A Secretaria de Saúde de Gaspar reforça a importância da imunização e convida a população a atualizar o cartão vacinal contra diversas doenças. As vacinas contra dengue, gripe (influenza) e covid-19 estão disponíveis nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) do município e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, além da ESF do Centro, até às 19h30.
A vacina contra a gripe está liberada para toda a população com idade acima de 6 meses desde o início do mês. A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal em Gaspar e prevenir o aumento de casos da doença. A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os mais prevalentes. Ela pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da covid-19.
A vacina da dengue também segue disponível nas ESFs com salas de vacina. O público-alvo para imunização definido pelo Ministério da Saúde (MS) é para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até o momento, em Gaspar foram vacinadas apenas 215 crianças e adolescentes de um total de 4.448. O imunizante contra a dengue existe no país desde 2015, porém era comercializada apenas em clínicas particulares. Com o aumento de casos, o Ministério da Saúde passou a adquirir e distribuir pelos estados a vacina contra a dengue, do laboratório japonês Takeda Pharma.
O imunizante é apresentado em dose única no vidro. A vacina é tetravalente, ou seja, fornece proteção contra os quatro vírus da dengue. Estudos realizados após o esquema vacinal completo indicam eficácia geral de 80,2% em crianças e adolescentes 12 meses após a aplicação da segunda dose.
As vacinas Covid Bivalente estão disponíveis exclusivamente nas ESFs do Belchior, Bela Vista, Centro e Barracão, apenas nas sextas-feiras. A medida visa diminuir o desperdício de doses. Já as vacinas covid baby e pediátrica estão disponíveis em todas as ESFs com sala de vacina em Gaspar.
A Secretaria de Saúde informa que as vacinas Tetraviral e Varicela estão em desabastecimento no Governo Estadual, que administra o envio de doses aos municípios. Demais vacinas do calendário de imunização estão disponíveis em todas as unidades todos os dias da semana.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).