Usuários reclamam de atendimento em Posto do Santa Terezinha - Jornal Cruzeiro do Vale

Usuários reclamam de atendimento em Posto do Santa Terezinha

05/02/2012

Usários do Posto de Saúde do bairro Santa Terezinha ficaram indignados com a forma como foram tratados por uma enfermeira da unidade de saúde enquanto aguardavam na fila para marcação de consulta médica, na manhã da última terça-feira, 31.

A marcação de consultas inicia às 13 horas, porém, muitas pessoas chegaram ao Posto de Saúde por volta das 10 horas, para garantir que conseguiriam uma vaga para atendimento. Depois de esperar por mais de duas horas, os usuários foram informados de que seriam colocados no final da fila, pois chegaram antes do horário de marcação. ?Até entendo que a enfermeira queira evitar que as pessoas cheguem tão cedo e formem muita fila, porém, o que acho errado, é que só fomos avisados depois que já estávamos lá há duas horas. Por que ela não falou quando chegamos, assim teríamos ido para casa e retornado ao meio dia?, reclama Andreia Furtado.

Andréia chegou na fila às 10 horas da manhã pois já havia tentado agendar consulta outras duas vezes e não havia conseguido. ?Nas outras vezes cheguei no posto ao meio dia e não tinha mais senha e desta vez também fiquei sem vaga porque depois que a enfermeira falou que eu teria que ir pro final da fila eu decidi voltar para casa?, relata a moradora do Santa Terezinha.

Sandra Linhares também estava na fila e ficou indignada com o que viu. ?Tinham pessoas que estavam lá aguardando duas, três horas e acabaram ficando por último. Uma senhora de 63 anos estava na fila com a filha. Elas chegaram às 11 horas e por causa da atitude da enfermeira acabaram pegando a senha número 71?, relata a usuária, que também precisou retornar ao final da fila, porém, conseguiu garantir a consulta para ela e para o filho, na próxima semana.

O que diz a Secretaria de Saúde

Conforme a secretária de Saúde, Honorina da Silva, não há necessidade de as pessoas chegarem antes do horário para agendar consultas.

?Neste dia específico todos que apareceram para marcar consultas conseguiram horário e ainda restaram 12 vagas?, revela a secretária. Honorina explica que o objetivo da enfermeira foi unicamente zelar pelas pessoas que estavam na fila sem necessidade. ?As pessoas podem chegar perto do horário do início da marcação sem medo, pois todos serão atendidos?, garante.
Honorina explica que o Posto do bairro Santa Terezinha enfrenta uma dificuldade única que é a grande demanda para ser atendida apenas por uma equipe de saúde.

?São oito mil usuários para uma equipe, quando o ideal seriam  quatro mil. Mas já estamos providenciando uma segunda equipe neste posto. Já temos um profissional de enfermagem, um técnico em enfermagem e ainda neste mês de fevereiro esperamos colocar um médico?, afirma a secretária.

Edição 1358

Comentários

Paulo Beira
25/02/2012 17:14
Gente, eu vivenciei na pele o abuso dessa enfermeira abusada, minha esposa chegou as 10:00 hs da manhã para agendar consulta para ela e meu filho de 7 anos para aproveitar a carona pois eu tinha dentista nesse dia no referido horário ficou aguardando até as 13:00 hs, ficou com fome e sem almoço e aconteceu o mesmo fato das outras pessoas, acho sinceramente que não é culpa do prefeito e sim desses secretários incopetentes que ele nomeou por motivos políticos e não por compet
ência, essa enfermeira sempre se achou dona do posto,nariz empinado, grossa, só que ela se esquece que o posto só existe em razão do povo e para o povo, ela se esquece que quem paga o seu salário é o povo, será que não tem ninguém capaz de coloca-la em seu lugar dando lhe uma punição, pois trate mal uma pessoa na empresa em que você trabalha pra ver se não vai pro olho da rua, porque que com ela deve ser diferente? cade nossos representantes?, botem ela num posto distante onde ela tenha que andar umas duas horas de pé pra ver se ela não muda ou se ela não tem paciência com povo que vá trabalhar de cavar buracos nesse calorão, tambem é um trabalho digno ,porém duro,ah e o nome dela é Juliana.
Pedro J.
06/02/2012 21:10
Só em Gaspar que quem chega em primeiro lugar vai para o final da fila, quem éssa enfermeira pensa que é para poder humilhar as pessoas e determinar que tem a vez na fila, é proibido ficar esperando? que lei que essa pesssoa se embasou para ter o poder de determinar que e em que local da fila permanecer? é sem dúvida um grande abuso do poder público.
Se as pessoas estão a tanto tempo na fila é porque em algum momento não conseguiram ser atendidos e se a senhora secretária da saúde diz que todos são atendidos como pode dizer que esta faltando equipe médica ou então não estão atendendo a todos.
O que tenho certeza é que o povo esta sendo humilhado. (2012 pense no futuro, nao esqueça o passado e depois vote)
LUCIANO DA CUNHA
06/02/2012 16:34
AOS PETISTAS

e vocês dizem que celso zuqui é o melhor,

se tive-se mais médicos não teriamos tanta filas e não precisariamos chegar mais cedo pra marcar consultas.

entra ano sai ano temos sempre a mesma reclamação NÃO TEM MÉDICOS.

EM OUTUBRO ACORDA GASPAR.
Cicero o sincero trabalhador
06/02/2012 16:34
O povo chato, deixa o homem trabalhar, vcs querem tudo, o Bairro Santa Terezinha, já ganhou coisa demais de nosso prefeito.

Gente mal agradecida, ganharam um monte e querem sempre mais.
Rose
06/02/2012 14:29
Tá precisando de uma pintura esse posto, hein? Parece um prédio abandonado. Até a placa tá desbotada...
Adilson
06/02/2012 07:25
É ótimo termos um posto de saúde nos bairros, porém nem sempre conseguimos o serviço desejado. Pois por 5 vezes levei meu filho para tomar a vacina na data agendada por eles, e destas 5, 3 não pude vacinar. Uma porque a vacina seria até as 16:00, sendo que o posto funciona até 17:00. Outra porque foi feito a troca do ar-condicionado na parte da manhã, e o dia todo não pode dar vacina. E a pior, porque derão o dia de folga para a responsável da vacina, todos que chegavam, eram orientados a voltar do dia seguinte. Mas assim como agendamos o dia, nos programamos em nosso emprego para poder sai naquele dia e horário para levar ao posto de saúde, e ai? como pedir para sair no dia seguinte?
Mesmo assim sempre fui tratado com educação do profissionais do PSF do STa Terezinha. Obrigado

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.