Sempre que chove forte por vários dias, Luciane de Jesus Dias já fica apreensiva. A moradora da rua Frei Canísio, no bairro Coloninha, sabe que sua rua é uma das primeiras a ser atingida por uma enchente e nem sempre o alerta da Defesa Civil chega em tempo hábil para retirar os móveis de casa. ?No ano passado, perdi quase tudo, pois estava trabalhando e não tive como retirar minhas coisas de casa?, conta.
Para ajudar famílias como a de Luciane a salvar os pertences em casos de enchente, o Governo do Estado vai adquirir um radar meteorológico que promete prever eventos naturais adversos com até três horas de antecedência. A aquisição do equipamento foi anunciada pelo governador Raimundo Colombo nesta quarta-feira, 22, durante o lançamento do Plano diretor com ações de prevenção de desastres na Bacia do Rio Itajaí. Além do radar, o Plano prevê diversos investimentos na região do Vale do Itajaí.
Mari Ines Testoni Theiss, diretora da Defesa Civil de Gaspar, destaca a importância do novo modelo de monitoramento para alertar a comunidade do Vale. ?Vamos receber informações de desastres naturais com mais antecedência, o que permitirá que possamos agir com mais eficácia?, afirma.
Representantes da Defesa Civil de Gaspar vão participar da apresentação do Plano na tarde desta quinta-feira, 23, em Blumenau. O prefeito Pedro Celso Zuchi também estará no encontro. Ao todo, o projeto compreende 13 ações com medidas estruturais e não-estruturais e o valor para implantação total é de R$ 2 bilhões, com duração de cinco anos a partir do início das obras.
Ações
As ações contemplam Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí; sobrelevação das Barragens de Taió e de Ituporanga; medidas de prevenção de escorregamentos em rodovias; construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim; construção de sete barragens de pequeno porte; construção de uma barragem de médio porte a montante do Rio Itajaí-Mirim; e obras de melhoramentos no canal do rio em Taió, Rio do Sul, Timbó, Blumenau e Ilhota.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Gaspar não receberá investimentos, pois os estudos técnicos feitos por especialistas apontaram os locais onde as obras seriam necessárias e estas obras irão beneficiar toda a bacia do rio Itajaí-Açu.
Edição 1364
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).