Secretária afirma que bicicletários estão no planejamento - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretária afirma que bicicletários estão no planejamento

07/03/2012

Para driblar os longos congestionamentos na área central de Gaspar só mesmo andando a pé ou de bicicleta. Foi pensando em incentivar o uso da magrela que o vereador Rodrigo Althoff, PV, propôs que a Prefeitura instale três bicicletários nos bairros mais próximos da área central. A proposta foi apresentada na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 6, e será encaminhada ao prefeito Celso Zuchi ainda esta semana.

Para Rodrigo, muitas pessoas deixam de utilizar a bicicleta por não ter onde deixá-la quando chegam na área central. ?Minha proposta é de que os bicicletários sejam instalados na entrada dos bairros Margem Esquerda, Gasparinho e Santa Terezinha, assim as pessoas saem de casa e vêm até a saída do bairro de bicicleta e depois andam a pé?, propõe.

A ideia é vista com bons olhos por Maria Eleotéria Junges. A moradora da Margem Esquerda usa a bicicleta para tudo e sempre que vem ao Centro deixa o veículo em uma oficina, pois tem medo que seja roubado. ?Acho que seria muito bom ter onde deixar minha bicicleta com segurança?, afirma a ciclista.

Atualmente, Gaspar possui apenas um pequeno bicicletário público, em frente à Prefeitura. Algumas empresas como fábricas e supermercados oferecem o equipamento para seus colaboradores e clientes.
Patrícia Scheidt, secretária de Planejamento e Desenvolvimento, destaca que há dotação para a instalação destes equipamentos na cidade e que inclusive serão instalados alguns na área que está sendo reurbanizada, no centro. ?Vamos avaliar a proposta do vereador, ver se os locais indicados são viáveis e então buscar este benefício para a comunidade. a população gasparense utiliza muito as bicicletas e por isso entendemos a importância de ter este local para guardá-las com segurança?, destaca a secretária.

Ciclovias
Outro fator que inibe as pessoas a trocarem o carro pela bicicleta é a falta de ciclovias na cidade. Apenas três ruas oferecem o espaço específico ao ciclista: na Nereu Ramos, em frente a Circulo; na José Anastácio da Silva, que liga o Gaspar Grande ao Gasparinho; e na principal rua do bairro Bateias. Patrícia destaca que novos projetos de pavimentação como da rua Fernando Krauss, do bairro Macuco e da Rodolfo Vieira Pamplona já preveem instalação de ciclovias.

 

Vereador propõe criação de bicicletários

O vereador Rodrigo Althoff, PV, apresentou uma alternativa para driblar os longos congestionamentos do trânsito de Gaspar: a criação de bicicletários. A indicação do legislador foi apresentada na sessão da Câmara desta terça-feira, 7, e deve ser encaminhada ao prefeito Celso Zuchi nos próximos dias.

A sugestão de Althoff é de que sejam instalados bicicletários nos bairros Margem Esquerda, Gasparinho e Santa Terezinha, nas proximidades do centro da cidade, com o objetivo de incentivar a comunidade a trocar o carro pela bicicleta e ainda oferecer maior segurança aos ciclistas, prejudicados pelas obras em andamento na cidade, como a reforma da ponte Hercílio Deeke.

"Nosso objetivo é garantir que as pessoas que utilizem este meio de transporte tenham onde deixar suas bicicletas e assim possamos diminuir a utilização de outros meios de transportes como carros, visando minimizar os problemas de trânsito em nossa cidade?, justifica o vereador no documento apresentado na Câmara. 

Edição 1368

Comentários

Rodrigo
08/03/2012 12:16
Tanta coisa pra se preocupar e querem fazer bicicletários, devia se preocupar em primeiro educar a população, e melhorar a qualidade de estudo, refazer uma reurbanização da cidade.
É claro que o projeto é bom mais o que adianta ter um projeto desse com um monte de pessoas sem educação? que só vão estragar esse projeto.
Otacir
07/03/2012 12:05
Sim, a reurbanização do centro não preve as ciclovias???
Isto é planejamento??? Isto deveria ser questionado pelo jornal cruzeiro aos responsáveis.
Não seria isto um absurdo.
Paulo
07/03/2012 11:11
bom também, mais os vereadores deveriam andar de bike pelas ruas de Gaspar, pra sentir o que realmente falta, ciclovias!
Marlene Raizer
07/03/2012 10:32
O municipio tem de fazer. Toda hora essa desculpa que falta isso ou falta aquilo. Faz pq tem gente que vai usar. Os outros problemas devem ser estudados e resolvidos, mas tem de começar por algum lugar. E me parece que os bicicletários é o mais rápido e mais facil.
Principalmente agora, que até de pé, não se consegue cruzar a ponte e andar pelo centro.
Marlene Raizer
Joana
07/03/2012 10:10
Bom sim, eu uso minha bicicleta para ir ao centro e não tenho onde deixar. Antigamente minha mãe amarrava numa cerca ali perto da ponte. Hj não tem mais. E esta muito ruim passar pela ponte. No bairro tem muita bicicleta, mesmo sem ciclovia.
Felipe
07/03/2012 09:39
Bruno
07/03/2012 às 08:52
Maravilha. Só faltam as ciclovias.
bernardo
07/03/2012 09:14
a ideia é boa mas o problema esta na falta de ciclovias e acho tambem que o numero de furtos de bicicletas ira aumentar pois mesmo com o bicicletario as bicicletas ficam muito vulneraveis.Uma ideia interessante tambem seria copiar de paises europeus e ate de algumas cidades brasileiras os postos de bicicletas onde é feito um cadastro das pessoas que usarem o serviço que se baseia no seguinte:Há varios locais espalhados em pontos estrategicos e a pessoa `aluga` a bicicleta para ir de um ponto a outro nao há necessidade nem de ela ter uma bicicleta. CABE A POPULAÇÃO CUIDADO,RESPONSABILIDADE,HONESTIDADE,EDUCAÇÃO E ZELO
Bruno
07/03/2012 08:52
Maravilha. Só faltam as ciclovias.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.