Vitor Pamplona fala sobre reconhecimento da presidenta Dilma - Jornal Cruzeiro do Vale

Vitor Pamplona fala sobre reconhecimento da presidenta Dilma

12/04/2012

O gasparense Vitor Pamplona voltou a ser destaque nacional e levou o nome da cidade para as manchetes dos mais diversos veículos de comunicação. Desta vez, a homenagem ao filho de Calinho Pamplona, que por muitos anos foi secretário da CDL de Gaspar, partiu da presidente Dilma Roussef. Após passar dois dias no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, onde buscou acordos na área da ciência, a presidente homenageou seis brasileiros que estão matriculados no instituto, entre eles, Vitor.

Segundo o jovem, ser reconhecido nacionalmente foi uma surpresa. ?Eu não esperava por isso. Quando soube que a presidente Dilma visitaria o MIT, preparei um protótipo do Netra, que é um projeto que trabalhei, e que seria presente para ela. A partir desse presente, a imprensa quis saber mais detalhes sobre o projeto?, diz. Vitor ainda diz que o Instituto é muito importante para as pesquisas tecnológicas do Brasil. ?Ele possui muitas ferramentas e muito acesso ao mundo industrial?, afirma.

Em 2010, Vitor também foi destaque nacional, quando sua invenção, uma lente que ligada a um smartphone faz complexos exames de vista em menos de dois minutos, tornou-se destaque no Instituto. No programa, que é usado com o equipamento, o usuário é capaz de vez duas linhas: uma vermelha e uma verde. No protótipo, elas são projetadas em diferentes ângulos e a tarefa do paciente é movê-la, com os botões do smartphone, até que se sobreponham. Se o usuário possuir uma visão perfeita, as linhas já estarão sobrepostas. Em casos de miopia, astigmatismo ou hipermetropia, elas serão separadas.

O jovem
Aos 28 anos, Vitor Fernando Pamplona já é destaque dentro e fora de Gaspar. Filho de moradores da rua Itajaí, está fazendo doutorado na UFRGS, em Porto Alegre. Voltou para Boston em março desde ano para explorar a possibilidade de abrir uma empresa internacional, abrangendo os Estados Unidos, Índia e Brasil. Esteve na cidade pela última vez no feriado de 18 de março. Segundo o jovem, a visita à família acontece mês a mês no período em que reside em Porto Alegre. ?Quando estou em Boston, a viagem de visita não é tão frequente, por não ser tão fácil nem barata?, afirma. Ele diz ainda que fica sabendo das notícias da cidade através de amigos e de redes sociais.

Sobre a saudade da terra natal, Vitor afirma que é grande. ?Além de toda minha família estar em Gaspar, à cidade é muito tranquila. Hoje, posso dizer que sou turista em Gaspar?, diz ele, afirmando que sempre que precisa recarregar as energias e descansar, o destino é a cidade natal.

 

Gasparense estudante do MIT é destaque após visita de Dilma

netra10size598MD.jpg

O gasparense Vitor Pamplona, filho do saudoso Calinho Pamplona, da CDL, voltou a ser destaque nacional nesta terça-feira, 10, após a visita da presidenta Dilma Rousseff ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, nos Estados Unidos.

Vitor é um dos poucos brasileiros que conseguiram ser aceitos no MIT. Em 2010, o gasparense tornou-se manchete nos principais meios de comunicação do país após conquistar o segundo lugar no MIT Ideas, uma competição de ideias inovadoras para o serviço público. Ele criou uma máquina para detectar problemas de visão que pode ser adaptada a um celular, barateando os exames de vista.

Dilma esteve no país por dois dias para buscar acordos na área de ciência e tecnologia. Hoje, seis estudantes brasileiros estão matriculados no Instituto e Dilma quer aumentar esse número. Após a visita desta semana, o governo brasileiro fechou uma parceria entre o MIT e o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica em São Paulo, o ITA.

 

Clique aqui para ler mais sobre o projeto criado por Vitor.

 

Edição 1379

Comentários

Joice Regeane
13/04/2012 00:22
Parabéns Vitor,

Sabia que você chegaria onde chegou, sempre muito inteligente... meu companheiro na feira de matemática com o Professor Marciano.

Felicidades Vitor
Odir Barni
12/04/2012 22:38
Nem só fatos desagradáveis vive Gaspar. Este é um gasparense nota 10! A satisfação de seus familiares é a minha também. Carlinhos e Marli, sempre tiveram o nosso respeito e admiração; Marli foi minha aluna no Frei Goodofredo e Carlinhos filho do saudoso Fernando Pamplona, bem como sua família estavam semanalmente em contato conosco. Visualizo Carlinhos dizendo: este puxou o pai! Um grande abraço e muito sucesso Vitor! Você é medalha de ouro!
Franciele Montagnani de Lima
11/04/2012 15:09
Parabéns , pela conquista, com certeza fruto de muita dedicação !
Adilson Luis Schmitt
11/04/2012 12:23
Um gasparense obtem destaque no noticiário Nacional e Internacional:

Vítor Pamplona, realmente a cidade de Gaspar esta orgulhosa de ver seu filho ilustre, chegando em uma posição de destaque na área da tecnologia. Sabemos do seu esforço e de sua família, apoio dos amigos e muita dedicação ee determinação. Claro muitas horas de estudo e pesquisa, foram, estão e serão necessárias para que você consiga atingir seus objetivos.
Tenha certeza, que esta sua dedicação, lhe trará uma grande recompensa, quer seja poder auxiliar as demais pessoas e principalmente as mais necessitadas.
Diz o ditado "Muitos são os convidados, mas poucos os escolhidos e abençoados com um dom".
Continue firme , que Deus lhe proteja e cumpra sua caminhada.

Nossos Parabéns!!!!!

Adilson Luis Schmitt e família
Renato Luiz Nicoletti
11/04/2012 10:33
PARABÉNS. Seu pai certamente está com sorriso de orelha a orelha, lá encima. Ainda que ausente fisicamente, certamente ele está ao seu lado o tempo todo. Finalmente nossa cidade tem algo positivo a divulgar. Pena que essa notícia não parece chamar atençao dos demais meios de comunicação estaduais. Se o Brasil não lhe der o valor e o respeito merecidos, fique por aí mesmo, pois certamente eles sabem reconhecer o merito de quem estuda e se esforça. Coisa totalmente inversa por aqui.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.