Por Fernanda Pereira
De zero a dez, que nota você daria para a saúde pública de Gaspar? O Ministério da Saúde deu nota 4,95 para o acesso da população gasparense aos serviços do Sistema Único de Saúde. A nota foi calculada pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde ? IDSUS, divulgado no início deste mês de março. Os dados foram levantados entre os anos de 2008 e 2010.
A cidade Coração do Vale tem o terceiro pior índice dos dez municípios da região, perdendo apenas para as cidades de Brusque, que alcançou 4,86, e Indaial, que teve nota 4,72. Para o coordenador do Programa Agentes Comunitários da Saúde, enfermeiro Arnaldo Munhoz, os índices de Gaspar estão abaixo da média nacional porque o Município não oferece os serviços de média e alta complexidade na cidade. ?Estes serviços são oferecidos pelo Estado, nós encaminhamos os pacientes para tratamentos fora da cidade?, justifica.
O enfermeiro destaca que, nos serviços que são oferecidos na cidade, como vacinação, por exemplo, Gaspar obteve boas notas. ?Conforme os dados apresentados, referente à Atenção Básica, temos um alto índice com relação à eficiência dos serviços prestados. A atenção básica é de gestão 100% municipal e nestes serviços temos autonomia para trabalhar. Estes índices mostram a qualidade do serviço prestado para nossa população?, avalia Arnaldo. (ver Box com notas alcançadas pela cidade em cada item da pesquisa)
Objetivo
O IDSUS tem como objetivo avaliar o acesso da população e a qualidade dos serviços de saúde pública em todo o país. A proposta é de que o IDSUS 2011 sirva de base para que os dirigentes dos três níveis ? federal, estadual e municipal ? tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país. ?O IDSUS 2012 é uma ferramenta que passa a ser incorporada na análise, a ser feita pelos gestores do Sistema Único de Saúde, para detectar falhas e pontos positivos na oferta de serviços e atendimento ao usuário?, explica o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. ?Nos casos em que a avaliação apontar carências, os gestores do SUS, que estão nos estados, municípios e na União, estarão melhor informados para adotar medidas corretivas?, completa Padilha.
O que é o IDSUS
O IDSUS mede a qualidade e as condições de acesso da população aos serviços prestados pelo SUS e leva em consideração três índices: Desenvolvimento Socioeconômico, Condições de Saúde e o Índice de Estrutura do Sistema de Saúde do Município.
O índice é resultado do cruzamento de 24 indicadores, sendo 14 que avaliam o acesso à saúde e outros 10 para medir a efetividade dos serviços. No quesito acesso, é avaliada a capacidade do sistema de saúde em garantir o cuidado necessário à população em tempo oportuno e com recursos adequados.
Entre esses indicadores estão a cobertura estimada de equipes de saúde; a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal; e a realização de exames preventivos de cânceres de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos, e de colo do útero, na faixa de 25 a 59 anos.
Já na avaliação de efetividade, ou seja, se o serviço foi prestado adequadamente, encontram-se itens como a cura de casos novos de tuberculose e hanseníase; a proporção de partos normais; o número de óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI); e o número de óbitos durante internações por infarto agudo do miocárdio.
Dados nacionais
A nota de Gaspar no IDSUS ficou abaixo do índice nacional, que foi 5,47. A região Sul teve pontuação de 6,12, seguida do Sudeste (5,56), Nordeste (5,28), Centro-Oeste (5,26) e Norte (4,67). O estado com maior nota na região Sul é Santa Catarina com 6,29, seguido do Paraná (6,23) e do Rio Grande do Sul (5,90).
Esta é a primeira vez que se propõe um índice como este para avaliar o desempenho da rede pública de saúde no país, em cada município, Estado e região. O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos.
De zero a dez, que nota você daria para a saúde pública de seu município? Esta foi a pergunta que levou o Ministério da Saúde a criar o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde ? IDSUS. Os dados foram levantados entre os anos de 2008 e 2010 e Gaspar tirou 4,95 em um ranking de zero a dez.
A cidade Coração do Vale tem o terceiro pior índice dos dez municípios da região, perdendo apenas para Brusque que tirou 4,86 e Indaial que teve nota 4,72. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início deste mês de março.
A equipe de reportagem vai ouvir a secretária de Saúde, Honorina da Silva, para uma reportagem que você confere na edição desta terça-feira, 20.
A notícia foi dada com exclusividade pleo colunista Herculano Domício, na coluna Olhando a Maré. Confira.
Sobre o Índice
O IDSUS mede a qualidade e as condições de acesso aos serviços prestados pelo SUS. O indicador é formado por grupos homogêneos de municípios e a análise leva em consideração três índices: o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), o Índice de Condições de Saúde (ICS) e o Índice de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM).
Os valores de cada município são baseados na avaliação de 24 indicadores. Dentre alguns há cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde, saúde bucal, cobertura com vacina tretavalente em menores de 1 ano, proporção de nascidos vivos com mães com no mínimo sete consultas, proporção de óbitos em menores de 15 anos na UTI, proporção de parto normal, dentre outros.
edição 1372
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).