Mais do que ganhar ovos de presente, a Páscoa é momento de celebração. É momento de reunir pais, tios, tias, netos, sobrinhos e amigos para celebrar a ressurreição de Cristo. Rosvéria Bernardes, de 50 anos, vai passar o domingo de páscoa com a família. Para a moradora do bairro Sete de Setembro, a Páscoa é a oportunidade que as famílias têm de se aproximar. ?É quando podemos refletir sobre nossos atos, podendo agradecer e pedir a Deus por coisas boas, como saúde e amor?, diz.
Assim como todos os anos, os dias que antecedem a Páscoa são atípicos para as paróquias de Gaspar, com grande movimentação de fiéis nas programações especiais preparadas para a quaresma. Há anos, Rosvéria participa das missas realizadas em Gaspar. ?No domingo vou participar da tradicional missa na Matriz?, diz a mulher, que também será uma das fiéis na celebração que acontece hoje à tarde.
A programação preparada para os católicos segue até domingo. Até este dia, as paróquias do Centro, Belchior, Bela Vista e Barracão vão receber centenas de fiéis em suas igrejas para celebrar a paixão de Cristo. Hoje, as comunidades vão receber os moradores para a tradicional celebração com procissão. No sábado, acontece a vigília pascal e no domingo a missa de Páscoa.
Segundo frei Germano Gesser, pároco da Igreja Matriz, Páscoa é momento de celebrar a ressurreição. ?É a passagem da escravidão para a liberdade. Com Jesus, se renovou um novo tempo?, explica.
Luteranos
Os luteranos também celebram a Páscoa como um momento especial e a quaresma também faz parte de suas comemorações. ?Ela é centro da fé cristã. Ela não pode ser restrita ao culto, mas sim partilhada todos os dias?. Assim a Páscoa é definida pelo pastor Edwin Fickel, da Igreja Luterana de Gaspar.
Sobre a data
A Páscoa é considerada a maior e mais importante festa da cristandade. Ela celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que para os cristãos morreu na cruz e permaneceu durante três dias em um sepulcro até a ressurreição. A palavra Páscoa vem da palavra hebraica ?pesach? e do gredo ?pascha?, que significam ?passagem?. Passagem esta da morte para a vida, significando a ressurreição. Hoje, diversos símbolos representam a data. São eles: Coelho, cordeiro, círio pascal, pão e vinho, colomba pascal, sino, quaresma e óleos santos.
Em Ilhota
A Igreja São Pio X, de Ilhota, também preparou sua programação de Páscoa. Hoje, às 18h, acontece a celebração da paixão, juntamente com a encenação da paixão na praça da Prefeitura. No sábado, dia 7, às 19h30, acontece a vigília pascal, com a bênção do fogo. E no domingo, às 8h, a igreja ficará repleta de fiéis que vão participar da missa especial de Páscoa.
Restaurantes oferecem almoço especial
Apesar de muitas famílias aproveitarem o feriado de Páscoa para viajar, a opção de grande parte dos gasparenses é ficar na cidade, participar da programação especial preparada para a semana santa e, no domingo, almoçar na casa da família ou em restaurantes da cidade.
Aqueles que escolherem a segunda opção para o almoço de Páscoa devem ficar atentos, pois nem todos os restaurantes vão estar atendendo neste domingo. Em Gaspar, o atendimento acontece normalmente no Restaurante Raul?s, Churrascaria Toni, Churrascaria Estrela Grill e Complexo Schmitt Lazer e Gastronomia, que funciona junto à Das Bier, no Belchior. O restaurante Manollo e a nova unidade do Estação Restaurante, que fica ao lado da sede do Corpo de Bombeiros, também atendem normalmente.
O almoço de domingo de Páscoa começa rá a ser servido a partir das 11h30. Em todos os restaurantes a opção de fazer ou não reserva antecipada fica à escolha do cliente.
Paróquia
São Pedro Apóstolo
Sexta
São Cristóvão: 7h30 Via Sacra para Coral de Minas
Matriz: 7h30 Oração da manhã, 9h Via Sacra na Gruta, 10h Celebração penitencial e Confissão
Santa Terezinha: 8h Via Sacra
Virgem de Nazaré: 15h Celebração da Paixão
São Brás: 15h Celebração da Paixão
Bom Jesus: 15h Celebração da Paixão
Santo Antônio: 16h30 Celebração da Paixão
Sábado
Matriz: 7h30 Oração da Manhã, 19h Vigília Pascal
Virgem de Nazaré: 17h Vigília Pascal
Bom Jesus: 19h Vigília Pascal
São Cristóvão: 19h Vigília Pascal
Santo Antônio: 19h Vigília Pascal
Domingo
Matriz: 6h Missa da Aurora, 8h Missa da ressurreição
Santa Paulina: 8h Missa da ressurreição, 19h Missa da ressurreição
Santa Terezinha: 8h Missa da ressurreição
N. S. Fátima: 8h Missa da ressurreição
São João Batista: 9h30 Missa da ressurreição
Santa Clara: 9h30 Missa da ressurreição
Paróquia do Belchior
Sexta
6h às 12h Vigília Eucarística
15h Celebração da Paixão
19h Procissão luminosa com Senhor morto
Sábado
20h Vigília pascal
Domingo
8h Missa de páscoa
Paróquia do Bela Vista
Sexta
8h Confissões na Comunidade Santa Bárbara
9h Caminhada penitencial da Comunidade Santa Bárbara até a Comunidade São Francisco de Assis
15h Celebração da Paixão de Nosso Senhor ? Matriz
19h30 ? Procissão com o Senhor Morto - Matriz
Sábado
18h Celebração Eucarística - Comunidade Santa Bárbara
19h30 Celebração Eucarística ? Benção do Fogo Novo e Benção da Água ? Matriz
Domingo
08h ? Celebração Eucarística - Comunidade São Francisco de Assis
Edição 1377
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).