Gaspar acaba de bater um recorde negativo: a cidade possui mais de mil pessoas em isolamento com coronavírus. O número foi confirmado em live feita pela prefeitura de Gaspar no início da noite desta segunda-feira, dia 17 de janeiro.
Somente sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de janeiro, foram realizados 403 testes que tiveram resultado positivo. Somando aos resultados dos exames feitos na segunda, dia 17, que ainda não foram contabilizados oficialmente, Gaspar passa das mil pessoas infectadas.
Este é o maior número de pessoas com a doença ativa registrado em Gaspar desde o início da pandemia. Antes, o pico havia sido 655 pessoas com a doença ativa. Também nesta segunda, dia 17, Gaspar estava com uma pessoa internada devido à doença.
O sistema de saúde não só de Gaspar, mas de toda a região, está em colapso. Isso é o que afirma o prefeito Kleber Wan-Dall, o médico infectologista Dr. Ricardo Freitas e a secretária de Saúde Silvania Janoelo dos Santos. “Uma onda dessa magnitude costuma durar em torno de 60 dias. São 30 subindo e 30 descendo. Então estamos na metade da subida. Os próximos dias devem ser de muitos atendimentos. Pedimos às pessoas que compreendam que vai haver tempo de espera por atendimento no hospital e Centro de Triagem. E todos tem que entender que as prioridades são os grupos de risco e pessoas em situação mais grave de saúde. A demanda é muito grande”.
Conforme dados repassados pela secretária de Saúde, os atendimento no Centro de Triagem aumentaram em 600%, no hospital 400% e os casos de pessoas com a doença ativa aumentaram em 300%.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).