Uma pedalada de cada vez e seu Raul José Gonçalves segue seu trajeto diário em direção ao centro da cidade. Morador do bairro Coloninha, Raul utiliza a bicicleta para quase tudo o que faz e nesta segunda-feira, 23, pode trafegar com mais segurança na ciclofaixa implantada pela Diretoria de Trânsito da cidade. ?Sempre tive medo de passar por aqui, pois é muito perigoso, os carros não respeitam o ciclista. Agora espero que seja mais seguro?, comenta o ciclista.
A ciclofaixa inicia na empresa Circulo e segue até a Lanchonete Trilhos, possui um metroe meio de largura e integra o projeto de humanização do trânsito de Gaspar, que visa oferecer espaço seguro para uma convivência harmoniosa entre motorista, pedestre e ciclista. ?Nosso objetivo é atender as ruas centrais e também os bairros da cidade. Já fizemos uma ciclofaixa na rua Lino Vicente Alberici, no Barracão, onde muitas crianças utilizam a bicicleta para ir à escola, e estamos projetando ciclofaixas nas ruas São José, São Pedro e Industrial José Beduschi, e também na rua Prefeito Leopoldo Schramm, no Gaspar Grande?, revela o diretor de trânsito, Emerson Andrade.
Segundo Andrade, os motoristas não serão prejudicados com o novo acesso na rodovia. ?Não diminuímos nenhum espaço, apenas delimitamos as áreas, que antes não estavam delimitadas. Deixamos sete metros de pista, três e meio para cada lado, como é necessário em uma rodovia estadual?, justifica o diretor. A implantação do espaço deve ser concluída nesta semana, quando tachões serão instalados junto às faixas.
Respeito
Para o ciclista Firmo Eberhardt, que todos os dias faz o mesmo trajeto de Raul, a iniciativa é ideal, porém, não basta ter a ciclofaixa, é preciso que os motoristas respeitem o espaço. ?Será que eles vão respeitar? Espero que sim?, comenta o senhor, que já foi atropelado enquanto fazia o trajeto do bairro Coloninha até o centro da cidade.
Segundo o diretor de trânsito, é preciso conscientizar os motoristas para que aprendam a respeitar o espaço do ciclista e para alcançar este objetivo, a Ditran tem investido em capacitações para os condutores da cidade. ?Nesta semana iniciamos uma campanha nas rádios e vamos capacitar os agentes de saúde para falarem sobre educação no trânsito durante suas visitas. Também estamos preparando uma capacitação para os motociclistas?, explica Andrade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).