Sindicato emite comunicado e pede para que empresas têxteis liberem funcionários - Jornal Cruzeiro do Vale

19/03/2020

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Indaial e Gaspar emitiu uma recomendação às empresas para que liberem os funcionários de suas funções. O documento tem data de 18 de março e, conforme a presidente Vivian Kreutzfeld, ele foi necessário para que os empresários tenham ciência de que podem ser responsabilizados caso o colaborador contraia o coronavírus. “A recomendação nesse momento é de que as empresas sejam fechadas e de que se aguarde o prazo para ver como a situação fica [sete dias]. O funcionário sai de casa, vai para a empresa e volta para casa. O risco de contágio é muito grande e as empresas vão responder legalmente caso alguma situação ocorra”.

Ainda conforme Vivian, algumas empresas estão pensando apenas no lucro e na produção. “Não adianta pensar nisso agora se depois os funcionários vão estar doentes, nos hospitais e sem condições de trabalhar”.

Outro ponto levantado pelo sindicato é em relação ao transporte para que os funcionários cheguem até o trabalho. “O transporte coletivo foi suspenso e muitas empresas estão exigindo, mesmo assim, que os trabalhadores cheguem para trabalhar. Algumas não dão transporte. Outras, pedem para que seja utilizado o Uber com a garantia de que irão pagar o valor gasto no próximo pagamento. Outras, ainda, estão alugando topique para levat doso juntos, em massa”.

Um exemplo citado pelo sindicato é a Linhas Círculo. Conforme informações da presidente Vivian, na quinta-feira, dia 19, a empresa estava atuando com cerca de 50% dos colaboradores e, a partir de segunda-feira, dia 23, todos vão entrar em férias coletivas de sete dias, podendo ser prorrogada por mais sete. “O maior problema é o contágio. Esse é o momento de termos consciência. De pensar na proteção de todos”.

Edição 1943