Fleibes da Silva estudou durante meses para o concurso público da Prefeitura Municipal de Gaspar realizado no ano de 2008. O tempo dedicado ao estudo foi recompensado com a quarta colocação na vaga de técnico em vigilância sanitária, porém, até hoje, ele ainda espera ser chamado para a vaga.
Assim como Fleibes, muitos aprovados ainda esperam ser chamados para as vagas anunciadas pela Prefeitura. Porém, a validade do concurso expira em abril deste ano e a previsão é de que nem todos serão chamados para exercer os cargos para o qual foram aprovados.
Para garantir o direito de todos os aprovados, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Gaspar, Sintraspug, decidiu entrar com uma ação popular contra a Prefeitura e está chamando todos que estão na mesma situação de Fleibes para fazerem parte da ação. "A princípio entendíamos que esta não era uma causa que cabia ao sindicato, pois estas pessoas ainda não são servidores públicos, porém, recebemos a orientação da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Santa Catarina para que ingressássemos com a ação", explica o presidente do Sintraspug, Sergio Almeida.
Pelo entendimento da Federação, o sindicato deve ingressar com a ação, pois além de incentivar a nomeação dos aprovados em concurso, que virão a fazer parte do sindicato, a ação ainda inibe a contratação de comissionados e a terceirização dos serviços públicos.
O Sintraspug ainda não possui um cálculo de quantas pessoas ainda esperam para ser chamadas pela Prefeitura, mas garante que são muitas. "Vamos dar um prazo de cerca de trinta dias para que estas pessoas nos procurem. Nosso objetivo é garantir que eles tenham direito ao emprego para o qual foram aprovados", afirma Sergio.
O chefe de gabinete do Município, Doraci Vanz, explica que os aprovados no concurso estão sendo chamados conforme a necessidade e que a Prefeitura só irá se manifestar sobre a possível ação depois que o sindicato entrar com a ação na Justiça.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).