Nos últimos dias, Gaspar tem registrado um aumento no número de descarte irregular de sobras de tecidos. Conforme informações do Samae, muitas empresas estão descartando esses itens na coleta convencional ou seletiva, o que não é apropriado. Conforme a legislação vigente estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, as indústrias têm a obrigação de contratar empresas especializadas para realizar esta coleta.
O descarte inadequado pode resultar em diversos problemas ambientais e também pode gerar penalidade para as empresas envolvidas. Todas as empresas que geram resíduos têxteis devem emitir um documento através do Sistema MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Este documento garante a rastreabilidade dos resíduos, desde a sua geração até a destinação final.
Quem identificar um ponto com acúmulo de resíduo ou tiver solicitação relacionada à coleta de resíduos deve entrar em contato com os números (47) 3091-2095 para ligação e (47) 99286-6268 para envio de mensagem pelo WhatsApp.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).