As estradas de Gaspar não serão bloqueadas no período de quarentena. A decisão é do Gabinete de Crise de Gaspar e foi tomada com base em uma recomendação do Ministério Público e do Governo do Estado. A orientação é de que as pessoas não saiam de casa e serão implantadas medidas para orientar os motoristas.
Em Gaspar, existem 27 opções de entradas e saídas. Barreiras fixas, feitas com tubos de concreto ou outros materiais, podem dificultar, por exemplo, os atendimentos de urgência e emergência dos bombeiros, Samu e polícia. A implantação de barreiras móveis se torna inviável porque necessitaria de um grande número de efetivo, que não está disponível no momento.
O Gabinete de Crise é formado por membros da prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público.
Em ofício enviado à Federação Catarinense dos Municípios, o Ministério Público de Santa Catarina disse que: “é inviável, por exemplo, a adoção de medidas drásticas, como a limitação de acesso territorial aos municípios, circunstância incompatível com o exercício da autonomia municipal, por afetar serviços fornecidos pelo próprio Estado de Santa Catarina”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).