A data base para o reajuste salarial dos servidores públicos municipais é somente em março, porém, pensando em evitar os desgastes da negociação, o vereador Luis Carlos Spengler Filho agendou uma reunião para discutir o assunto de forma antecipada. O encontro deveria ter acontecido nesta segunda-feira, 13, porém, foi cancelado devido ao não comparecimento dos representantes da Administração Municipal.
O secretário de Administração e Finanças Michael Zimmermann recebeu o convite para participar do encontro, mas informou o vereador de que não poderia participar pois já tinha compromissos assumidos anteriormente.
Para o presidente do sindicato da categoria, Sergio Almeida, o não comparecimento do secretário revela que as negociações neste ano não serão amigáveis. ?Ainda não definimos um percentual de reajuste, mas vamos querer um aumento real, pois ano passado recebemos apenas o INPC. Esperamos que estes valores sejam negociados de forma pacífica, mas a não presença da Administração nesta reunião já revela a negativa em nos dar o reajuste merecido?, dispara o líder sindical.
O secretário de Finanças explica que a Administração abrirá as negociações somente depois que a categoria se reunir em assembleia e definir qual percentual vão pedir de aumento. ?Não adianta conversar sobre isso antes de eles definirem o percentual que desejam?, justifica o secretário.
Manifestação
No ano passado os servidores foram para a praça central pedir por um reajuste de 13%, porém, após intensa negociação o que receberam foi um reajuste de 6,53%. ?Faz anos que não recebemos um reajuste com ganho real. Desde a administração do Nadinho isso não acontece, por isso vamos continuar lutando pelos nossos direitos?, explica Sergio Almeida, que nesta terça-feira, 14, estará reunido com os servidores em assembleia para definir o percentual que o sindicato irá pedir neste ano.
Encontro
O encontro agendado para esta segunda-feira, 13, foi solicitado ao Executivo Municipal através do Requerimento nº05/2012, aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada no último dia 7 de fevereiro.
?Tal medida tem como objetivo dar maior agilidade ao processo, haja vista que, a exemplo de outros anos, a negociação perdurou por longo tempo, extrapolando o prazo da data base estipulada em lei, que seria o mês de março, trazendo grande descontentamento aos servidores públicos?, justificou o vereador Luis Carlos Spengler Filho, autor do requerimento e presidente da Comissão de Serviço Público. Lu também é servidor público municipal e por isso conhece de perto os problemas que envolvem as discussões do reajuste salarial da categoria.
Para o vereador, a participação do Executivo Municipal na reunião era uma oportunidade para a realização de um diálogo consistente e com a possibilidade de acordo, evitando descontentamento dos servidores e até mesmo uma possível paralisação dos mesmos.
Um novo encontro deverá ser agendado, em breve, para discutir o assunto com todos os envolvidos.
Edição 1361
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).