Secretaria de Saúde quer vacinar 7500 pessoas contra a gripe - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretaria de Saúde quer vacinar 7500 pessoas contra a gripe

25/04/2012

Idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade e profissionais de saúde de toda a cidade devem ficar atentos. No próximo dia 5 de maio inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 7.500 pessoas em Gaspar. Em Santa Catarina a meta é vacinar 732.515 pessoas e em todo o país a previsão é de que a campanha atinja 30,1 milhões de pessoas.

A campanha está em sua 14ª edição e foi lançada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 24. Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo da vacinação, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 ? foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230.

O Dia D de vacinação será 5 de maio, porém, a vacina será oferecida em todas as Unidades de Saúde até o dia 25 de maio. Em Gaspar, no dia 5 todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para atender a comunidade, com exceção dos postos dos bairros Gaspar Alto e Lagoa, que farão o Dia D nos dias 3 e 4 de maio, respectivamente.


Proteção

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde. Para a campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais. Estes recursos serão usados para custear a infraestrutura das campanhas, a aquisição de seringas e agulhas, o deslocamento das equipes e o material informativo distribuído. Cerca de 240 mil profissionais do SUS estarão envolvidos na ação, que também contará com 27 mil veículos.

Crianças

Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Edição 1383

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.