Usários do Posto de Saúde do bairro Santa Terezinha ficaram indignados com a forma como foram tratados por uma enfermeira da unidade de saúde enquanto aguardavam na fila para marcação de consulta médica, na manhã da última terça-feira, 31.
A marcação de consultas inicia às 13 horas, porém, muitas pessoas chegaram ao Posto de Saúde por volta das 10 horas, para garantir que conseguiriam uma vaga para atendimento. Depois de esperar por mais de duas horas, os usuários foram informados de que seriam colocados no final da fila, pois chegaram antes do horário de marcação. ?Até entendo que a enfermeira queira evitar que as pessoas cheguem tão cedo e formem muita fila, porém, o que acho errado, é que só fomos avisados depois que já estávamos lá há duas horas. Por que ela não falou quando chegamos, assim teríamos ido para casa e retornado ao meio dia?, reclama Andreia Furtado.
Andréia chegou na fila às 10 horas da manhã pois já havia tentado agendar consulta outras duas vezes e não havia conseguido. ?Nas outras vezes cheguei no posto ao meio dia e não tinha mais senha e desta vez também fiquei sem vaga porque depois que a enfermeira falou que eu teria que ir pro final da fila eu decidi voltar para casa?, relata a moradora do Santa Terezinha.
Sandra Linhares também estava na fila e ficou indignada com o que viu. ?Tinham pessoas que estavam lá aguardando duas, três horas e acabaram ficando por último. Uma senhora de 63 anos estava na fila com a filha. Elas chegaram às 11 horas e por causa da atitude da enfermeira acabaram pegando a senha número 71?, relata a usuária, que também precisou retornar ao final da fila, porém, conseguiu garantir a consulta para ela e para o filho, na próxima semana.
O que diz a Secretaria de Saúde
Conforme a secretária de Saúde, Honorina da Silva, não há necessidade de as pessoas chegarem antes do horário para agendar consultas.
?Neste dia específico todos que apareceram para marcar consultas conseguiram horário e ainda restaram 12 vagas?, revela a secretária. Honorina explica que o objetivo da enfermeira foi unicamente zelar pelas pessoas que estavam na fila sem necessidade. ?As pessoas podem chegar perto do horário do início da marcação sem medo, pois todos serão atendidos?, garante.
Honorina explica que o Posto do bairro Santa Terezinha enfrenta uma dificuldade única que é a grande demanda para ser atendida apenas por uma equipe de saúde.
?São oito mil usuários para uma equipe, quando o ideal seriam quatro mil. Mas já estamos providenciando uma segunda equipe neste posto. Já temos um profissional de enfermagem, um técnico em enfermagem e ainda neste mês de fevereiro esperamos colocar um médico?, afirma a secretária.
Edição 1358
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