A Secretaria de Saúde de Gaspar, por meio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, promove nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12) no Auditório da Prefeitura uma atividade de capacitação e aconselhamento em DST/AIDS para os enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais da secretaria.
O objetivo do encontro é descentralizar o aconselhamento na atenção básica para disponibilizar o aconselhamento e o exame do HIV às pessoas nas Unidades de Saúde perto de suas residências. Atualmente em Gaspar, o exame é realizado somente no SAE (Serviço de Assistência Especializada HIV/AIDS e Hepatites Virais).
Segundo a Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul e pasletrante do evento, Fabiane da Silva Ananias, 41% dos diagnósticos de HIV no Brasil são descobertos de forma tardia. ?É de fundamental importância oferecer o aconselhamento para a população perto de casa o que possibilita um diagnóstico precose da doença, quando a imunidade ainda está alta. Muitos pacientes só descobrem que estão com HIV, através de outras doenças, quando já estão doentes.
Texto: Assessoria de Imprensa PMG
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).