A JBS informou na segunda-feira, dia 30 de novembro, que concluiu a aquisição dos ativos de margarina e maionese da Bunge no Brasil, por meio de sua controlada Seara. Além da unidade de Gaspar, também fazem parte da aquisição outras duas fábricas que pertenciam à Bunge e estão localizadas nas cidades de São Paulo e Suape (PE).
A aquisição dá à JBS os direitos sobre marcas como Delícia, Primor e Gradina, o que fortalece a posição da companhia no mercado de margarinas no Brasil, também otimizando sua plataforma de distribuição, segundo o comunicado. A compra foi anunciada em dezembro de 2019 e envolveu R$ 700 milhões.
Desde o anúncio, o processo estava sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em 18 de novembro, o órgão aprovou, sem restrições, a venda do negócio de margarina e maionese. Apesar de a operação gerar uma concentração de 30% a 40% no mercado de margarinas, o Cade entendeu que há “elevada rivalidade” nesse setor e que, com isso, a competição estaria mantida. “As informações são suficientes para afastar preocupações no que se refere à concorrência, especialmente em relação às condições de rivalidade no mercado nacional de margarina”, disse o relator, conselheiro Luis Braido.
A operação deve representar um crescimento no faturamento superior a R$1,2 bilhão à receita anual da Seara. Em comunicado à imprensa, a Seara inforou que essa aquisição "está em linha com a estratégia da companhia de expandir seu portfólio de produtos de maior valor agregado e com marca". Produtos como óleos envasados, gorduras e óleos especiais permanecem no portfólio da Bunge.
A JBS informou ainda que "a aquisição destaca a posição da Seara no mercado de margarinas no Brasil e trará ao consumidor inovação e mais opções de qualidade", disse em nota o CEO da Seara e da JBS América do Sul, Wesley Batista Filho.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).