Reajuste na tarifa de água pega comunidade de surpresa - Jornal Cruzeiro do Vale

Reajuste na tarifa de água pega comunidade de surpresa

19/03/2012

fotopg10abrecolorMD.jpgDepois do reajuste na tarifa da coleta do lixo, que em fevereiro aumentou 15%, agora é a vez dos gasparenses pagarem mais caro pela água que consomem diariamente. A partir de 1º de abril o preço da tarifa e dos serviços prestados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Samae, terão um reajuste de 5,47%.

O valor é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, referente aos meses de março de 2011 a fevereiro de 2012. De acordo com o diretor-presidente do Samae, Lovídio Bertoldi, a autarquia procurou reajustar o valor mínimo possível. ?Procuramos alterar o valor apenas sobre o INPC. Em alguns casos também é levada em consideração as variações sofridas dos preços de produtos químicos e de energia?, argumenta.

As únicas fontes de recursos do Samae são a arrecadação das tarifas de água, de serviços prestados a população, e de aplicações financeiras. ?A medida se faz necessária pelo fato de que o Samae além de cuidar do tratamento e abastecimento da água é responsável também pela coleta, transporte e destino final dos resíduos sólidos na cidade e das ligações prediais de esgoto?, salienta o diretor.

nelsonPQ.jpgPara a comunidade, que passará a pagar mais caro pela água utilizada, o reajuste não é visto com bons olhos e a situação é incômoda. Nelson José dos Santos diz que não sabia ainda que haveria um aumento na tarifa de água, mas acha desnecessário. ?Não acho isso certo, pelo contrário, para mim é um absurdo. A taxa de lixo já ta lá em cima e agora a água também? O nosso salário que deveria aumentar, nunca aumenta?, destaca. Para Nelson, toda a comunidade achará caro. Amarildo Muller também não concorda com o reajuste. ?Isso é muito errado. A gente vive pagando coisas a mais e depois não sabe onde foi parar nosso dinheiro. Não sabia que teria essa mudança no valor, mas não sou a favor?, comenta.

francieliPQ.jpg

Receber água tratada em casa é de extrema importância, além de ser uma prioridade, porém torna-se complicado para muitas pessoas pagarem o valor da tarifa que agora será mais cara. ?Eu não sabia desse reajuste, mas não é nada legal. Pagamos tantos impostos e quase não vemos resultados, e agora vamos pagar ainda mais para receber água na nossa casa? Pode ser uma melhoria, mas não concordo?, afirma Fábio Ferrari. Para Francieli Medeiros, o reajuste na tarifa de água também não é bem vindo. ?É complicado eles aumentarem até isso agora, pois nosso salário continua sempre o mesmo. Ter água é um direito nosso e não acho que deveríamos pagar tão caro por ela?, sugere.

 

 

Água vai ficar 5,47% mais cara a partir de abril

Depois do reajuste na tarifa da coleta do lixo em 15%, agora é a vez do gasparense pagar mais caro pela água que consome diariamente. A partir de 1º de abril o preço da tarifa e dos serviços prestados pelo Samae terão um reajuste de 5,47%. O valor é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, referente aos meses de março de 2011 a fevereiro de 2012 que foi de 5,47%.
 
Segundo o diretor-presidente do Samae, a Autarquia procurou reajustar o valor mínimo possível. ?Procuramos alterar o valor apenas sobre o INPC. Em alguns casos também é levada em consideração as variações sofridas dos preços de produtos químicos e de energia?, argumenta Lovídio.
 
A arrecadação das tarifas de água, de serviços prestados a população e de aplicações financeiras são as únicas fontes de recursos da autarquia. ?A medida se faz necessária pelo fato de que o Samae, além de cuidar do tratamento e abastecimento da água, é responsável também pela coleta, transporte e destino final dos resíduos sólidos na cidade e das ligações prediais de esgoto?, salienta o diretor.

Clique AQUI para ler sobre o reajuste do lixo.

Edição 1372

Comentários

allan santiago
20/03/2012 14:55
INFELIZMENTE VIVEMOS EM UM PAÍS QUE DETONA A CIDADANIA DO POVO POR MEIO DE TAXAS E IMPOSTOS, NÃO TEMOS NO BRASIL NENHUM SERVIÇO DIGNO DE VALORES EM DINHEIRO, SEMPRE TEMOS A SENSAÇÃO DE QUE "PODERIA SER MELHOR" QUANDO ISSO IRÁ ACABAR?
QUANDO O POVO QUE JÁ É EM 65% MISERAVEL, SE TORNAR DESGRAÇADAMENTE MAIS MISERÁVEL AINDA...ENFIM QUANDO NÃO PODERMOS PAGAR AS TAXAS DITADAS PELOS GOVERNANTES E MONOPOLISTAS.....POXA FALEI BONITO EM KKKK
Aldair Marcos
19/03/2012 18:42
Para reajustar a tarifa da água a Samae faz reuniões, cálculos e mais cálculos. Como se fosse um mal necessário. Queria ver a cúpula da Samae perder noites de sono e fazer reuniões até altas horas da noite para conseguir oferecer um serviço à altura dos valores cobrados.
As empresas privadas aumentam seus preços quando podem oferecer um diferencial em seus produtos e serviços.
E a Samae está trazendo à população esse diferencial?
Nós até aceitamos um reajuste de até 50%, se for necessário, desde que haja qualidade na água e nos serviços prestados.
Esse aumento não é justificável, não é tolerável e nem admissível.
O aumento vai chegar.Como eu gostaria que com ele chegasse a água também, principalmente no final do dia e nos fins-de-semana.
Lord EPS
19/03/2012 14:14
Até que emfim esse tal de Luciano Da Cunha falou algo que preste!
Isso é verdade, a qualidade da água é muito ruim.
Eu só tomo água mineral, pois não consigo tomara nossa água...
LUCIANO DA CUNHA
19/03/2012 11:37
AUMENTAR É FÁCIL, E AUMENTAR A QUALIDADE DA ÁGUA NADA,

SINTO UM GOSTO DE CLORO FORTE NA ÁGUA EU TENHO UM PROCESSADOR HIDROCINÉTICO DE ÁGUA EM CASA E QUEM NÃO TEM,

TOMEM VERGONHA NA CARA E MELHOREM A QUALIDADE DA ÁGUA.
Eliane de Souza Ribeiro
19/03/2012 11:21
Ao invés de aumentar a água, que antigamente não pesava tanto no bolso do trabalhador como pesa hoje, pq vcs que vivem mamando na teta do povo (os comicionados) do samae não cuidam dos vazamentos, já que se perde tanta água em vazamentos e não parem de contratar comicionados!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.