O abastecimento de água na rua da Conceição, no bairro Poço Grande, bem na divisa de Gaspar e Ilhota, gera reclamações há anos. Mas, no fim de abril, uma importante reunião debateu o futuro da rede de água naquela localidade. O encontro foi formado por moradores, o vereador Giovano Borges e representantes do Samae de Gaspar e da empresa Ilhota Saneamento, que atua no tratamento e rede de água de Ilhota.
De acordo com o morador Thiago Junio, foram apresentadas três alternativas à comunidade. A primeira era que o Samae de Gaspar assumisse 100% do serviço. "Para que isso ocorresse, precisaria fazer a substituição de toda a rede que existe atualmente e seus respectivos hidrômetros", explica o morador.
Thiago diz que a autarquia gasparense não aceita fornecer água para o bairro com a atual tubulação (antiga e defasada). "A rede de Gaspar gera uma pressão de 70 e, na rede atual que temos, a pressão é de 30. A atual tubulação não daria conta da pressão da rede de água do Samae de Gaspar". Caso os moradores aceitassem desta forma, logo em seguida iniciaria as obras de tubulação. Porém, a taxa de água de Gaspar é mais alta que Ilhota, o que aumentaria a fatura dos moradores.
A segunda opção consistia na compra da água do Samae de Gaspar pelo Ilhota Saneamento. "A proposta então seria colocar um registro/redutor onde acaba a rede de água de Gaspar e inicia a atualmente a rede de água onde a empresa de Ilhota Saneamento é responsável. Desta forma, nossa comunidade receberia água de Gaspar com a mesma pressão que temos. Sendo assim, os moradores terão água de Gaspar e continuam com uma taxa mais baixa sendo de responsabilidade da empresa de Ilhota. E não precisa fazer a troca de tubulação e hidrômetros", destaca Thiago.
Já a terceira e última opção era continuar com o serviço do jeito que está, com a rua sendo abastecida por Ilhota, mas realizar as devidas manutenções e melhoria para a comunidade pertencente ao município de Gaspar.
Segundo o vereador Giovano Borges, liderança que acolheu a demanda dos moradores da rua da Conceição, foi estabelecido que o Samae de Gaspar vai fornecer água para a empresa Águas de Ilhota, responsável pela gestão das redes de água naquela área, assegurando assim o abastecimento contínuo. "A data para as melhorias ainda não está definida, mas podemos adiantar que os trâmites burocráticos já estão em andamento e em breve a comunidade será atendida".
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).