Estudantes disputam 30 vagas para projeto Protetor Ambiental - Jornal Cruzeiro do Vale

Estudantes disputam 30 vagas para projeto Protetor Ambiental

15/08/2008

47PQ.jpgO clima era de concentração no auditório do Centro de Divulgação Ambiental e Lazer, CDAL, da Bunge, na tarde desta quinta-feira, 14.
Compenetrados, cerca de cinqüenta estudantes demoraram cerca de duas horas para responder às 25 questões elaboradas pela Polícia Militar Ambiental para a prova de seleção dos participantes da primeira edição do projeto "Protetor Ambiental" realizado em Gaspar. Os vencedores serão conhecidos na próxima semana, quando acontece a aula inaugural do projeto, dia 26 de agosto, também no CDAL.

Projeto
O projeto "Protetor Ambiental" foi criado em 2003 e é aplicado pela Polícia Ambiental em todo o estado de Santa Catarina. Gaspar será o segundo município a receber o projeto pela Polícia Ambiental de Blumenau. "Encaminhamos a proposta para a Bunge, que aprovou ser parceira neste projeto. Até então a única cidade atingida havia sido Indaial", explica o sargento Rubens Emílio Stenger.
Segundo o sargento, o projeto visa formar cidadãos conscientes com a importância de preservar o meio ambiente e multiplicadores, que levarão o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos. "Trabalhamos temas variados como prevenção de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, e depois focamos as informações nas questões ambientais, com aulas teóricas e práticas", destaca.
Katiyuscia Rebelo, engenheira ambiental do CDAL da Bunge, revela que a empresa decidiu apoiar o projeto, pois acreditou na proposta elaborada pela Polícia Militar. "Este é um projeto contínuo. Vamos formar a primeira turma neste semestre, e nos próximos semestres teremos novas turmas, assim, formaremos muitos multiplicadores em toda a cidade. Este é o nosso objetivo, formar cidadãos com consciência ambiental", ressalta.

Aulas
Dos 50 estudantes que fizeram a prova, 30 serão classificados. As aulas iniciam na próxima semana e seguem no período de três meses, todas as terças e quintas-feiras, na Bunge. As aulas serão no período vespertino, pois nesta etapa, apenas os alunos do período matutino das escolas municipais, estaduais e particulares puderam se inscrever. Segundo Katiyuscia, no próximo semestre as vagas serão abertas aos estudantes do período vespertino.
Ao todo, serão 120 horas/aulas, com pouca teoria e muita prática. Cada participante do projeto receberá um uniforme, que os identificará como protetores ambientais. Entre os assuntos abordados estão a preservação da mata ciliar, preservação da água e a reciclagem do lixo, entre outros temas ligados ao cotidiano do meio urbano.
Depois de formados, os participantes tornam-se agentes multiplicadores e poderão participar de todas as ações e atividades desenvolvidas pela Polícia Ambiental com foco na conscientização ambiental.
Participaram da seleção estudantes com idade entre 12 e 14 anos. A ação também tem o apoio da Secretaria de Educação.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.