O retrato do cotidiano de uma família. Foi esta a receita utilizada pela escritora, empresária, professora e colunista do Jornal Cruzeiro do Vale, Cassiane Schmidt, na hora de escrever seu livro, ?Tempo de Recomeçar?. Publicada pela editora Nova Letra, a história se desenrola ao longo de 40 anos, da década de 1950 até meados de 1990, mostrando sempre fatos do dia-a-dia de uma família, porém cheios de revelações que prendem o leitor ao livro. O lançamento está previsto para acontecer no dia 25 de fevereiro, na cidade natal da autora, Trombudo Central. No entanto, Cassiane já fez a promessa de que fará também um coquetel de lançamento na região de Gaspar, ainda sem data definida.
Este é o primeiro romance que autora escreve, tendo já publicado anteriormente um livro que literatura infantil. O trabalho foi iniciado em janeiro de 2009, e desde então ela dedicou cerca de quatro horas de seus dias ao desenvolvimento da história. Todo este tempo destinado à escrita teve como resultado um livro de mais de duzentas páginas, dividido em duas partes e composto de capítulos curtos. Esta primeira obra, de acordo com ela, marca uma nova fase: o seu amadurecimento na literatura. ?Escrever um livro é a aventura mais emocionante que já vivi, pois você convive com seus personagens, chora, sofre e se alegra com eles. Em certos momentos foi difícil me despedir deles, foi difícil separá-los da vida real, tamanho foi o envolvimento que tive com os personagens que criei?.
Nas páginas do livro estão impressas as felicidades, sonhos e tragédias da vida de uma família. Temperadas com amor, mentiras, mistérios, dramas, segredos, e, é claro, revelações inesperadas, as histórias dos personagens encantam os leitores. ?Não é um romance água com açúcar, como estamos acostumados a encontrar, embora ele aborde o amor e seus impedimentos?. No romance, Cassiane não pode deixar de colocar um pouco de sua poesia, gênero literário pelo qual se declara apaixonada. Um dos diferenciais do livro, de acordo com a autora, é a prosa poética contida em suas páginas.
A autora
Cassiane Schmidt é uma das colaboradoras do Jornal Cruzeiro do Vale, escrevendo de forma esporádica contos, poesias e crônicas para página 4. Além disso, é empresária e pedagoga. Ela se formou Pedagogia e em Letras pela Uniasselvi e conta com quatro pós-graduações: Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Linguística, pela Universidade Gama Filho, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura, pela Uniasselvi e Revisão de Texto pela Universidade Gama Filho. Hoje é acadêmica do curso de pós-graduação em Gestão e Tutoria pela Uniasselvi. Além disso, Cassiane é membro da Sociedade de Escritores de Blumenau e cônsul da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo de Gaspar. Já publicou um livro de literatura infantil, com o título de ?As aventuras do Indiozinho Tapoã? e teve poemas incluídos em diversas antologias, destacando-se como primeiro lugar no gênero poesia na ?I Coletânea do Século XXI?.
No momento, não está lecionando, porém este é um de seus planos para o ano de 2011. Quem quiser saber um pouco mais sobre a autora, pode encontrar poesias, crônicas, contos e artigos científicos voltados para a área da educação no site www.cassianeschmidt.blogspot.com.
? Tempo de Recomeçar é um romance que narra a história de vida de Miguel e Lucy, sendo contada em primeira pessoa por Miguel. Desde criança, os dois personagens possuem uma forte ligação que nem o tempo parece ser capaz de romper.
A idéia do título é mencionar que cada dia é um recomeço para todos que não desistem de seus sonhos. Leia abaixo um trecho do livro:
?Passei os últimos anos com a alma de joelhos, não importava a posição do corpo, a alma estava de joelhos dentro de mim. Nos braços inocentes de Helena e Pedro, descobri que era cedo para desistir da felicidade, quando acreditei que tudo tinha chegado ao fim, descobri que tudo estava apenas começando...?
edição 1259
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).