Em comemoração ao Dia do Comerciante, celebrado nesta terça-feira, 16 de julho, a Fecomércio de Santa Catarina promoveu o lançamento da campanha 'Comércio Local é Legal', em parceria com sindicatos empresariais de todo o estado. O evento, realizado simultaneamente em 21 cidades, reuniu empresários, sociedade civil organizada, imprensa e a comunidade local, destacando a importância do fortalecimento do comércio local para a economia catarinense.
O Sindilojas de Gaspar também aderiu à campanha, destacando a importância do comércio local, convidando a população a participar e apoiar os comerciantes da nossa cidade. O presidente Francisco Hostins Junior esteve presente no evento e ressaltou o impacto positivo na sociedade. “O objetivo dessa campanha é desafiador. Vivemos um momento de transição muito forte do comercio físico para o online. Mas o físico sempre vai permanecer. A ideia é que as pessoas que estão próximas se unam cada vez mais. O cliente que valoriza o comércio do seu bairro... O empreendedor que investe na sua região e gera emprego. Os impostos ficam no município”.
Hostins afirma que o Sindilojas está buscando, a cada ano, se fortalecer como entidade representativa do comércio de bens, serviços e turismo. “Temos participado de alguns conselhos que debatem essas questões. Dou destaque ao Plano Municipal de Turismo, que foi desenvolvido pelo Senac e o Sindilojas de Gaspar participou ativamente da construção do plano”. O presidente também relembra o lançamento da Academia do Comércio, em parceria com a Fecomércio: “Já tivemos quatro cursos e teremos mais três até o fim do ano. Esses cursos estão trabalhando a capacitação de colaboradores, buscando melhorar cada vez mais o atendimento no comércio”.
Para Francisco Hostins Junior, esse trabalho é gratificante. “Sem sombra de dúvidas, a grande conquista do Sindilojas para Gaspar foi a aquisição do imóvel do clube Canarinhos pela Fecomércio para implantar uma unidade do Sesc e Senac”, conclui.
De acordo com o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, a campanha é um esforço conjunto para continuar apoiando e fortalecendo empresários, empreendedores e trabalhadores em Santa Catarina, promovendo o desenvolvimento sustentável e assegurando um futuro próspero para o estado. “Este projeto foi concebido com um propósito claro: valorizar o comércio local e fortalecer a economia do nosso estado. O setor de comércio e serviços é um dos principais motores de geração de emprego e renda em Santa Catarina, abrigando uma vasta rede de micro, pequenas e médias empresas”.
Durante o evento, a campanha foi apresentada aos participantes, incentivando os consumidores a valorizarem e comprarem no comércio local. Uma das principais atrações foi a exibição de um vídeo com mensagens do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Silvio Dreveck, todos reforçando o compromisso do governo estadual com a iniciativa.
Em 2021, o comércio e os serviços juntos responderam por 65,8% do PIB do estado. Até maio de 2024, Santa Catarina contava com 984 mil empresas ativas, das quais 77% pertenciam ao comércio e aos serviços, responsáveis por 52,2% da arrecadação total de ICMS em 2023. O impacto no mercado de trabalho também foi destacado, com 64,7% dos empregos formais em 2022 concentrados no comércio e nos serviços, e um saldo positivo de 588 mil novas vagas abertas em 2023. No cenário internacional, as relações comerciais catarinenses movimentaram US$ 11,6 bilhões em 2023, posicionando o estado como o nono maior exportador do país.
Em 2023, a Fecomércio SC contabilizou resultados positivos pelo comércio e pelos serviços, com crescimento de 2,8% no volume de vendas do comércio varejista e um aumento de 8% no volume de serviços prestados. “Esses dados ressaltam a robustez e o dinamismo da economia catarinense. O comércio e os serviços desempenham papéis fundamentais no crescimento econômico e na geração de empregos”, afirmou Dagnoni.
O setor de serviços, que abrange áreas como tecnologia da informação, saúde e educação, também contribui substancialmente para o PIB estadual, proporcionando a infraestrutura e o suporte essenciais para outras indústrias. “Essa campanha abrange também o setor de serviços e turismo, também podemos e devemos valorizar esses prestadores de serviços locais. É uma campanha que abrange todos os nossos representados”, afirmou o presidente.
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