De acordo com o Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, o volume de chuva significativo melhorou a situação de Santa Catarina no último mês. Apesar disso, a distribuição não foi homogênea entre os municípios. Ou seja, algumas regiões seguem enfrentando algum tipo de problema no abastecimento impactado pela estiagem. O próximo estudo, feito pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), será realizado em 30 dias.
Dentre as 279 cidades catarinenses, pelo menos 212 estão em estado de normalidade. Outra 40 em atenção; 25 em alerta; e duas em crítico. O levantamento observa que o abastecimento ainda prejudicado na zona rural, enquanto na área urbana ocorre uma recarga mais aparente.
Diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Leonardo Ferreira diz que, com o relatório, fica comprovado que precisamos continuar economizando água. “Solicitando que os cidadãos usem este recurso natural de forma consciente. O governo já anunciou uma série de medidas, como a autorização prévia de perfuração de poços, o financiamento sem juros para a construção dos mesmos, além de caminhões pipa, cestas básicas para a população rural”.
– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;
– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
– Não lave a louça com água corrente, abra a torneira apenas para enxaguar;
– Não use a água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde;
– Não use mangueira, e sim balde e pano para lavar o carro;
– Verifique se não há vazamentos na tubulação de água;
– Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia;
– Reaproveite água.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).