesário conta com mais de 30 mil voluntários cadastrados e é o canal de comunicação da Justiça Eleitoral catarinense com esse público. Os interessados em trabalhar nas eleições municipais de 2020 em Santa Catarina ainda podem se inscrever acessando o Portal do Mesário e informando seus dados. Ao se cadastrar, o eleitor poderá ser convocado pelo juiz eleitoral do município onde está inscrito para votar.

Além de se inscrever nos programas Mesário Voluntário e Universitário, por meio do Portal do Mesário é possível retirar a sua Declaração de Trabalhos Eleitorais prestados (caso tenha atuado em eleições passadas).

 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale

 

Edição 1969
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.