Setembro Amarelo alerta para importância da prevenção do suicídio - Jornal Cruzeiro do Vale

Setembro Amarelo alerta para importância da prevenção do suicídio

06/09/2019

Há algum tempo, os meses do ano são caracterizados por cores especiais para alertar sobre a importância da conscientização de determinados assuntos. Para setembro, a cor escolhida foi o amarelo, que remete à prevenção ao suicídio.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 800 mil pessoas cometeram suicídio no mundo no ano passado. Apenas no Brasil, 32 brasileiros se suicidam diariamente. Essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Por conta de dados como esses, o mês existe com o intuito de educar a população sobre a gravidade do tema e alertar sobre a importância de estabelecer diálogo com as pessoas que apresentam características de transtornos como depressão e ansiedade. A quebra de tabus, o compartilhamento de informações e o enfrentamento do problema são fatores que ajudam na popularização da campanha.

Em Gaspar, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é o responsável por atender diariamente pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Em alusão ao mês amarelo, uma série de atividades foram programadas pelo centro para a conscientização sobre o assunto e interação dos usuários.

Confira abaixo

10 de setembro - terça

Roda de conversas com os usuários do território da Unidade de Saúde do Figueira, a partir das 13h. O bate papo terá a presença de um psicólogo, que vai abordar temas referentes à prevenção do suicídio e saúde mental. 

11 de setembro - quarta

Com o tema ‘Saúde Mental e Educação’, o CAPS vai reunir coordenadores pedagógicos das escolas municipais para uma roda de conversa, que tem como objetivo informar e conscientizar os profissionais, além de promover a troca de experiências. O encontro acontece às 8h.

17 de setembro - terça

A tarde será animada na Praça Getúlio Vargas. Isso porque o Grupo Musical do CAPS se vai se reunir com os outros pacientes dos serviços para diversas atividades. Além de muita música, haverá um bazar de artesanatos fabricados pelos usuários e informações sobre como funciona o Centro de Atenção Psicossocial e os serviços realizados pelo centro no município. O evento é aberto à comunidade e tem início marcado para as 14h.

24 de setembro - terça

Para encerrar o ‘Setembro Amarelo’ em Gaspar, será realizada a elaboração de Protocolo de Prevenção Municipal de Suicídio, com o apoio de Jorge Fernando Borges de Moraes. O profissional é coordenador de saúde mental no município de Blumenau e ajudou a cidade na implantação do protocolo que está em vigor desde março do último ano. 

 

Edição 1917

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.